terça-feira, 29 de abril de 2008

Olmert manifesta "profundo pesar" por morte de família em Gaza

da Efe, em Jerusalém


da Folha Online


O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, expressou nesta terça-feira seu "profundo pesar" pela morte de uma mãe palestina e de quatro de seus filhos na faixa de Gaza durante um ataque do Exército israelense ocorrido ontem (28).


"Quero expressar meu profundo pesar, em nome do governo israelense e do Estado de Israel, pelo trágico incidente no qual morreram uma mãe e seus quatro filhos em Beit Hanoun (norte de Gaza)", disse Olmert no início de uma reunião do Conselho de Ministros realizada nesta manhã em Jerusalém.


"No entanto, também sentimos pesar por nossas próprias crianças, que sofreram durante muitos anos, incluindo o menor que teve de amputar uma perna há várias semanas por causa do lançamento de um foguete contra a cidade de Sderot (Israel)", acrescentou.

Ronen Zvulun/AP
Ehud Olmert expressou "profundo pesar" pela morte de família em ataque israelense em Gaza
Ehud Olmert expressou "profundo pesar" pela morte de família em ataque israelense em Gaza


"Deploramos o fato de que civis morram ou fiquem feridos aqui, e repudiamos o fato de que o Hamas (grupo extremista palestino) opere desde zonas povoadas expondo (os civis) a resultados que não tentamos alcançar", afirmou Olmert, segundo a rádio pública israelense.


Sete palestinos morreram ontem em ataques do Exército israelense no norte da faixa de Gaza. Segundo fontes locais palestinas, a mãe e seus quatro filhos mortos, com idades entre 1 e 7 anos, perderam a vida quando um projétil disparado por um carro de combate do Exército israelense atingiu sua casa.


No entanto, as Forças Armadas de Israel afirmam que a morte dos membros da mesma família se deve à explosão de artefatos que estavam em poder de militantes que se encontravam nas imediações da casa das vítimas e que foram alvo de um ataque da aviação israelense.


Revide

Nesta manhã, um dia depois do ataque do Exército israelense em Gaza, militantes palestinos em Gaza dispararam ao menos dez foguetes Qassam contra o território israelense. Segundo a imprensa local, também foram lançadas ao menos seis bombas contra comunidades israelenses próximas à faixa.


Um dos projéteis atingiu uma casa da localidade de Sderot que se encontra a dois quilômetros da linha fronteiriça e que estava vazia no momento do ataque.


Os foguetes provocaram danos materiais e, apesar de não terem sido registrados feridos, várias pessoas tiveram de ser atendidas pelos serviços de urgência após ficar em estado de choque.


Nesta segunda-feira, ao menos 18 foguetes e dezenas de bombas foram disparados de Gaza contra Israel, segundo fontes militares. Estes ataques aconteceram depois da morte dos sete palestinos.


O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, reiterou hoje que o Hamas é responsável pelos incidentes em Gaza e pela morte de civis inocentes. "Estamos em luta com o Hamas e não em uma situação na qual possamos falar de calma", afirmou Barak nesta terça-feira durante uma visita a uma barreira de controle na Cisjordânia.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u396680.shtml










Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados