A equipe McLaren apresentou nesta terça-feira uma apelação formal contra a decisão dos comissários do GP da Bélgica, no domingo, de punir o piloto inglês Lewis Hamilton com a perda de 25 segundos na classificação da etapa do Mundial de F-1.
Hamilton, que lidera a temporada 2008 da categoria, havia vencido a prova disputada no circuito de Spa-Francorchamps, mas acabou caindo para a terceira colocação após ser punido. Com isso, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, herdou a vitória e o alemão Nick Heidfeld, da BMW, subiu para o segundo lugar.
"Depois de manifestarmos nossa intenção de apelar contra a sanção imposta pelos comissários da FIA no GP da Bélgica-2008, confirmamos que apresentamos uma reclamação formal", diz comunicado oficial emitido pela escuderia britânica.
Roland Weihrauch/07.set.2008/Efe |
Piloto inglês Lewis Hamilton (centro) festeja vitória no GP da Bélgica para, momentos depois, ser punido e cair para o terceiro lugar. |
A polêmica ocorreu a três voltas do fim, quando Hamilton tentou ultrapassar o finlandês Kimi Raikkonen pela liderança. Depois de frearem lado a lado, o piloto da McLaren perdeu a trajetória e cortou a chicane, retornando à pista na frente do ferrarista.
Na seqüência, Hamilton cedeu sua posição para Raikkonen, como obriga a regra da categoria em casos de "corte" de chicane, para, momentos depois, recuperá-la.
Segundo os comissários Nicholas Deschaux, presidente da confederação francesa de automobilismo, Surinder Thatthi, da confederação dos países africanos, e Yves Bacquelaine, presidente da Sociedade de Promoção do Circuito de Spa-Francorchamps, o piloto inglês não devolveu corretamente a liderança para o finlandês e se aproveitou da situação para "armar o bote" que o colocaria na primeira colocação.
O resultado deixou a disputa pelo título de F-1 mais concentrada em Massa (vice, com 74 pontos) e Hamilton (líder, com 76), já que Raikkonen agora é o quarto, 19 pontos atrás do líder --o polonês Robert Kubica, da BMW, está um ponto à frente.
Com agências internacionais e Folha de S.Paulo
www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u442991.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário