segunda-feira, 21 de abril de 2008

Banco da Inglaterra anuncia injeção de US$ 99 bilhões para ajudar bancos


LONDRES (AFP) — O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta segunda-feira uma injeção de 50 bilhões de libras (60 bilhões de euros, US$ 99 bilhões) no mercado de créditos, que permitirá às instituições bancárias trocar empréstimos imobiliários por obrigações do Estado, em uma medida que visa a combater a crise do mercado de créditos, na maior medida adotada pelo Reino Unido para restaurar a confiança e aliviar os efeitos da crise.

O Banco Central britânico explicou em um comunicado que as instituições poderão trocar as hipotecas que não conseguirem vender com a crise dos créditos imobiliários de risco ('subprimes') nos Estados Unidos por empréstimos do Estado, bônus considerados muito seguros e que permitirão aos bancos refinanciar-se.

O diretor do BoE, Mervyn King, esclareceu no comunicado que este plano quer "aumentar a liquidez no sistema bancário" e "recuperar a confiança nos mercados financeiros".

Os bancos terão seis meses a partir desta segunda-feira para solicitar sua participação neste mecanismo.

A troca será válida durante um ano, eventualmente prorrogável até três, e o valor dos empréstimos chegará a cerca de 50 bilhões de libras, segundo estimativas do Banco da Inglaterra.

O BoE indica, contudo, que apenas aceitará a troca de empréstimos imobiliários emitidos antes de 2008, que estabelecerá uma comissão às entidades que recorrerem a este plano e que estas continuarão assumindo os riscos de perdas associadas aos empréstimos convertidos.

Com esta operação, o Banco da Inglaterra pretende fazer com que os bancos possam sanear suas contas e voltar a conceder aos britânicos novos créditos com condições favoráveis.

"Tentamos conter a crise com o objetivo de fazer com que os bancos possam pôr fundos à disposição do sistema financeiro britânico. (O BoE) emprestará dinheiro, e por isso deverá ser reembolsado, e utilizará títulos como garantia, mas a idéia subjacente é que (o plano) abrirá o mercado" de crédito, explicou no domingo o ministro das Finanças, Alistair Darling.



http://afp.google.com/article/ALeqM5gXHAN-hSGdv9

TLjkvqqwicmMwvKA



Envie um e-mail para mim!




3 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Telefone VoIP, I hope you enjoy. The address is http://telefone-voip.blogspot.com. A hug.

Domingos Teixeira Costa disse...

Telefone VoIP disse...

Olá. Este post é amável, e seu blog é muito interessante, parabéns :-). Vou acrescentar no meu blogroll =). Se possível, dê uma passada lá no meu blog, é sobre o Telefone VoIP, espero que você goste. O endereço é http://telefone-voip.blogspot.com. Um abraço.

Domingos Teixeira Costa disse...

A VoIP disse...

Olá. Este post é amável, e seu blog é muito interessante, parabéns :-). Vou acrescentar no meu blogroll =). Se possível, dê uma passada lá no meu blog, é sobre o Telefone VoIP, espero que você goste. O endereço é http://telefone-voip.blogspot.com. Um abraço.

Google
 

Videos Engraçados