terça-feira, 30 de setembro de 2008

Brasil: Acordo Ortográfico fortalece base linguística comum - PR Lula da Silva

Envie um e-mail para mim!





LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.






Rio de Janeiro, Brasil, 30 Set (Lusa) - O Acordo Ortográfico dos países de língua portuguesa contribuirá para fortalecer a base linguística comum dos oito países lusófonos, defendeu o Presidente brasileiro, Lula da Silva.

Para o Presidente brasileiro, que promulgou segunda-feira o acordo, numa sessão solene na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro, a reforma da ortografia, além de unificar o registo da escrita, irá difundir a produção intelectual a partir da padronização da língua.

"O acordo vem coroar o competente e dedicado labor de linguistas, filólogos e gramáticos de todos os países integrantes da CPLP. Ele tem, na verdade, uma importância maior do que pode parecer à primeira vista", disse Lula da Silva.

O chefe de Estado brasileiro defendeu, por isso, que o acordo "precisa ser divulgado e explicado com clareza" para que se perceba "a sua pertinência e, sobretudo, o seu significado estratégico no que diz respeito à cooperação entre os países lusófonos e à própria presença da língua portuguesa e das nossas literaturas no mundo".

Por seu lado, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, considerou este acordo estratégico, considerando que uma escrita comum vai permitir que "o português seja uma língua internacionalmente reconhecida".

Em declarações à Agência Lusa, Seixas da Costa reconheceu, no entanto, que apesar do acordo representar "um salto qualitativo naquilo que pode ser um grande momento de afirmação da língua portuguesa no contexto internacional", ainda há resistências à sua aplicação.

"O acordo é sempre algo traumático relativamente à mudança da maneira como se escreve. Ninguém gosta de mudar a sua maneira, mas as pessoas podem ter a consciência de que fazer algumas adaptações pode conduzir a uma maior eficácia na promoção internacional da língua", considerou.

Para o embaixador Alberto da Costa e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras e também académico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, em Portugal, a reforma ortográfica vai facilitar a "vida" dos países que falam o idioma comum.

"Até mesmo os documentos tinham que ser duplicados pela existência de duas ortografias. Na realidade, as diferenças ortográficas são mínimas, irrelevantes mas criam barreiras", afirmou à Lusa o académico.

O Acordo Ortográfico foi aprovado em Dezembro de 1990 pelos então, setes países da CPLP (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). Timor-Leste só aderiu à organização em 2004, depois da independência.

De acordo com os estatutos da CPLP, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa deveria entrar em vigor quando três países da comunidade concluíssem os trâmites internos para o processo de ratificação.

O Acordo Ortográfico foi também ratificado por Portugal, Cabo Verde e São Tomé, mas ainda não está em vigor.

No Brasil, o acordo entrará em vigor a partir de Janeiro de 2009 e será introduzido nos livros escolares em 2010, de forma gradual, para se tornar obrigatório em 2012.

FO.

Lusa/fim




http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200809308834063




segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Juiz Federal é preso sob suspeita de forjar atentado

Envie um e-mail para mim!




Osmar Nunes - Correspondente - Gazeta do Povo
Foto:
Juiz Federal é preso sob suspeita de forjar atentado
Azambuja é acusado de envolvimento com o suposto atentado contra ele próprio


Jail Benites de Azambuja também é acusado de envolvimento nos disparos contra a casa do juiz Luiz Carlos Canalli

O juiz da 2ª Vara da Justiça Federal em Umuarama, Jail Benites de Azambuja, foi preso neste final de semana na casa em que ele mora com a família na cidade e transferido de avião pela Polícia Federal (PF) para Curitiba.

Azambuja é acusado de envolvimento com o suposto atentado contra ele próprio, ocorrido no dia 28 de fevereiro, e dos disparos contra a casa do também juiz federal em Umuarama Luiz Carlos Canalli, registrados na madrugada do dia 19 de setembro.

Como as duas investigações tramitam em segredo de Justiça, a PF não quis comentar o caso, apenas confirmou o cumprimento dos mandados de prisão, busca e apreensão na casa do juiz. Policiais federais à paisana passaram toda a tarde de sábado na casa de Azambuja e não confirmaram se realmente era uma operação. Parentes e amigos chegavam o tempo todo, alguns até com presentes, e transmitiam a impressão de que haveria uma festa no local. Mas por volta das 18 horas o juiz foi levado para o aeroporto de Umuarama, onde a entrada estava restrita aos policiais.

O estopim para a prisão de Azambuja foram os disparos contra a casa de Canalli. Ainda abalado pelo susto do atentado, na manhã do dia 19 Canalli prometeu que diria coisas que ninguém havia tido coragem de dizer, mas acabou não se pronunciando. Ele deu pistas de que os tiros disparados na casa de Azambuja teriam ligação com os tiros na sua casa, o que também não foi confirmado nem desmentido.

Os disparos de pistola efetuados na casa de Azambuja atingiram um carro da Justiça Federal que acabara de ser estacionado pelo próprio juiz. Ninguém ficou ferido. Ele participou das investigações e na semana seguinte, no começo de março passado, determinou a prisão de 47 policiais civis, militares e políticos, todos acusados de contrabando. Uma semana depois, todos eles foram soltos por falta de provas. A Polícia Federal investiga se os tiros disparados contra a casa do juiz, em fevereiro, não teria sido uma desculpa para justificar a expedição dos mandados de prisão contra o grupo de policiais suspeitos de envolvimento com o crime organizado.

A PF tenta agora montar o quebra-cabeça para saber o motivo do atentado na casa de Canalli, já que ele, diferentemente de Azambuja, não atuava em processos contra integrantes do crime organizado. O próprio juiz disse não entender os tiros, pois o máximo que faz, quando não está em serviço na Justiça Federal, é cuidar de um sítio de 40 alqueires em Xambrê, distante 30 quilômetros de Umuarama. Canalli não sofria ameaças e nunca foi incomodado na casa de muro baixo, sem câmeras filmadoras ou seguranças armados.


www.tribunadonorte.com/index.php?setor=DETALHESNOTICIA&nid=63561







quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Cavaco preocupado com negociações internacionais sobre alterações climáticas

Envie um e-mail para mim!





O Presidente da República mostrou-se, esta quarta-feira, preocupado com as negociações internacionais sobre as alterações climáticas e teceu elogios ao trabalho desenvolvido por António Guterres e Jorge Sampaio.


O Presidente da República mostrou-se, esta quarta-feira, durante a sua intervenção na tribuna da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, preocupado com as negociações internacionais sobre as alterações climáticas.

Num discurso marcado pela redução de gases de efeito de estufa, numa altura em que faltam 14 meses para que o mundo consiga, em Copenhaga, um acordo pós protocolo de Quioto, Cavaco Silva pediu urgência, sobretudo no apoio aos países mais vulneráveis que sofrem com as alterações climáticas.

«Como os pequenos estados insulares em desenvolvimento e os países menos avançados, os oceanos, mares, ilhas e zonas costeiras são cruciais para a vida humana e para a prosperidade económica» pelo que «merecem a nossa maior atenção», disse.

O Chefe do Estado português voltou a defender uma reforma das Nações Unidas que inclua o Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança e elogiou António Guterres, afirmando que «Portugal reconhece o notável trabalho desenvolvido pelo Auto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados».

O Presidente da República também elogiou o trabalho de Jorge Sampaio, que lidera a Aliança das Civilizações, frisando que Portugal apoia firmemente o diálogo, em detrimento do conflito.

Na sua intervenção, Cavaco Silva sublinhou ainda que acredita na Organização das Nações Unidas, porque os «desafios globais implicam uma responsabilidade colectiva».

O Chefe de Estado fez também questão de lembrar os capacetes azuis, incluindo os portugueses, que deram a vida pelo respeito da Carta das Nações Unidas.




http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1017486






quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Babá que agrediu criança de dois anos em Recife diz estar arrependida

Envie um e-mail para mim!




Babá que agrediu criança de dois anos em Recife - Reprodução de TV

RECIFE - A babá que foi flagrada por uma câmera agredindo uma criança de dois anos e seis meses confessou a agressão, mas disse estar arrependida do que fez. Francisca Barbosa de Souza, de 46 anos, prestou depoimento na terça-feira, na sede da Gerência de Proteção da Criança e do Adolescente (GPCA), em Recife.

- Eu nunca deveria ter feito aquilo. Se pudesse voltar atrás, eu voltaria. Eu espero que um dia a mãe dela possa me perdoar pelo que fiz com a filha dela - afirmou a babá. - Eu tenho muito carinho pela menina. Cuido dela desde os primeiros anos de vida. Peço perdão aos pais - completou. (Ouça a declaração de Francisca)

" Eu espero que um dia a mãe dela possa me perdoar pelo que fiz com a filha dela "

A babá afirmou que cometeu a agressão em um momento de fraqueza:

- Fiz isso porque estava com muitos problemas, mas me arrependo muito, afinal, também sou mãe.

Segundo o delegado que investiga o caso, Jorge Ferreira, Francisca deverá ser indiciada por maus-tratos. Há possibilidade de ela responder por crime de tortura.

" Fiz isso porque estava com muitos problemas, mas me arrependo muito, afinal, também sou mãe "

A mãe do bebê - uma bancária que preferiu não se identificar - denunciou a agressão à polícia na segunda-feira, após demitir a babá na sexta. Ela começou a desconfiar das agressões contra a filha depois de conversar com o filho mais velho, de oito anos.

Diante da suspeita, os pais contrataram um serviço de circuito interno de TV por um período de um mês. Mas, em menos de 48 horas, constataram o que temiam: a babá que era paga para proteger e cuidar da filha deles agredia e maltratava a criança.

Câmera flagrou as agressões da babá - Reprodução de TV

Nas imagens registradas pelas câmeras, Francisca Barbosa aparece puxando com força e repetidas vezes o cabelo da menina, que chora com as agressões. Em outro trecho, a babá fura duas vezes a perna da menina com um palito de madeira.

" Milha filha estava chorando e quando ele perguntou, ela disse que a pessoa tinha batido nela "

- Milha filha estava chorando e quando ele perguntou, ela disse que a pessoa tinha batido nela - contou a mãe.

A bancária ficou chocada com as cenas gravadas.

- Presenciei absurdos. Desde agressões físicas a palavras de baixo calão. Desde falta de higiene à falta de cuidado - contou a bancária.

A mãe do bebê dá um conselho para que o episódio não se repita.

- Meu alerta vai para todos aqueles que são pais, mães que têm que sair, que têm que deixar seus filhos sob a responsabilidade de uma outra pessoa. Que nunca deixem eles sozinhos e se for realmente uma necessidade que se cerque de tecnologia para acompanhar o dia-a-dia dos filhos - advertiu a mãe.



http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/09/24/baba_que_agrediu_crianca_de_dois_anos_em_recife_diz_estar_arrependida-548355337.asp






terça-feira, 23 de setembro de 2008

Menino de 9 anos morre ao cair da janela do nono andar de prédio






Rodrigo Ferreira, Diário de S.Paulo

Prédio na Rua dos Andradas, onde menino de 9 anos caiu -  Foto Ricardo Bakker, Diário de S.Paulo

SÃO PAULO - O menino Henrique Teodoro Bezerra Lopes, de 9 anos, morreu na tarde desta segunda-feira depois de cair da janela do nono andar do prédio onde morava, na Rua dos Andradas, na região central de São Paulo. O garoto estava sozinho no apartamento 92, onde vivia com a avó materna e a mãe, a policial civil Josely Maria Bezerra. A tela de proteção da janela havia sido retirada para reforma da fachada do prédio.

O pai da criança, o também policial civil Wagner Luis Santos Lopes, não vive com Josely e mora na zona leste.

O acidente aconteceu pouco antes das 17h. O vendedor João Carlos Sousa Costa, de 46 anos, trabalha numa loja ao lado do prédio e viu o momento que o garoto caiu da janela.

- Foi horrível, o corpo despencou, bateu nos fios de alta tensão e depois foi de cara no chão. Ele nem se moveu mais - diz João, ainda chocado com a cena. Foi ele quem ligou para o telefone 190, da Polícia Militar.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou Henrique até a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, mas o menino morreu durante o trajeto. O enterro deve acontece nesta terça-feira.

Sem proteção

Ainda chocado pela perda do filho, Wagner Luis afirmou ao jornal Diário de S.Paulo que a tela de proteção da janela do apartamento foi retirada recentemente e já deveria ter sido colocada de volta.

- Só tenho uma coisa para dizer. Sempre teve tela de proteção. A empresa que fez a restauração da fachada do edifício arriou a tela de proteção. Eles deviam ter colocado de volta, mas não apareceram para fazer o serviço - desabafou, sem informar o nome da empresa.

Ele contou que dificilmente visitava o filho no apartamento da ex-mulher e não sabe como a queda pode ter ocorrido. A família preferiu não doar as córneas do filho. A mãe da criança não quis falar com a imprensa.

Quedas têm sido freqüentes neste ano

Queda de crianças têm sido freqüentes nos últimos meses. No início de setembro, Alcides Fortunato Júnior, de 3 anos, caiu do sexto andar do Edifício Andorinhas, no Centro. A cama dele ficava encostada na janela, que não tinha grade. A criança estava com o irmão, que havia descido até a portaria, onde a mãe trabalha, para avisá-la que Alcides já havia dormido.

Em maio, João Vitor Tavares Barros, de 3 anos, caiu da janela da sala do apartamento onde morava, no terceiro andar do Conjunto Habitacional Santa Etelvina, em Cidade Tiradentes, Zona Leste da capital. A tela havia sido retirada para ser lavada.

Em fevereiro, outro menino de 3 anos caiu da janela do quarto andar do prédio onde morava, no Brás, Zona Leste. Mas, por sorte, sofreu só escoriações.

No final de agosto, o bebê Cauã Filipe Massaneiro, de 1 ano e meio, também sobreviveu à queda do terceiro andar de um prédio em Recife. Ele despencou por cerca de 10 metros, mas sua fralda descartável enganchou nos grampos de segurança do muro, amortecendo a queda. Ele teve fratura no fêmur.

Em março, para tentar salvar o filho Kayke, de 2 anos, uma mãe jogou a criança do terceiro andar de um conjunto habitacional em Cidade Tiradentes. O menino despencou da janela diretamente nos braços de um vizinho. Kayke saiu praticamente ileso da queda de 13 metros de altura.



http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/09/23/menino_de_9_anos_morre_ao_cair_da_janela_do_nono_andar_de_predio-548338623.asp







segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Após prisão, George Michael pede desculpas aos fãs





Ator foi detido na última sexta-feira (19) por posse de drogas

Quem Online

People

Depois de ser detido por posse de drogas na sexta-feira (19), George Michael pediu desculpas aos seus fãs através de um comunicado. “Quero pedir perdão ao meu público por decepcioná-los outra vez, e prometer que vou me recuperar. Peço desculpas a todos por tudo que aconteceu”.

O cantor foi preso depois de ser pego supostamente com crack e cocaína, em um banheiro público na região de Hampstead Heath, Londres, como informou a polícia. Se for condenado, George Michael pode pegar até sete anos de prisão, além de ter que pagar multas.

Esta não foi a primeira vez que Michael esteve envolvido com drogas. Em 2007 ele teve a carteira de motorista apreendida, após dirigir sob o efeito de substâncias ilícitas.




http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI12989-9531,00-APOS+PRISAO+GEORGE+MICHAEL+PEDE+DESCULPAS+AOS+FAS.html







domingo, 21 de setembro de 2008

Autônomos baianos estão ganhando mais, diz PNAD

Envie um e-mail para mim!





Da Redação, com informações do Bahia Meio Dia
redacao@portalibahia.com.br

Assista ao vídeo desta matéria

Os baianos que trabalham por conta própria, os chamados autônomos, estão ganhando mais. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada esta semana pelo IBGE. Apesar disso, o salário ainda fica abaixo da média nacional.

Outros dados também chamam a atenção para as mudanças ocorridas nos últimos anos. Na Bahia, o número de pessoas com computador e acesso à internet subiu, mas este percentual ainda é a metade do que foi registrado no país. Segundo o IBGE, na Bahia, 16,8% das pessoas são analfabetas, enquanto no Brasil, a média é de 9,9%.


Comerciantes vendem água de forma irregular
Cofrinhos 'tiram' moedas de R$ 1 do mercado

Em compensação, o número de crianças entre 4 e 5 anos que estão freqüentando a escola é maior do que a média nacional. Aqui no estado, o índice é de 73,3%. No Brasil, 70,1%. Com relação aos bens duráveis, a pesquisa mostra que o baiano está comprando mais. Em 2006, 70,4% tinham geladeira em casa. Em 2007, o número subiu para 73,9%.

Com relação às casas com computadores que têm acesso à internet na Bahia, o índice também subiu: de 7,5% para 10,2%. Mesmo assim, a Bahia ainda está bem abaixo da média da população brasileira, que ficou em torno de 20%.

A pesquisa ainda revela outros dados. 5,3 milhões de baianos têm alguma ocupação. Desse total, 30% trabalham por conta própria. E a renda dessas pessoas cresceu 18,36% na Bahia em relação aos dados de 2004. Apesar disso, o crescimento ainda é menor do que a média nacional, de 19%.

Na região metropolitana e em Salvador o aumento foi bem maior: 41%. Os resultados da pesquisa mostram que a renda média do trabalhador autônomo é de R$ 607, enquanto a média do Brasil ficou em R$ 863.




http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=186843&id_secao=31









sábado, 20 de setembro de 2008

Chavez afirma que Human Rights Wacht faz 'trabalho sujo dos ianques'

Envie um e-mail para mim!





Presidente venezuelano Hugo Chávez duarnte cerimônia no Palácio Miraflores, em Caracas

©2008 Google - Map data ©2008 LeadDog Consulting, Europa Technologies - Terms of Use



CARACAS (AFP) — O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que ordenou pessoalmente a expulsão do país de dois ativistas da Human Rights Watch (HRW), e acusou a organização de defesa dos direitos humanos de "fazer o trabalho sujo dos ianques".

A chancelaria venezuelana comunicou na noite de quinta-feira a expulsão do diretor para as Américas da HRW, o chileno José Miguel Vivanco, e de seu assessor, o americano Daniel Wilkinson, que apresentaram em Caracas um relatório criticando a situação dos direitos humanos na Venezuela.

"Ontem chegou à Venezuela um destes personagens que andam fazendo o trabalho sujo dos ianques e começou a dar declarações, então chamei o chanceler e lhe disse: expulse-o daqui", revelou Chávez sobre Vivanco, durante um ato público no estado de Guárico, 80 km a sudoeste de Caracas.

"Não vamos permitir que estrangeiros venham aqui para julgar o povo venezuelano", disse o presidente para milhares de partidários que assistiam a um comício para as eleições regionais e municipais de novembro próximo.

Chávez reafirmou que o governo americano está por trás de um complô para derrubá-lo e assassiná-lo, e que a visita dos representantes da HRW à Venezuela faz parte deste plano.

"O presidente dos Estados Unidos (George W. Bush) está desesperado porque sabe que tem os dias contados e trata de fazer qualquer coisa para incendiar não apenas a Venezuela, mas todo o continente".

O relatório apresentado por Vivanco, chamado de "Uma década do governo Chávez: intolerância política e oportunidades perdidas para o progresso dos direitos humanos", acusa o governo venezuelano de manipular o Poder Judiciário e de enfraquecer o sistema democrático.

Segundo o ministro venezuelano de Comunicações e Informação, Andrés Izarra, a "Human Rights Watch é uma ferramenta ativa no processo de desestabilização" e está ligada aos setores golpistas.

A HRW, que tem sede em Washington, "é uma organização de fachada dos interesses mais bastardos da oligarquia venezuelana e do imperialismo americano", e o governo Chávez não vai "tolerar mais este tipo de ingerência".

Vivanco, que seguiu de Caracas para São Paulo, disse nesta sexta-feira à AFP que sua expulsão é algo "muito grave", que estabelece "um precedente muito negativo e envia uma mensagem para intimidar os que se dedicam a promover e defender os direitos humanos na Venezuela".

O diretor-executivo da HRW, Kenneth Roth, destacou em um comunicado que "Chávez pode ter expulso o mensageiro, mas, simplesmente, reforçou a mensagem de que as liberdades civis na Venezuela estão em perigo".




http://afp.google.com/article/ALeqM5g6r-Se1VC7NaHxVmMuyeIfG_uCCA





sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Mulher de surfista morto diz que marido continuaria se arriscando





Amigos e parentes fizeram homenagem para Tony Vilela na praia.
Ele desapareceu após salvar outros dois surfistas no domingo (14).

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Tribuna


A mulher do artesão e surfista Tony Villela, Caroline Uedo, disse nesta quinta-feira (18) que o marido continuaria se arriscando para salvar quem precisasse de ajuda se estivesse vivo. Amigos e parentes do surfista fizeram uma homenagem no Guarujá, no Litoral Sul de São Paulo.

"Ele faria de tudo, com certeza. Ele sempre queria ajudar. Ele sempre falava para a gente fazer o bem, para tratar bem as pessoas", contou Caroline, muito emocionada.

A cerimônia reuniu amigos e parentes na Praia das Pitangueiras. Tony, de 32 anos, sumiu no mar no domingo (14) após salvar outros dois surfistas. O corpo só foi encontrado na quarta-feira (17) na Praia da Enseada, perto da Pitangueiras.

A feira de artesanato onde o surfista trabalhava não abriu. Na barraca onde ele fazia tatuagens, ficaram os desenhos e a prancha. Para homenagear Tony, os amigos pintaram os corpos e fizeram uma oração.

A mulher do surfista também contou que pretende continuar os projetos ambientais do marido “Têm projetos para limpeza de mangues, ele participava de limpeza de ilhas costeiras. Tudo o que dava para ele fazer para ajudar ele sempre fazia”, contou.



http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL765898-5605,00-MULHER+DE+SURFISTA+MORTO+DIZ+QUE+MARIDO+CONTINUARIA+SE+ARRISCANDO.html










quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Saiba como proteger crianças de negligência e maus tratos







Por: globo.com

O caso dos dois meninos que foram assassinados em São Paulo levantou a questão de como a Justiça deve agir quando menores são negligenciados ou sofrem maus tratos em casa.

Até então, acreditava-se que a Justiça tinha meios para evitar que crimes como esse voltassem a acontecer, como no caso dos meninos de Ribeirão Pires (SP).

Quando duas crianças sozinhas pela rua, são encontradas pela polícia e dizem que não querem voltar pra casa. Qual o procedimento padrão?

Elas são levadas para a delegacia. O delegado chama o Conselho Tutelar, que normalmente encaminharia as crianças para um abrigo. Mas cada caso é um caso, não existe uma regra.

“A dinâmica das famílias é muito complexa para você poder analisar de fora. Cada caso vai tendo um elemento. Aquelas violências que deixam marcas e deixam a lesão são de mais fácil percepção. Agora, a negligência, as ameaças e a violência psíquica são de mais difícilaferição”, explica Eduardo Dias de Souza Ferreira, assessor de Direitos Humanos da Promotoria de São Paulo.

No caso dos meninos de Ribeirão Pires, mortos e esquartejados pela madrasta, que confessou o crime e alegou ter recebido ajuda do próprio pai dos meninos, os procedimentos seguiram uma lógica própria.

A conselheira tutelar que atendeu o caso decidiu encaminhar os meninos de volta pra casa e não para um abrigo. “É um caso de comoção. Evidentemente, em algum momento houve uma falha para chegar nessa situação de tragédia. Vai ter que se apurar aonde que nesse meio se falhou e quem falhou. Isso tem que ser apurado”, afirma Vitor Benez Tegler, coordenador permanente de garantia direitos e conselhos.

“A vontade do legislador é que a criança sempre volte para a sua família natural”, declara Eduardo Dias de Souza Ferreira, assessor de Direitos Humanos da Promotoria de São Paulo.

Quando uma criança está internada em um abrigo, para que ela volte para casa o que normalmente acontece é o seguinte: baseado em relatórios técnicos de psicólogos e de assistentes sociais do judiciário e do abrigo, o promotor público faz um parecer. Com base nesse parecer, o juiz dá a sentença.

“Do ponto de vista da área da infância e juventude, o conselho tutelar vai analisar cada órgão, as suas praticas e o que foi que aconteceu ali. Verifica se algo poderia ter sido feito para evitar essa fatalidade”, diz Eduardo Dias.

A madrasta e o pai dos meninos passam por exame de corpo de delito hoje. A polícia quer saber se eles têm arranhões ou algum sinal de luta. Ainda essa semana, deve acontecer a reconstituição do crime.






www.badaueonline.com.br/2008/9/10/Pagina35500.htm






terça-feira, 9 de setembro de 2008

McLaren apela contra punição a Hamilton na Bélgica






da Folha Online

A equipe McLaren apresentou nesta terça-feira uma apelação formal contra a decisão dos comissários do GP da Bélgica, no domingo, de punir o piloto inglês Lewis Hamilton com a perda de 25 segundos na classificação da etapa do Mundial de F-1.

Hamilton, que lidera a temporada 2008 da categoria, havia vencido a prova disputada no circuito de Spa-Francorchamps, mas acabou caindo para a terceira colocação após ser punido. Com isso, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, herdou a vitória e o alemão Nick Heidfeld, da BMW, subiu para o segundo lugar.

"Depois de manifestarmos nossa intenção de apelar contra a sanção imposta pelos comissários da FIA no GP da Bélgica-2008, confirmamos que apresentamos uma reclamação formal", diz comunicado oficial emitido pela escuderia britânica.

Roland Weihrauch/07.set.2008/Efe
Inglês Lewis Hamilton (centro) festeja vitória no GP da Bélgica para, momentos depois, ser punido e cair para o 3º lugar.
Piloto inglês Lewis Hamilton (centro) festeja vitória no GP da Bélgica para, momentos depois, ser punido e cair para o terceiro lugar.

A polêmica ocorreu a três voltas do fim, quando Hamilton tentou ultrapassar o finlandês Kimi Raikkonen pela liderança. Depois de frearem lado a lado, o piloto da McLaren perdeu a trajetória e cortou a chicane, retornando à pista na frente do ferrarista.

Na seqüência, Hamilton cedeu sua posição para Raikkonen, como obriga a regra da categoria em casos de "corte" de chicane, para, momentos depois, recuperá-la.

Segundo os comissários Nicholas Deschaux, presidente da confederação francesa de automobilismo, Surinder Thatthi, da confederação dos países africanos, e Yves Bacquelaine, presidente da Sociedade de Promoção do Circuito de Spa-Francorchamps, o piloto inglês não devolveu corretamente a liderança para o finlandês e se aproveitou da situação para "armar o bote" que o colocaria na primeira colocação.

O resultado deixou a disputa pelo título de F-1 mais concentrada em Massa (vice, com 74 pontos) e Hamilton (líder, com 76), já que Raikkonen agora é o quarto, 19 pontos atrás do líder --o polonês Robert Kubica, da BMW, está um ponto à frente.

Com agências internacionais e Folha de S.Paulo






www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u442991.shtml






segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Rihanna muda penteado e aparece no VMA






Cantora surgiu com uma mecha loira na premiação

Quem Online

AP Photo
Rihanna no VMA 2008: pernas de fora e mecha loira chamaram a atenção dos flashes
Tem quem ache a cantora Rihanna brega, é verdade. Mas a estrela da música americana está sempre inventando moda. Prova disso foi seu novo penteado, exibido no domingo (7) quando participou do Video Music Awards, em Los Angeles.

Logo no tapete vermelho foi possível ver a mudança: ela surgiu com uma mecha loira, em um tom bem claro, na parte da frente de sua franja. A cor contrastou com o resto do cabelo da cantora e ajudou a chamar a atenção para seu look na premiação.

JUNTOS, MAS NÃO ASSUMIDOS
Fotografados constantemente em momentos românticos, Rihanna e o rapper Chris Brown seguem mantendo a política de não assumir publicamente o namoro entre eles. Prova disso aconteceu durante a festa do VMA. O rapper era um dos mais animados enquanto a cantora apresentava seu show. No entanto, quando subiu ao palco para levar a estatueta de Melhor Vídeo Masculino, Chris agradeceu a todos – desde sua família até a equipe de trabalho –, mas não mencionou o nome de Rihanna.





http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI12104-8197,00.html




domingo, 7 de setembro de 2008

Furacão Ike regride para categoria 3 antes de atingir Cuba






da Folha Online

O Ike teve a velocidade de seus ventos reduzida para 195 km/h na noite deste domingo, o que implica em sua reclassificação como um furacão categoria três antes de atingir Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. O Ike era considerado um furacão categoria 4 da escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5.

Os ventos do Ike foram de 215 km/h para 195 km/h e, conforme se aproxima de Cuba, podem acontecer novas oscilações na intensidade, embora seguirá sendo um furacão forte.

Em sua passagem pelo sudeste das Bahamas, Ike provocou grandes danos nas ilhas de Inagua e de Turcas e Caicos e quase 80% dos imóveis da região foram danificados.

AP/Noaa
Em imagem de satélite deste domingo, furacão Ike pode ser visto no canto direito, seguindo na direção de Cuba e do golfo do México
Em imagem de satélite deste domingo, furacão Ike pode ser visto no canto direito, seguindo na direção de Cuba e do golfo do México

As autoridades locais consideram que não se conhecerá com exatidão a magnitude da devastação até segunda-feira, uma vez que tenha passado definitivamente o ciclone.

As fortes chuvas causadas por Ike no Haiti mataram ao menos 48 pessoas na madrugada de sábado para domingo. Essa é a quarta tempestade tropical a afetar o país caribenho nas últimas semanas.

A soma dos mortos em cada fenômeno passa de 500. As plantações do Haiti também foram severamente afetadas, o que agrava ainda mais a crise local desencadeada pela alta no preço dos alimentos.

O próximo país na rota de Ike é Cuba, onde o olho do furacão chegará na madrugada de segunda-feira.

Cuba

Ike atravessará praticamente toda a ilha de leste a oeste e seguirá depois uma trajetória para o golfo do México em direção ao Texas, segundo projeções do NHC.

Brennan Linsley/AP
Inundação na ilha de Providenciales durante a passagem do furacão Ike neste domingo; população buscou refúgio em abrigos
Inundação na ilha de Providenciales durante a passagem do furacão Ike neste domingo; população buscou refúgio em abrigos

Diante da gravidade do perigo, as autoridades cubanas estão retirando hoje centenas de milhares de habitantes de áreas ameaçadas por inundações em Províncias orientais e centrais que serão afetadas a partir da próxima noite, e durante dois dias, por Ike.

As regiões mais ao sul do Estado da Flórida talvez sintam os efeitos das intensas chuvas e dos ventos causados pelo furacão, mas provavelmente não sofrerão impacto tão forte do fenômeno, segundo a trajetória prevista pelos especialistas.

O governo de Cuba ampliou o aviso de furacão (passagem em 24 horas) para as Províncias de Villa Clara, Sancti Spiritus e Cienfuegos, e está vigente também para Camagüey e Ciego de Ávila, incluindo Guantánamo, Santiago de Cuba, Holguín, Las Tunas e Granma

As autoridades cubanas emitiram também uma vigilância de furacão (passagem em 36 horas) para as Províncias de Matanzas e Havana.

Lynne Sladky/AP
Idosos de asilo aguardam para entrar em ônibus que irá levá-los do sul da Flórida ante a ameaça apresentada pelo furacão Ike
Idosos de asilo aguardam para entrar em ônibus que irá levá-los do sul da Flórida ante a ameaça apresentada pelo furacão Ike

Foi emitida uma vigilância de furacão para algumas regiões no Estado da Flórida, de Ocean Reef ao sul, incluindo Dry Tortugas.

A ilha de Andros, nas Bahamas, e as ilhas Cayman também estão sob alerta de furacão.

O olho do furacão, o quinto da temporada atlântica, estava localizado às 18h de Brasília próximo da latitude 21,1 graus norte e da longitude 74,6 graus oeste, a 120 km do nordeste de Guantánamo (Cuba).

Ike se movimenta em direção oeste a 22 km/h e espera-se que mude sua rota na segunda-feira para oeste-noroeste.

Os especialistas advertiram as povoações de Bahamas, Cuba e sul da Flórida sobre a extrema periculosidade deste furacão.




www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u442387.shtml






sábado, 6 de setembro de 2008

Corpo de Fernando Torres é cremado

Envie um e-mail para mim!





Cerimônia em homenagem ao ator foi restrita a familiares e amigos.
Torres morreu em casa, na quinta-feira (4), em Ipanema, aos 80 anos.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio

O corpo do ator Fernando Torres foi cremado por volta das 15h desta sexta-feira (5), do Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio.

Seu corpo foi levado para o forno crematório por volta das 14h, onde foi celebrado uma cerimônia. Segundo testemunhas, os filhos Cláudio e Fernanda Torres agradeceram a presença de todos e disseram que ninguém deveria ficar triste, porque o pai não gostaria.

Corpo chegou na manhã

O corpo do ator chegou à capela às 10h30. Logo em seguida, chegou o filho de Fernando, o diretor Cláudio Torres, que muito nervoso, pediu que os jornalistas deixassem a capela.

O ator Ítalo Rossi, amigo de Fernando Torres por 50 anos, compareceu.

"É uma perda irreparável", disse o ator.

Também estavam presentes os atores Tony Ramos, Cláudia Abreu, Otávio Augusto, Nathália Timberg, Sérgio Britto e Vinícius de Oliveira. O diretor Walter Salles e o escritor de novelas Sílvio de Abreu também chegaram para a cerimônia, assim como a carnavalesca e cenógrafa Rosa Magalhães.

Tony Ramos disse que o ator vai continuar vívo, sempre presente na memória. Sérgio Britto lembrou que ultimamente estava muito em contato com o ator devido à peça que está ensaiando com Fernanda Montenegro. Ele lembrou que Fernando, apesar de estar sofrendo muito com a doença - enfisema pulmonar - se esforçava para não demonstrar dor.

"Ele sofria em silêncio. Era um valente. Nunca demonstrava sensação de dor", disse Britto.

Torres morreu em casa, na tarde de quinta-feira (4), em Ipanema, na Zona Sul do Rio, aos 80 anos.

Leia também:

- Colegas de teatro e televisão lamentam morte de Fernando Torres

- Ministério da Cultura divulga nota

- Veja imagens da vida e obra de Torres

- Confira os vídeos históricos


Além de ser casado com Fernanda Montenegro, ele era pai de Fernanda Torres e do cineasta Cláudio Torres. O ator deixa também três netos.

Fernando estreou no teatro em 1949, atuando em "A Dama da Madrugada", de Alejandro Casona.

Em 1952, se casou com a também atriz Fernanda Montenegro, a quem tinha conhecido na época em que foi locutor.

Nos anos de 1956 a 1958, trabalhou no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), como ator e como assistente de direção, e assina pela primeira vez a direção de um espetáculo em "Quartos Separados", 1958.

Em 1959, fundou com Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Gianni Ratto, o Teatro dos Sete, onde atuou principalmente como produtor. Ainda na companhia, dirigiu “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, 1961, sendo premiado como diretor revelação.

Seu último trabalho no cinema foi sob a direção do filho Cláudio em "Redentor", de 2004, quando atuou ao lado da esposa, Fernanda Montenegro - veja a entrevista de Fernanda Montenegro para o RJ TV sobre o filme. Em "2000", ele fez uma participação especial na novela "Laços de Família".

Trabalhos na TV e cinema

Além de "Laços...", Fernando trabalhou em mais sete novelas na TV Globo. Em 1971, fez “Minha Doce Namorada”; em 1981, “Baila Comigo”; no mesmo ano, “Terras do Sem Fim” ; no ano seguinte, atuou em “Sétimo Sentido”; em 1983, “Louco Amor”; 1984 foi a vez de “Amor com Amor se Paga”; e em1997, contracenou com a mulher em “Zazá”.

Na antiga TV Rio, fez as seguintes novelas: 1963 - “Pouco Amor Não é Amor”; 1963 - “A Morta Sem Espelho”; 1964 - “Vitória”; 1965 - “Paixão de Outono” (foi o diretor).

Já na extinta TV Excelsior, fez em 1969, “Dez Vidas”. Na também extinta TV Tupi, trabalhou em 1970 - “A Gordinha”- e, no mesmo ano, “Simplesmente Maria”. Dirigiu para a TV Record, em 1968, “Ana”. Fez outros trabalhos em TV: 1982 - Caso Verdade: "A volta por cima" e 1983 - Quarta Nobre: “A Dama das Camélias”.


Além do filme do filho, Fernando Torres atuou em, pelo menos, 18 outros filmes, entre eles: “Engraçadinha Depois dos Trinta”, “A Penúltima Donzela”, “Golias Contra o Homem das Bolinhas”, “Os inconfidentes”, “O Beijo da Mulher Aranha”, “A Ostra e o Vento”.




http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL749741-7084,00-CORPO+DE+FERNANDO+TORRES+E+CREMADO.html






sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Opinião de programador: O Google Chrome é tudo isso?

Envie um e-mail para mim!





Blogueiro e desenvolvedor Neil McAllister afirma que o novo Chrome define um novo padrão para a web.

Por Infoworld, EUA


Não dá para negar que o Google Chrome foi lançado em um momento oportuno.

Ele é muito mais do que um navegador. Ele representa a última ação do Google na discussão sobre padrões e melhores práticas para da web como uma plataforma de aplicações. Hoje, ele pode ser a oferta mais importante da companhia desde o Gears.

Você já baixou o navegador Google Chrome?

"O Google Chrome e o Gears entram na web de duas direções. O navegador é um esforço para fazer a web melhor para os usuários. O Gears quer fazer a web melhor para os programadores," disse Adam Goodman no quadrinho de Scott McCloud que apresentou o Chrome.

Para nossa sorte, o Google Chrome chega com todas as funções do plug-in do Gears para o Firefox e o Internet Explorer. Ele é, inclusive, mais rápido do que os rivais.

Mas não acho que só os usuários ganham com o Chrome. Existem muitas coisas que vão agradar os desenvolvedores também.

Esquentando os motores
Pode não ter surpreendido ninguém a decisão do Google de usar o motor de renderização do WebKit HTML, mas isso é significativo. O WebKit, uma versão melhorada do projeto open source KHTML, é um motor de renderização usado pela Apple no Safari. É também o motor usado no iPhone e no Google Android, duas das mais importantes plataformas móveis hoje.

Ou seja, o Google Chrome não significa um navegador diferente para se suportar. Na verdade, é um novo voto para fazer do WebKit o preferido para desenvolvimento web.

E o WebKit não foi escolhido só por ser popular. Ele também é muito rápido. As páginas carregam, em geral, mais rapidamente no Chrome do que no Firefox 3. Mais ainda, o WebKit lidera na corrida de compliance com padrões web (o Opera está próximo em segundo).

Quanto mais programadores apostarem em códigos completamente compliance, mais estaremos livres de truques não documentados e hacks para determinados tipos de navegadores.

E não é só isso. Chrome tem destaque também com o motor de execução de códigos V8, melhor até do que o TraceMonkey do Firefox. A maneira do Chrome lidar com JavaScript significa rodar aplicações web com velocidade incrível.

Mas o V8 é também um ambiente apropriado para máquinas virtuais, capaz de realizar múltiplas threads e gerenciar a memória melhor do que qualquer implementação JavaScript. Para os desenvolvedores, isso só solidifica a posição do JavaScript como uma legítima plataforma para desenvolvimento de aplicações.

O Google Chrome está, realmente, um passo à frente no projeto de criar o melhor software cliente para uma plataforma de aplicações na web.

A Google não precisa que o Chrome seja um matador de Firefox ou mesmo ter a liderança no setor de navegadores. O importante é que o Chrome vai nos manter debatendo - e isso vai ajudar a levar a web para frente.

Agora é o momento de discutirmos novos padrões e práticas para a web. Neste debate, o Google está claramente na ponta da mesa.


Não dá para negar que o Google Chrome foi lançado em um momento oportuno.

Ele é muito mais do que um navegador. Ele representa a última ação do Google na discussão sobre padrões e melhores práticas para da web como uma plataforma de aplicações. Hoje, ele pode ser a oferta mais importante da companhia desde o Gears.

Você já baixou o navegador Google Chrome?

"O Google Chrome e o Gears entram na web de duas direções. O navegador é um esforço para fazer a web melhor para os usuários. O Gears quer fazer a web melhor para os programadores," disse Adam Goodman no quadrinho de Scott McCloud que apresentou o Chrome.

Para nossa sorte, o Google Chrome chega com todas as funções do plug-in do Gears para o Firefox e o Internet Explorer. Ele é, inclusive, mais rápido do que os rivais.

Mas não acho que só os usuários ganham com o Chrome. Existem muitas coisas que vão agradar os desenvolvedores também.

Esquentando os motores
Pode não ter surpreendido ninguém a decisão do Google de usar o motor de renderização do WebKit HTML, mas isso é significativo. O WebKit, uma versão melhorada do projeto open source KHTML, é um motor de renderização usado pela Apple no Safari. É também o motor usado no iPhone e no Google Android, duas das mais importantes plataformas móveis hoje.

Ou seja, o Google Chrome não significa um navegador diferente para se suportar. Na verdade, é um novo voto para fazer do WebKit o preferido para desenvolvimento web.

E o WebKit não foi escolhido só por ser popular. Ele também é muito rápido. As páginas carregam, em geral, mais rapidamente no Chrome do que no Firefox 3. Mais ainda, o WebKit lidera na corrida de compliance com padrões web (o Opera está próximo em segundo).

Quanto mais programadores apostarem em códigos completamente compliance, mais estaremos livres de truques não documentados e hacks para determinados tipos de navegadores.

E não é só isso. Chrome tem destaque também com o motor de execução de códigos V8, melhor até do que o TraceMonkey do Firefox. A maneira do Chrome lidar com JavaScript significa rodar aplicações web com velocidade incrível.

Mas o V8 é também um ambiente apropriado para máquinas virtuais, capaz de realizar múltiplas threads e gerenciar a memória melhor do que qualquer implementação JavaScript. Para os desenvolvedores, isso só solidifica a posição do JavaScript como uma legítima plataforma para desenvolvimento de aplicações.

O Google Chrome está, realmente, um passo à frente no projeto de criar o melhor software cliente para uma plataforma de aplicações na web.

A Google não precisa que o Chrome seja um matador de Firefox ou mesmo ter a liderança no setor de navegadores. O importante é que o Chrome vai nos manter debatendo - e isso vai ajudar a levar a web para frente.

Agora é o momento de discutirmos novos padrões e práticas para a web. Neste debate, o Google está claramente na ponta da mesa.



http://computerworld.uol.com.br/infra_estrutura/2008/09/05/opiniao-de-programador-o-google-chrome-e-tudo-isso/




quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Avião que derrapou em Congonhas é içado e retirada demora 10 horas





Avião que derrapou em Congonhas é içado e retirada demora 10 horas





Fabiana Parajara, O Globo Online, Diário de S.Paulo, Bom Dia S.Paulo

Avião bimotor foi içado na madrugada desta quinta - Lawrence Bodnar -  Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - Após 10 horas de trabalhos, o bimotor que derrapou no Aeroporto de Congonhas foi amarrado com uma cinta e içado às 4h desta quinta. Os bombeiros tiveram de jogar água na aeronave para evitar risco de explosão, já que ainda havia combustível no tanque. Abastecida, ela pesa 5 toneladas. Uma pane no motor esquerdo pode ter causado a derrapagem, mas as causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela Aeronáutica. O avião bateu no muro de proteção e por pouco não caiu na Avenida Washington Luiz, no mesmo lugar onde o Airbus da TAM cruzou a via e explodiu no prédio da TAM Express, matando 199 pessoas em julho do ano passado. (Veja fotos do acidente)

A Líder Táxi Aéreo informou que o bimotor pertence à Ultrafarma e estava sendo operado por pilotos da própria empresa de venda de medicamentos quando se acidentou. Em entrevista ao SPTV, o presidente da Líder afirmou que a Ultrafarma estava adquirindo uma aeronave mais nova de sua empresa e que o bimotor seria aceito como parte do pagamento. A negociação teria ocorrido há seis dias.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não há registro da negociação entre as duas empresas e que a Ultrafarma é, oficialmente, a dona da aeronave. O presidente da Líder diz que a propriedade é da Ultrafarma, assim como a posse.

- Íamos aceitar a aeronave usada na venda da aeronave nova - afirmou o presidente da Líder, acrescentando que a responsabilidade da operação ainda era da Ultrafarma.

O avião foi levado a um hangar da Líder e ainda não é possível saber se conseguirá voar de novo. Parte dele está coberta por lona e o bico, amassado após bater no muro de contenção do aeroporto, está envolto por saco plástico preto.

Avião ficou preso ao muro

A aeronave ficou mais de 14 horas apoiada no muro e foi retirada às 4h desta quinta por um guindaste, içada. A empresa optou por içar com um guindaste para evitar mais danos à aeronave, que teria de ser arrastada de volta à pista. No acidente, o trem de pouso, o bico e as hélices da aeronave quebraram e houve vazamento de combustível.

Três pessoas ficaram feridas no acidente. A Anac informou que o avião estava com a manutenção em dia e que não havia problema com a certificação da tripulação.

O vôo que, sairia de Congonhas com destino a São José dos Campos, no Vale do Paraíba, era o primeiro após uma manutenção no bimotor. O piloto chegou a tirar os pneus do asfalto, mas a aeronave teria puxado para o lado esquerdo. Hadi Sami abortou a decolagem e a aeronave acabou batendo no muro de proteção.O muro de contenção do aeroporto ficou levemente danificado. Um cano de água foi rompido no acidente e há vazamento de água no muro.

Segundo a Secretaria Municipal de saúde, o piloto Hadi Sami Yones, 41 anos, o passageiro Ronaldo Mendes da Silva, 38 anos, e o co-piloto Maurício Gomes Dias, de 33 anos, foram atendidos no Hospital Saboya e tiveram ferimentos leves

- Ouvi um barulho muito forte - diz Reinaldo Marques, assistente social, que viu o acidente.

O acidente ocorreu às 14h36m e prejudicou as operações do aeroporto. A pista auxiliar ficou uma hora fechada e foi reaberta às 15h37m. A pista principal só foi reaberta às 16h. Os vôos entre São Paulo e Rio de Janeiro ficaram suspensos por mais de uma hora.

O acidente causou enorme congestionamento na Avenida Washington Luis e no corredor da Avenida 23 de Maio. A aeronave ficou na grama da cabeceira da pista e atraiu a curiosidade dos motoristas, piorando a lentidão. No aeroporto, nos guichês das companhias, longas filas se formaram por passageiros em busca de informações.

No início da manhã desta quinta, a curiosidade de quem passava diante do aeroporto ainda era grande. Muitos tentavam ver o local do acidente.




http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/09/04/aviao_que_derrapou_em_congonhas_icado_retirada_demora_10_horas-548084277.asp







quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Navio cargueiro que encalhou em banco de areia na Baía de Guanabara se solta

Envie um e-mail para mim!





RIO DE JANEIRO – O navio cargueiro carregado de contêineres que encalhou na Baía de Guanabara, na manhã desta terça-feira, já se soltou por causa da elevação do nível do mar. A embarcação da companhia suíça MSC Pragui, de mais de 200 metros e de bandeira liberiana, ficou preso em um banco de areia na altura da Praça Mauá, zona portuária do Rio.

AE

Navio cargueiro ficou encalhado em um banco de areia na Baía de Guanabara

De acordo com a Companhia Docas, que administra o porto do Rio, o navio não seguiu a rota indicada e acabou saindo do canal de navegação. A Capitania dos Portos irá apurar os motivos que levaram ao erro. Entre as possíveis causas está uma manobra mal feita pelo prático do cargueiro.

Agentes da secretaria estadual do Ambiente sobrevoaram a baía para verificar a iminência de um acidente ambiental que poderia ser provocado pelo navio. Porém, nada foi constatado. De acordo com a Capitania dos Portos, que também fez a vistoria, a carga de contêineres carregada pelo navio não era tóxica ou explosiva.

A empresa MSC, proprietária do navio, informou à Docas que a profundidade da embarcação é de 11 metros, compatível com o canal de navegação da Baía. O navio seguia para o cais de São Cristóvão.

Veja também:

Leia mais sobre: navios encalhados




http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/02/navio_cargueiro_que_encalhou_em_banco_de_areia_na_baia_de_guanabara_se_solta_1622997.html





terça-feira, 2 de setembro de 2008

Rússia se sente vitoriosa com resultados de reunião européia




O premier russo, Vladimir Putin

©2008 Google - Map data ©2008 AND, Geocentre Consulting - Terms of Use









MOSCOU (AFP) — A Rússia deu a entender nesta terça-feira que se sente vitoriosa com os resultados da reunião de cúpula da União Européia realizada na véspera, em Bruxelas, na qual os líderes do bloco se abstiveram de impor sanções em resposta à intervenção militar russa na Geórgia.

"Graças a Deus, o bom senso triunfou. Não vemos nenhuma conclusão ou proposta extrema e está muito bem assim", afirmou o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Em relação aos resultados concretos da cúpula, ou seja, o adiamento das negociações do acordo de cooperação ampliada Rússia-UE, a chancelaria se limitou a lamentá-los.

"É de lamentar a intenção de congelar as negociações sobre um novo acordo de associação, apesar de nos últimos dois anos a Rússia estar acostumada aos obstáculos artificiais à assinatura deste documento", afirma um comunicado do ministério russo das Relações Exteriores.

"Nossa associação com a UE não deve ser refém de divergências de opinião sobre esta ou aquela questão", acrescenta a nota, que também comemora a "atitude responsável" da UE de não ter adotado sanções econômicas.

"Nossa cooperação é mutuamente vantajosa e as vantagens são tão importantes que seria pelo menos imprudente questioná-la", afirma a chancelaria.

"Moscou está disposta a manter uma cooperação constructiva e leal".

"Claro que não podemos aceitar certas afirmações da declaração final da reunião, entre elas a tese sobre nossa 'reação desproporcional' à agressão cometida pela Geórgia", prossegue o comunicado.

"Porém, o essencial é que os países que pediram sanções ficaram em minoria e uma maioria dos países membros da UE deram mostras de responsabilidade e confirmaram a política de cooperação com a Rússia", completa.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, lamentou que a UE "não tenha compreendido totalmente" os motivos da ofensiva russa contra a Geórgia e do reconhecimento da independência de Ossétia do Sul e da Abkházia.

As discussões permanecerão suspensas até que as tropas russas se retirem totalmente da Geórgia, definiu a UE em uma reunião de cúpula extraordinária na segunda-feira em Bruxelas.

Para o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, em declarações ao canal de tv France 24, a decisão da UE de adiar as negociações é um passo muito importante, que demonstra que Moscou não dividiu a Europa.

"A Europa foi muito rápida e adotou um tom rígido pouco comum. Acho que foi um passo muito importante", afirmou Saakashvili. "A Rússia fracassou ao tentar romper essa unidade dentro da Europa", acrescentou.

Horas depois, Medvedev definiu Saakashvili como um "cadáver político" em uma entrevista transmitida pela televisão russa.

"Para nós, o atual regime georgiano acabou. O presidente Saakashvili não existe mais. Ele não passa de um cadáver político", disparou Medvedev.

A imprensa de Moscou, por sua vez, celebrou abertamente o suposto êxito do Kremlin por ter evitado as sanções européias e elogiou a "vitória diplomática" do governo.

O tablóide Tvoi Den afirma que a "Europa pode continuar sugando nosso petroléo e gás". Na primeira página foi publicada uma charge do premier britânico Gordon Brown, seu chanceler David Miliband e do presidente polonêo Lech Kaczynski com a legenda "A UE não se rendeu aos histéricos".

Já o Vremya Novostei afirmou que "a UE repreendeu a Rússia apenas com palavras".

Moscou espera que os problemas sobre a aplicação do acordo de paz negociado para solucionar o conflito com a Geórgia sejam examinados com detalhes na reunião da próxima saegunda-feira entre os presidentes russo, Dmitri Medvedev, e francês, Nicolas Sarkozy.

"O fato da UE não ter adotado sanções parece demonstrar, pelo menos até o momento, uma clara vitória dos partidários do diálogo com Moscou", destaca o jornal Rossiiskaya Gazeta.

"A dependência mútua entre a UE e a Rússia não deixa outra alternativa que a de desenvolver estreitas relações bilaterais. Isto foi confirmado novamente na reunião de Bruxelas", completa.




http://afp.google.com/article/ALeqM5iX5GCHuFAy23CcmzRzy-wiZzd8Bg






Google
 

Videos Engraçados