quarta-feira, 19 de março de 2008

Jornais são condenados a pagar R$ 1,8 mi a pais de Madeleine


A garotinha Madeleine McCann desapareceu no ano passado, em Portugal

Brasil.com

Um grupo de jornais britânicos foi condenado a pagar 550 mil libras (R$ 1,8 milhão) aos pais da menina Madeleine McCann por ter publicado matérias que sugeriram seu envolvimento no desaparecimento da filha, em maio do ano passado, em Portugal.

A sentença é resultado de um processo por difamação movido pela família contra a empresa Express Newspapers, dona dos títulos Daily Express, Daily Star, Sunday Express e Daily Star Sunday. Em suas edições desta quarta-feira, dois deles trouxeram pedidos de desculpas - os outros dois são publicados aos domingos.

As publicações admitiram ter errado ao sugerir que o casal era responsável pelo sumiço da menina, que foi levada de um resort na Praia da Luz, em Portugal, no dia 3 de maio. O paradeiro de Madeleine é desconhecido até hoje.

“Kate e Gerry McCann: desculpas”, diz a manchete de primeira página do Daily Express. Em setembro, Gerry e Kate McCann foram considerados suspeitos pela polícia portuguesa de envolvimento no caso e sempre negaram a acusação.

Falta de evidências

Na matéria desta quarta-feira, o Daily Express reconheceu que “um número de matérias no jornal sugeriu que o casal causou a morte da filha desaparecida e acobertou o caso”. O jornal ainda admitiu que “não contava com qualquer evidência que sustentasse tal teoria”.

O diário acrescentou que acredita que o casal seja “completamente inocente de qualquer envolvimento no desaparecimento da filha”.

Em artigo semelhante, o Daily Star publicou que “estava fazendo um pedido de desculpas sincero por escrever histórias que sugeriram que o casal seria ou poderia ser responsável pela morte da filha e que estava escondendo o fato”.

As edições de domingo dos dois jornais devem publicar pedidos de desculpas semelhantes neste fim-de-semana. O processo judicial movido pela família envolvia mais de 100 matérias publicadas pelos jornais. Para os advogados dos McCann, alguns artigos eram “brutalmente difamatórios”. A sentença ainda estipula que o advogado do Express Newspapers terá de ler um pedido de desculpas diante de um juiz na Alta Corte britânica.

Gerry e Kate McCann disseram que o dinheiro será doado ao Fundo Madeleine, dedicado às buscas pela menina.




www.uai.com.br/UAI/html/sessao_1/2008/03/19/em
_noticia_interna,id_sessao=1&id_noticia
=55225/em_noticia_interna.shtml

Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados