quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Curso da Uenf com nota máxima







Aloysio Balbi
Email: balbi@fmanha.com.br

O Curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, conseguiu o conceito máximo — 5 pontos — na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e passou a ser considerado o melhor do país. Criado em 2003, o curso formou cinco zootecnistas em sua primeira turma, mas hoje já são 84 universitários se habilitando em períodos diversos.

Segundo a coordenadora do curso, professora Rita da Trindade Ribeiro Nobre Soares, a expectativa em torno desta habilitação é tão grande, que este ano o vestibular para o curso, será diferenciado, não sendo feito simultaneamente com o da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O vestibular de Zootecnia da Uenf para 2009 terá sua primeira fase em novembro e a segunda em dezembro deste ano.

O reitor da Uenf, Almir Júnior, que está há um ano no cargo, recebeu a notícia com entusiasmo. Ele é formado em agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mas fez doutorado na própria Uenf. Segundo Almir Júnior, a nota máxima para o Curso de Zootecnia mostra que a universidade está cumprindo o papel de se inserir no ambiente regional.

— Quando a Uenf foi criada, há 15 anos, falou-se muito em universidade do terceiro milênio, que produziria em seus laboratórios diamantes artificiais, o que realmente faz, mas foram poucas as referências relativas às vocações regionais, no caso a agricultura e pecuária. Se depender da Uenf, o perfil desta atividade no interior do Rio vai mudar. Temos tudo para isso — disse o reitor.

A Zootecnia é uma ciência que se situa entre a agronomia e a veterinária. Cabe ao zootecnista fazer com que a produção de animais de consumo humano, como bovinos e aves, seja rentável e agregando valores nutritivos cada vez maiores. A professora Rita da Trindade Soares disse que esse conceito conseguido pelo curso na avaliação feita pelo MEC, se deve às pesquisas feitas na universidade pelos alunos. Uma delas está na substituição dos antibióticos na suinocultura.

— Os antibióticos estão condenados, pois compromete a qualidade da produção e o valor nutritivo da carne suíça. Estamos com pesquisas bem avançadas neste sentido, entre outras — disse a coordenadora.



www.fmanha.com.br/index.php?cod=57&id=192689&cm=1&lk=1&buscaEdicao=&arquivo=&pag=geral






Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados