terça-feira, 26 de agosto de 2008

Brasileiros devem pular de alegria por Obama, diz delegada democrata carioca











Claudia Cody representa o estado de Minnesota na convenção do partido.
Ela diz que vai votar em Hillary Clinton, mas que o partido estará unido por Obama.
Daniel Buarque Do G1, em São Paulo

A oficialização da candidatura de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos deveria fazer os brasileiros “pularem de alegria”, segundo a carioca Claudia Cody, que se diz “a única brasileira entre os 4.000 delegados democratas” na convenção do partido, em Denver.

Foto: AFP
AFP
Delegados democratas na convenção do partido em Denver (Foto: AFP)

“Finalmente o Brasil vai poder se juntar aos Estados Unidos para ter a oportunidade de trabalhar em programas muito sérios para diminuir a pobreza mundial”, disse, em entrevista ao G1, por telefone. “Os brasileiros deveriam estar pulando de alegria com a candidatura de Obama e a sua chance de ser o próximo presidente dos Estados Unidos.”


Veja galeria de imagens da convenção


Delegada nacional democrata pelo estado de Minnesota, Cody está em Denver desde domingo (24) para participar da nomeação do candidato. Na hora de dar seu voto, entretanto, vai ter que apoiar a já derrotada campanha da senadora Hillary Clinton. Pelo sistema norte-americano, ela foi eleita delegada para votar em Hillary, e não pode mudar e escolher outro candidato. “A não ser que ela nos libere e peça que votemos em Obama, temos que votar nela mesmo que já se saiba quem é o candidato”, disse.

Foto: AFP
AFP
As irmãs Samantha e Annie Woods em seu 'Obamamóvel', um Volvo coberto por adesivos da campanha de Barack Obama. Elas viajaram de Santa Cruz, Califórnia, a Denver, Colorado, para participar da convenção do Partido Democrata que vai indicar Obama candidato à Casa Branca. (Foto: AFP)

Isso não quer dizer, segundo ela, que o partido vá estar dividido para a campanha eleitoral. “Nossa preocupação neste momento é manter o partido unido para eleger um presidente democrata. Certamente vou fazer campanha para Obama assim que ele for declarado oficialmente o candidato”, disse

Sem ressentimento

Professora universitária e executiva da construção civil, Cody mora nos Estados Unidos há quase 20 anos, é casada com um norte-americano e tem cidadania do país desde 1995. Para se tornar delegada, passou pelo processo eleitoral das prévias do estado de Minnesota e foi escolhida delegada “at large”, “eleita na convenção estadual” e “pledged”, ligada à candidatura de Hillary Clinton, explica.

Na entrevista concedida no dia da abertura da convenção do partido, ela repetiu diversas vezes que não há ressentimento na vitória de Obama nas primárias, e que o partido estará unido para a eleição de novembro.

“Vamos fazer tudo baseado na união do partido. Unidos, venceremos. Não adianta tentarem alimentar a discórdia, o partido não está dividido. Estamos debatendo e conversando sobre como vamos vencer esta eleição em novembro, mas estaremos unidos”, disse.

O motivo de não haver briga, segundo ela, é a “qualidade” dos candidatos. “Ainda estamos abismados com a sorte do Partido Democrata nesta eleição. É uma ‘win win situation’”, disse, misturando inglês ao português para dizer que a vitória de qualquer um dos dois candidatos seria uma vitória para o partido. “São dois candidatos maravilhosos. O senador Obama é um candidato que se preocupa com as classes média e pobre, que se preocupa com a saúde e com o acesso à educação para toda a população, de forma igual a Hillary. Era uma situação excelente, e agora vamos nos unir, com Hillary Clinton apoiando Obama, que queremos que seja o próximo presidente dos Estados Unidos.”

Latinos

Até mesmo por sua origem, Cody se envolveu com a causa dos latinos do estado que representa. “É um trabalho político de comunidade, focado nos latinos, sejam brasileiros, cubanos, mexicanos, colombianos, todos. Queremos desenvolver a cidadania desta população, melhorar a situação econômica e ajudar a mudar o mundo através da política.”

Para ela, Obama defende esta bandeira de forma tão veemente quanto sua candidata. “A proposta democrata para os latinos é mais sensível ao apelo dos imigrantes. A reforma que eles propõem para a imigração é melhor”, disse.

Depois de ser eleita delegada pelo partido, Cody diz não ter aspirações políticas maiores. Segundo ela, o foco está todo na eleição de novembro e não é hora de pensar em outros objetivos políticos. “Estou concentrando toda minha atenção está no aqui e agora. Teeremos muito trabalho pela frente para eleger Obama presidente, e este é o foco”.




http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL736434-15525,00-BRASILEIROS+DEVEM+PULAR+DE+ALEGRIA+POR

+OBAMA+DIZ+DELEGADA+DEMOCRATA+CARIOCA.html








Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados