terça-feira, 10 de junho de 2008

Irã com armas nucleares seria 'incrivelmente perigoso', diz Bush

Envie um e-mail para mim!



Irã com armas nucleares seria 'incrivelmente perigoso', diz Bush

Declaração foi feita após a Cúpula União Européia-Estados Unidos.
Cúpula acenou com novas sanções caso enriquecimento de urânio não pare.
Das agências internacionais

Foto: AFP
AFP
Bush e o premiê esloveno, Janez Jansa, caminham atrás de fonte em Luibliana (Foto: AFP)

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse nesta terça (10) que um Irã com armas nucleares seria "incrivelmente perigoso para a paz mundial". A declaração foi feita depois de entrevista após a Cúpula União Européia (UE)-Estados Unidos, na Eslovênia, que, em sua declaração conjunta, .

Bush, no entanto, mostrou-se disposto a continuar trabalhando por uma solução pacífica do conflito. Ele disse que a viagem que o alto representante para a Política Externa da União Européia, Javier Solana, fará a Teerã nos próximos dias para voltar a negociar a questão nuclear.

A União Européia está considerando o congelamento de contas bancárias como uma das sanções possível contra o Irã caso este país não desista de suas atividades nucleares. A informação foi dada pela comissária de Relações Exteriores da União Européia, Benita Ferrero-Waldner, na Cúpula União Européia (UE)-Estados Unidos. "Nós queremos mostrar aos iranianos que estamos falando sério. Consideramos medidas adicionais também na União Européia. Nós estamos pensando particularmente em congelar contas bancárias, disse ela no encontro na Eslovênia.

Novas sanções

Bush e a União Européia (UE) expressaram na declaração conjunta da cúpula sua disposição em aumentar as sanções contra o Irã, se este país não cumprir seus compromissos internacionais e renunciar a suas atividades nucleares.


"Esperamos que o Irã cumpra as obrigações sobre suas atividades nucleares, incluindo a suspensão completa e verificável de seu enriquecimento" de urânio, afirma a declaração conjunta da Cúpula União Européia (UE)-Estados Unidos.


A declaração faz referência também ao Oriente Médio para afirmar que tanto Washington quanto Bruxelas adotarão "esforços complementares" para a conquista de um acordo de paz entre israelenses e palestinos antes do fim do ano.


Além disso, a declaração afirma que está sendo reforçada a cooperação estratégica para ajudar o Afeganistão, e pede ao governo deste país mais esforços para melhorar sua gestão e o respeito aos direitos humanos, ao mesmo tempo em que pede para "manter a generosidade" internacional ao ajudar esse país.


O documento fala, entre outros assuntos, da disposição das duas partes em colaborar com a Rússia em questões "de preocupação mútua", e pede a Moscou "um diálogo transparente e produtivo encaminhado a uma cooperação beneficente para promover os valores e liberdades democráticas".


A situação dos direitos humanos na China, as eleições no Zimbábue e a independência do Kosovo concentraram também a atenção dos líderes.


Bush e os representantes europeus abordaram a situação econômica mundial e reconheceram "as atuais condições difíceis no sistema financeiro internacional", para se comprometer a adotar passos tanto conjuntos quanto individuais para restabelecer a confiança investidora e os riscos sistêmicos.


Declararam seu compromisso com o livre-comércio e com a cooperação em questões de mudança climática.


O documento afirma que, nas duas partes do Atlântico, continuará a cooperação para o desenvolvimento de energias alternativas, entre outros assuntos.

Turquia na UE

Bush também disse em entrevista que acha que a Turquia deve ser incluída na União Européia. As conversações para a inclusão da Turquia na comunidade européia começaram em 2005, mas têm evoluído lentamente por conta da oposição de alguns países.


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL595496-5602,00-IRA+COM+ARMAS+NUCLEARES+SERIA+INCRIVELMENTE
+PERIGOSO+DIZ+BUSH.html




Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados