quarta-feira, 25 de junho de 2008

Velório de Ruth Cardoso na Sala São Paulo termina às 21h

Envie um e-mail para mim!



Velório de Ruth Cardoso na Sala São Paulo termina às 21h

da Folha Online

O corpo da antropóloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso, 77, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, será velado até as 21h desta quarta-feira na Sala São Paulo, região central da capital paulista. Após esse horário, o local ficará reservado apenas para familiares e amigos.

Jorge Araujo/Folha Imagem
Lula, Marisa Letícia e ministros foram ao velório da ex-primeira-dama Ruth Cardoso
Lula, Marisa Letícia e ministros foram ao velório da ex-primeira-dama Ruth Cardoso

O enterro está previsto para amanhã pela manhã no cemitério da Consolação, no centro de São Paulo. A partir das 10h, sairá o cortejo da Sala São Paulo que levará o corpo até o cemitério.

Na Sala São Paulo, o caixão está aberto e sobre o corpo de Ruth Cardoso tem uma bandeira do Brasil e uma bandeira dobrada de Araraquara, cidade onde nasceu a ex-primeira-dama. Ao lado do corpo estão dois lanceiros do regimento Nove de Julho da Polícia Militar.

Ruth Cardoso morreu às 20h40 desta terça-feira, em sua casa, no bairro de Higienópolis (SP). Segundo nota médica divulgada na noite de ontem, a ex-primeira-dama foi vítima de arritmia grave decorrente de doença coronariana. Ela estava conversando com o filho Paulo Henrique, quando passou mal. FHC não estava em casa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia também estiveram no velório de Ruth Cardoso. Eles chegaram por volta das 17h20 acompanhados pelos ministros Fernando Haddad (Educação), Dilma Rousseff (Casa Civil), Franklin Martins (Comunicação Social), Hélio Costa (Comunicações), Mucio Monteiro (Relações Institucionais), Miguel Jorge (Desenvolvimento), Edson Lobão (Minas e Energia), além da senadora e ex-ministra Marina Silva (Meio Ambiente), e do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

A passagem de Lula durou cerca de 40 minutos. Ele foi embora sem falar com a imprensa. O presidente cancelou sua agenda desta quarta-feira à tarde para comparecer ao velório.

Com a morte de Ruth Cardoso, o comando nacional do PSDB cancelou as comemorações que faria hoje em Brasília pelos 20 anos de fundação do partido.

Apoio

Políticos e amigos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já passaram pelo velório. Entre eles o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), o ministro Orlando Silva (Esporte), o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o deputado Paulo Maluf (PP-SP), a petista Marta Suplicy, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), além de secretários municipais e líderes partidários.

"Ruth foi uma mulher espetacular. É um exemplo para as mulheres que estão na vida pública", disse Maluf. "Estou muito sentida. Tinha muito respeito pela Ruth. Ela era uma intelectual brilhante, era muito respeitada em sua área. Como feminista, participamos por muitos anos de um grupo. Ela tinha consciência e ajudou seu marido como primeira dama, como não gostava de ser chamada", destacou Marta.

Aécio falou da relação de Ruth com FHC. "Conversavam sem precisar de palavras."

"A morte dela foi um impacto, uma surpresa para todos. A imagem que vai ficar é a de uma primeira dama que não sumiu na sombra do presidente da República. Ela tinha identidade, opinião, sentido e rumo para as coisas que dizia", afirmou o deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE). "O partido todo sempre teve nela uma referência. Ela honrava o partido e era uma pessoa exemplar. Foi um exemplo de dignidade. Essa foi uma marca muito forte dela", afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

"O papel que ela teve foi de modernizar a política de assistência social no Brasil, revendo o papel um pouco do governo e fazendo com que o governo não fosse apenas um intermediário entre os necessitados e também a disposição da iniciativa privada e setores internacionais. Foi exemplar como primeira dama embora não gostasse muito dessa função", destacou o deputado federal Fernando Gabeira (PV).

"Perdemos uma grande primeira dama. Uma estudiosa que levou à frente um programa de grande alcance, que foi o Comunidade Solidária. Por isso mesmo, poderia ter maior visibilidade graças ao seu preparo e sua inteligência, mas ela preferiu ficar muito na retaguarda ajudando o presidente em termos de aconselhamento. Se constitui em uma perda para todos nós", disse o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Fernando Henrique também recebeu telefonemas de Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, e da mulher dele, a senadora Hilary Clinton, do rei Juan Carlos, da Espanha, do cardeal dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano, e do senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP).

Política

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decretou luto de três dias no Estado. Após a confirmação da morte, o tucano foi até o apartamento de FHC, em Higienópolis, para prestar solidariedade ao ex-presidente.

"A Ruth era uma pessoa muito especial, para sua família, para seus amigos, para nosso país. Um exemplo de dignidade, delicadeza, inteligência e carinho pelas pessoas. É uma dor imensa a que sinto nesse momento", disse o governador, durante visita ao apartamento da família.

Com a morte da ex-primeira-dama, o PSDB cancelou a sessão solene que estava marcada para hoje, às 11h, no Senado, para marcar os 20 anos de fundação do partido.

Para ele, "os brasileiros ficaram sem a presença de uma mulher generosa, forte e combativa, que sempre sonhou com um país mais solidário, rico e justo". "A Ruth Cardoso fará muita falta. Ela era muito querida e presente no partido", disse.

O presidente Lula também divulgou nota lamentando a morte da ex-primeira-dama. Ele disse que recebeu a notícia "com surpresa", além de afirmar que a morte de Ruth Cardoso representa uma "grande perda" para o país.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) também decretou luto oficial de três dias no município.

Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados