segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Oprah Winfrey rendeu 1 milhão de votos a Obama, dizem economistas







da Folha Online

O apoio da renomada empresária e apresentadora de televisão Oprah Winfrey ao candidato à Casa Branca, Barack Obama, trouxe ao democrata um milhão de votos nas primárias e "caucuses" partidários.

A cifra foi estipulada por dois economistas da Universidade de Maryland que estudaram os efeitos do endosso de Oprah à pré-candidatura do senador.

Segundo Craig Garthwaite e Timothy Moore, há uma correlação entre as vendas da revista de Oprah e a porcentagem de voto obtida por Obama nas primárias que levaram a um aumento de 1.015.559. O estudo foi tema de reportagem do jornal americano "The New York Times".

Brian Snyder/Reuters
Texto: Democratic presidential candidate U.S. Senator Barack Obama (D-IL) (L), his wife Michelle (C) and talk show host Oprah Winfrey wave to the crowd at a campaign rally in Manchester, New Hampshire December 9, 2007. REUTERS/Brian Snyder (UNITED STATES)
Apresentadora Oprah Winfrey participa de evento do candidato democrata Barack Obama; seu apoio rendeu 1 milhão de votos

O estudo foi baseado, aponta o "NYT", na análise dos resultados das assinaturas da revista de Oprah e na venda dos livros que ela divulga em seu programa de televisão.

"Nós acreditamos que as pessoas pegam informações políticas de todas as fontes de sua vida diária e, para algumas pessoas, Oprah é claramente uma fonte delas", disse.

Não foi apenas Winfrey que apoiou um dos candidatos à Casa Branca. A campanha presidencial americana deste ano atraiu o interesse e apoio de dezenas de celebridades nacionais.

Contudo, até o momento, nenhum estudo havia avaliado a influência destes endossos nas urnas americanas.

Constelação

Outras celebridades que apóiam Obama incluem os atores Robert De Niro, Tom Hanks, Scarlett Johansson e Halle Berry.

O bilionário Geffen incomodou a muitos em Hollywood quando, no ano passado, deixou de apoiar a ex-pré-candidata democrata Hillary Clinton para apostar em Obama.

Vencedor do Oscar, Tom Hanks deu dinheiro ao fundo de defesa legal de Bill Clinton quando ele foi presidente, mas endossou Obama com um vídeo online no início de maio, quando Hillary ainda estava em campanha.

Um vídeo pró-Obama falado em espanhol e trazendo os atores hispânicos Jessica Alba, John Leguizamo e o humorista George Lopez, já atraiu milhares de espectadores no site YouTube.com.

O republicano John McCain também tem celebridades que o apóiam, incluindo os atores Robert Duvall e Sylvester Stallone.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u431918.shtml






Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados