EUA deram 2,5 milhões de dólares para demolir torre em reator norte-coreano |
WASHINGTON (AFP) — Os Estados Unidos revelaram nesta sexta-feira terem contribuído com 2,5 milhões de dólares para financiar a demolição da torre de esfriamento de um reator nuclear da Coréia do Norte, como parte do esforço de desnuclearização do país.
Um funcionário americano, que pediu o anonimato, confirmou o montante, mas não o custo total de demolição da torre de 30 metros, que segundo os norte-coreanos foi de cinco milhões de dólares.
O jornal The New York Times informou nesta sexta-feira que os conservadores mais ortodoxos de Washington, céticos em relação ao acordo com a Coréia do Norte, consideraram excessiva a contribuição americana.
A televisão mostrou como a torre - símbolo do programa nuclear do país - desaparecia em uma grande nuvem de fumaça, ficando reduzida a escombros.
"Foi um passo significativo e muito importante", afirmou o funcionário do departamento de Estado, Sung Kim, presente no local da demolição.
Ao longo de décadas, a torre de esfriamento do reator de plutônio em Yongbyon, 96 km a norte da capital Pyongyang, foi o símbolo mais visível do projeto norte-coreano de obter armas nucleares.
http://afp.google.com/article/ALeqM5iw
HlP7UWIFL9ZVBo2dqF6qn8Ib4w
Nenhum comentário:
Postar um comentário