sábado, 15 de março de 2008

Aluno de 4ª série do Estado de SP se sai melhor que o do município

FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo

Os alunos da rede estadual de SP têm desempenho melhor que os das escolas municipais na 4ª série. A situação, porém, é oposta na 6ª e na 8ª séries.

O panorama vale tanto para as médias em língua portuguesa quanto para matemática.

Na 4ª série, os alunos da rede estadual tiveram 17,81 pontos a mais que os do sistema municipal em português -na escala utilizada, a cada dez pontos significa o equivalente a seis meses a mais de aprendizagem.

Já na 8ª série, os estudantes das escolas municipais tiveram 21,58 pontos de vantagem em matemática, a maior diferença entre as séries analisadas.

A comparação é possível porque os exames aplicados pelos dois sistemas -Prova São Paulo (da prefeitura) e Saresp (do governo estadual) --estão ajustados em uma mesma escala de notas. Utilizam também o mesmo formato de provas.

Os resultados do Saresp foram divulgados anteontem, e a Prova São Paulo, em fevereiro.

Ambos os exames, que seguem o modelo do Saeb (prova do governo federal), foram aplicados no final do ano passado.

A Secretaria da Educação do governo José Serra (PSDB), por meio da assessoria, informou que a explicação está na diferença do tamanho das redes.

Enquanto na 4ª série o sistema estadual tem 18,3% alunos a mais que a rede municipal na capital, nas séries com estudantes mais velhos e chega a 62,7% na 8ª série.

Com mais alunos, diz a pasta, é mais difícil melhorar o ensino. A secretaria diz ainda que tem políticas para melhorar o rendimento em todas as séries, como programas de reforço.

Já o secretário da Educação do prefeito Gilberto Kassab (DEM), Alexandre Schneider, não quis comentar a comparação. "O que posso dizer é que os dados mostram que a política de ciclos está dando certo na prefeitura, pois o aluno melhora a cada série que avança."

Schneider disse também que "mesmo com a melhora, estamos cientes de que os resultados ainda não são bons".

Para o docente da Faculdade de Educação da USP, o fato de a rede ter mais estudantes não explica a diferença. "Só há impacto negativo se as salas estiverem com mais alunos", disse ele, que é membro do Conselho Municipal de Educação.

A Folha pediu no final da tarde de ontem ao Inep (instituto de pesquisas do MEC) a média de alunos por turma nas redes, mas não foi possível levantar os dados.

Os resultados dos dois exames mostraram que as duas redes estão com rendimentos abaixo do esperado. Exemplos: na escolas municipais, 29,7% dos alunos da 2ª série estão em nível crítico de leitura; na rede estadual, 4,1% dos formandos no ensino médio estão no nível adequado em matemática.




www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u382217.shtml

Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados