sábado, 22 de março de 2008

China critica dalai-lama e imprensa; governo reconhece 19 mortos no Tibete

da Efe, em Pequim

A China acusou neste sábado (22) o dalai-lama de enganar a comunidade internacional com sua oferta de diálogo e criticou a imprensa estrangeira devido a seus preconceitos contra Pequim.

Em um editorial publicado hoje, o "Diário do Povo" --porta-voz do Partido Comunista da China-- pediu para "reprimir decididamente os atos de conspiração e sabotagem das forças independentistas tibetanas".

"Devemos averiguar as intenções malvadas das forças separatistas, defender a bandeira de manter a estabilidade social, salvaguardar o sistema legal socialista e proteger os interesses fundamentais do povo", acrescentou o editorial.

Arte Folha Online
Mapa Tibete

O texto reiterou que "as evidências mostram que os incidentes violentos foram criados pelas forças independentistas tibetanas e planejados pela cúpula do dalai-lama, com o mal-intencionado propósito de prejudicar os Jogos Olímpicos e separar o Tibete da mãe pátria".

O dalai-lama ofereceu o diálogo nesta semana, mas, em outro editorial, desta vez da agência oficial Xinhua, o líder tibetano é acusado de tentar enganar a comunidade internacional com a oferta.

"O truque cuidadosamente elaborado, disfarçado com palavras hipócritas, não só engana as boas pessoas que não estão conscientes da verdade, mas os assim chamados ativistas dos direitos humanos do Ocidente", diz o texto, divulgado neste sábado pelo jornal "South China Morning Post".

É uma tentativa, diz o editorial, de que o governo chinês tenha que "carregar a pressão" de que não quer manter negociações com o dalai-lama, quando, na realidade, "a porta do diálogo está sempre aberta" se o líder tibetano "abandonar sua ambição de independência".

Imprensa

Enquanto as zonas conflituosas no Tibete e nas províncias de Gansu, Sichuan e Qinghai continuam vigiadas por milhares de tropas e fechadas à imprensa estrangeira, a imprensa estatal criticou também os meios de comunicação estrangeiros.

Em sua primeira página, o jornal oficial em inglês "China Daily" divulgou as queixas dos internautas chineses devido aos "preconceitos" contra o governo chinês e as "informações falsas" dos meios de comunicação estrangeiros, entre eles canais como a BBC e a CNN.

Em nenhum momento a notícia menciona a expulsão dos jornalistas estrangeiros de Lhasa nem a proibição da mídia de chegar às áreas tibetanas mais conflituosas.

A Xinhua atacou a imprensa estrangeira em artigo assinado e publicado nesta sexta-feira à noite. "Alguns meios de comunicação ocidentais se inclinam por alguns poucos 'grupos de ativistas', como se finalmente tivessem alcançado a tão necessitada prova da 'repressão' do governo chinês e da 'tirania' sobre o povo tibetano", ressaltou o artigo.

Mortos

O governo chinês elevou para 19 o número de mortos nos distúrbios em Lhasa, capital do Tibete. Segundo o novo balanço, o número de mortos durante os protestos que começaram em 14 de março na capital do Tibete sobe para 18 civis e um policial "inocentes", e entre os feridos há 382 civis --58 em estado grave-- e 241 policiais --dos quais 23 em estado crítico.

O balanço oficial chinês contrasta mais uma vez com o do governo tibetano no exílio, que fala em 99 tibetanos mortos: 80 em Lhasa e 19 baleados pela polícia da Província de Gansu.

Os distúrbios explodiram em Lhasa no dia 14, depois das manifestações pacíficas iniciadas pelos monges budistas no dia 10 para comemorar os 49 anos da insurreição tibetana contra os comunistas chineses, que deixou 10 mil mortos e obrigou a ida do dalai-lama e de cerca de 100 mil seguidores ao exílio.

As revoltas, que se estenderam a Gansu, Qinghai e Sichuan, são consideradas as piores em território tibetano desde as de 1989, quando ao menos 16 pessoas morreram e Pequim impôs a lei marcial de 7 de março a 1º de maio.

O líder da região tibetana naquela época era o agora presidente do país, Hu Jintao, que, com sua "mão de ferro" durante os protestos fez muitos méritos em seu caminho rumo ao poder, segundo os analistas.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u384662.shtml

Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados