quarta-feira, 16 de abril de 2008

Obrigado, Rei da grande área

Aos 42 anos e sem condições físicas, Romário anuncia aposentadoria e deixa aos súditos o legado de lenda do futebol

Rafael Franco
Da Agência BOM DIA
Divulgação
Baixinho em jogo pelo Fluminense, um dos times que defendeu durante a carreira

Agora é oficial. Aos 42 anos, Romário anunciou anteontem à noite, em um restaurante da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a sua aposentadoria do futebol.


Veja também
Leia mais sobre o assunto


O craque, o grande gênio da grande área, como o holandês Cruyff definiu na época em que o treinou no Barcelona, o homem dos 1.002 gols completados no ano passado, pelas suas próprias contas, e grande herói brasileiro do tetracampeonato mundial da Copa do Mundo de 1994 fez o anúncio do adeus durante evento de pré-lançamento do Júri do Baixinho – DVD Romário é gol.

O peso da idade e o lado físico do futebol hoje foram decisivos para a aposentadoria que há tempos vinha sendo adiada. “Continuo normalmente com as minhas peladas e meu futevôlei, mas, profissionalmente, eu parei. Hoje, infelizmente, o futebol deixou de ser técnico e partiu para o lado físico. Estou com 42 anos e não consigo mais acompanhar”, admitiu o goleador.

Assumindo estar de três a quatro quilos acima do peso que considera ideal para jogar e longe dos gramados desde o ano passado, fechado com uma suspensão de 120 dias por doping causado por um remédio usado contra calvície, Romário foi revelado pelo Olaria, mas começou a sua carreira profissional no Vasco, em 1985.

De lá pra cá, se tornou um dos maiores artilheiros de todos os tempos, colecionou títulos e ganhou o status de lenda do esporte com atuações antológicas também com as camisas de clubes como PSV Eindhoven (HOL), Barcelona (ESP), Flamengo, Fluminense e, claro, da seleção brasileira.

Com a amarelinha, imortalizou a camisa número 11 e se tornou o terceiro maior artilheiro da história da seleção, ficando atrás apenas de Ronaldo e Pelé.

Romário marcou o seu último gol em 9 de julho, contra o Grêmio, em São Januário, e fez seu jogo derradeiro contra o Internacional, em uma derrota de 2 a 1, também no campo vascaíno.

“Minha última partida foi em novembro do ano passado [contra o Inter]. Realmente não dá mais”, garantiu o ex-vascaíno.

O artilheiro sempre fez dos gramados a extensão do futebol moleque cuja escola foram as praias e o campinho das favelas da Vila da Penha, no Rio de Janeiro, onde passou a sua humilde infância.

E Romário deixou claro, em seu adeus, que o futebol foi a personificação da sua alegria maior. “Parei. Minha fase passou. Tenho consciência de que tudo foi muito divertido.”

Romário se aposenta depois de, entre outros feitos, ter sido eleito o melhor do mundo pela Fifa em 1994, conquistado quatro títulos de primeiro nível pela seleção principal e sido vice-campeão e artilheiro da Olimpíada de Seul-1988.


DVD traz 900 gols; CBF garante emprego
Romário anunciou a sua aposentadoria anteontem em um evento que serviu para promover o Júri do Baixinho – DVD Romário é gol.

O novo DVD, que conta com cerca de 900 gols do craque, tem lançamento previsto para junho e será um documento que ajudará a imortalizar ainda mais a carreira do Rei na grande área.

Entre outras coisas, o documentário terá uma parte especial com os 11 principais gols do artilheiro, escolhidos por jornalistas e outros selecionados pelo jogador.

Romário já afirmou que considera um gol de voleio marcado contra o México, na Copa das Confederações de 1997, como o mais bonito de toda sua carreira.

O evento de lançamento do DVD contou com a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que garantiu a presença do craque na comissão de promoção da Copa de 2014 no país.

“O Romário foi o primeiro nome e sempre estará presente no projeto 2014 e sai do futebol como um dos maiores atacantes que vi jogar”, disse.


Adeus será com as camisas cariocas
Romário afirmou que ainda não pensou em seu jogo de despedida, mas comentou que gostaria de atuar com as camisas dos três grandes clubes cariocas que defendeu.

“Não tratei com ninguém, nem pensei nisso ainda. Mas se acontecer, terá que ser no Maracanã. Se alguém fizer a proposta de um jogo em que eu vestisse a camisa de Flamengo, Vasco, Fluminense e da seleção brasileira, seria muito bem vindo, em uma partida contra a seleção brasileira”, declarou o craque.



‘Não planejei a despedida’, diz
Romário afirmou ontem, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, que o anúncio de sua aposentadoria não estava planejado para acontecer anteontem.

“Na verdade, para mim, eu já tinha parado de jogar desde novembro [quando fez a sua última partida]”, afirmou o goleador, que agora deverá estudar uma série de convites para ser comentarista na televisão.

Romário chegou a exercer o cargo de técnico do Vasco, mas não quer trabalhar como treinador.



Envie um e-mail para mim!




Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados