sexta-feira, 18 de abril de 2008

'Queremos mais reciprocidade do Brasil', diz candidata governista no Paraguai

Blanca Ovelar falou com exclusividade ao G1 em Assunção.
País escolhe seu novo presidente no próximo domingo (20).
Dani Blaschkauer Do G1, em Assunção

Foto: AFP
A candidata à Presidência do Paraguai, Blanca Ovelar (Foto: AFP)

A candidata governista à Presidência do Paraguai, Blanca Ovelar, quer uma maior reciprocidade do Brasil no comércio bilateral. Foi o que ela disse ao G1 em uma rápida entrevista improvisada no elevador do prédio onde ela conversou na manhã desta sexta-feira (18) com observadores internacionais.

O G1 conseguiu fazer uma pergunta à candidata colorada: se o Brasil deveria se preocupar com possíveis mudanças no acordo da usina binacional de Itaipu, mudanças essas que os candidatos estão prometendo durante a campanha eleitoral e que poderiam implicar no rompimento do contrato em vigor -que hoje leva o Paraguai a vender 45% da energia produzida ao Brasil.

"Temos uma relação amistosa e cordial com o Brasil. O Brasil é o nosso maior sócio do Mercosul. Exportamos 60% de nosso produtos para o Brasil, mas o que queremos é uma maior reciprocidade e justiça", afirmou Blanca, antes de a porta do elevador se fechar e ela ser novamente cercada por segurancas e por sua equipe de apoio.

Ela não detalhou nesta rápida conversa o que quer dizer com "maior reciprocidade e justiça". Mas a se considerar o que ela disse no último debate da TV paraguaia, realizado ontem à noite, a candidata governista quer rever os valores do contrato em vigor para depois pensar em uma renegociação.

Os candidatos da oposição afirmaram nas últimas semanas que vão rever o acordo, firmado ainda durante a construção da Itaipu, nos anos 70. Querem que o Brasil pague um preço maior pela energia que o Paraguai repassa ao vizinho.

O acordo bilateral vale até 2022. Depois disto, cada país poderá vender a sua energia para quem quiser -e pelo preço que conseguir negociar.

A eleição presidencial no Paraguai ocorre no próximo domingo (20). O candidato oposicionista, Fernando Lugo, lidera as pesquisas de intenção de voto, mas analistas do governo ainda acreditam que Blanca tem chance de vitória.




http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL417500
-5602,00-QUEREMOS+MAIS+RECIPROCIDADE+DO
+BRASIL+DIZ+CANDIDATA+GOVERNISTA+NO
+PARAGUAI.html




Envie um e-mail para mim!






Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados