A cheia dos rios no estado do Amazonas continua afetando a vida de centenas de pessoas. Na cidade de Manaus, 19 bairros já foram atingidos pelo aumento do nível do rio Negro. A população e os turistas, que nunca tinham presenciado uma cheia desta proporção, aproveitam a oportunidade para tirar fotos e nadar em alguns dos pontos turísticos da cidade.
Um dos exemplos é a praia da Ponta Negra, localizada a 13 km do centro da capital. O aumento do nível do rio cobriu toda a faixa de areia da praia, que atraiu um grande número de pessoas no último final de semana.
De acordo com o Hotel Tropical, próximo do local, não houve alteração no movimento no estabelecimento. A única diferença é que agora a areia da praia não pode ser utilizada.
Segundo o morador Rafael Soares, o contraste causado pelas cheias é o que mais chama a atenção. Se de um lado o visual fica muito mais bonito, de outro afeta negativamente a vida das pessoas que vivem em casas nas margens do rio. "Grande parte da população dos bairros de Aparecida, São Raimundo e Glória teve que deixar suas casas em decorrência da cheia", conta. É comum a utilização de canoas e pequenos barcos como meio de transporte.
Nesta segunda-feira, as águas do rio Negro atingiram a marca de 29,65 m, segunda maior cheia da história. Em 1953, a marca registrada foi de 29,69 m.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as chuvas continuem a atingir a região norte do país nesta última semana do mês de junho. A partir da primeira semana de julho, a presença de uma massa de ar seco começa a influenciar no clima na região, diminuindo assim o nível de precipitações.
Os internautas Rafael R. Soares, de Manaus (AM), e Jefferson Rondolfo, de Cotia (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você tambm quiser mandar fotos, textos ou vídeos,
clique aqui.
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3839911-EI8139,00-vc+reporter+cheia+do+rio+Negro+altera+paisagem+em+Manaus.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário