sexta-feira, 25 de abril de 2008

Navio fretado dos EUA faz disparos de advertência no Golfo; Irã desmente


Navio fretado dos EUA faz disparos de advertência no Golfo; Irã desmente

WASHINGTON (AFP) — Um navio fretado pela Marinha americana fez disparos de advertência contra duas lanchas presumivelmente iranianas que se aproximaram do Golfo, informou um funcionário da Defesa dos Estados Unidos que preferiu não ter o nome divulgado. Mas um comandante da força naval iraniana dos Guardiões da Revolução desmentiu qualquer incidente, segundo a rede estatal iraniana de televisão Al Alam.

O episódio que envolveu o 'Westward Venture' teria acontecido na manhã de quinta-feira "a alguns quilômetros" do litoral do Irã no Golfo, segundo o funcionário americano.

Recentemente, no dia 11 de abril, os Estados Unidos haviam anunciado um incidente naval entre uma embarcação da marinha de guerra americana e lanchas que a 5a frota identificou como iranianas, em um contexto de crescente tensão entre Washington e Teerã.

Três lanchas "não identificadas" teriam se aproximado do navio americano USS Typhoon, informou o tenente Nathan Christensen, porta-voz da 5a frota dos Estados Unidos, ouvido de Barein por telefone.

"O Typhoon alertou os barcos que se aproximavam", e "na falta de resposta, o Typhoon lançou um sinal de advertência - as lanchas se detiveram e o Typhoon seguiu seu caminho", acrescentou.

O Irã desmentiu em seguida que lanchas de sua força naval tivessem se envolvido num confronto com um navio da marinha no Golfo Pérsico, segundo uma fonte dos Guardiões da Revolução, citada pela televisão iraniana Al-Alam Arabic.

Um outro incidente naval entre a marinha americana e a iraniana ocorreu no início do ano.


http://afp.google.com/article/ALeqM5gxNhs2BpL8HA9QHYzFkycFcEReVg



Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados