quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Fed prevê crescimento lento e afirma estar disposto a atuar se necessário

WASHINGTON (AFP) — O presidente do Federal Reserve (Fed) americano Ben Bernanke prevê um crescimento "lento" nos Estados Unidos até o fim do ano e se declarou novamente disposto a baixar as taxas de juros em caso de degradação da economia.


Fed prevê crescimento lento e afirma estar disposto a atuar se necessário


"No momento, num cenário básico, prevejo um período de crescimento lento, seguido de uma etapa um pouco mais forte até o final do ano, quando os efeitos do plano de reativação monetária e orçamentária começarem a ser sentidos", afirmou Bernanke no Senado.

O presidente do Fed prevê também "melhora da situação mas ainda com a manutenção dos riscos", advertiu, citando principalmente uma deterioração mais acentuada que o previsto da crise imobiliária, além de um novo ajuste do crédito.

Por essa razão, o Comitê de política monetária do Fed (FOMC) "continuará avaliando os efeitos dos acontecimentos financeiros" e "atuará no momento devido se necessário, para enfrentar esses riscos", acrescentou, repetindo uma frase já presente no último comunicado do banco central americano.

Os analistas haviam interpretado essa fórmula como uma promessa velada de reduzir outra vez as taxas de juros caso a situação continuasse piorando. Desde o segundo semestre, o Fed já reduziu sua taxa básica em 2,25 pontos, deixando-a em 3%, com uma grande redução de 1,25 ponto percentual em um período de oito dias em janeiro.


http://afp.google.com/article/ALeqM5iBWUDwHXb8i5twoX6Cx-ceZKLjIQ

Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados