terça-feira, 30 de junho de 2009

BP e CNPC assumem maior campo de petróleo do Iraque

Envie um e-mail para mim!






Da EFE


Bagdá, 30 jun (EFE).- O consórcio da britânica BP e da chinesa CNPC vai ficar à frente do projeto de modernização e reabilitação do campo petrolífero de Al-Rumeila, no sul do Iraque.


As empresas venceram a concorrência com outras companhias internacionais, segundo o anúncio feito hoje, em Bagdá.


O primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki afirmou que o Governo apoiará o trabalho do consórcio e oferecerá "proteção, todas as garantias para seus investimentos e facilidades para que executem seu trabalho com sucesso".


Além disso, al-Maliki ressaltou que "esta licitação não será a última" e incentivou as empresas que não conseguiram uma concessão a participar das próximas.


A previsão é que ocorram outros três processos semelhantes ao longo do ano. O objetivo do Governo é remodelar seis campos de petróleo e duas jazidas de gás.


O consórcio britânico-chinês assumirá o maior campo de petróleo do Iraque, com reservas de 17 bilhões de barris, situado na província de Basra.


Com estas concessões, o país dá seu primeiro passo para que as grandes petrolíferas voltem a ocupar um papel de destaque no país, 37 anos depois após o regime de Saddam Hussein nacionalizar a indústria. EFE





http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/










Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados