quinta-feira, 14 de maio de 2009

Senadores ouvirão presidente da Petrobras antes de decidir CPI

Envie um e-mail para mim!






Do Diário OnLine
Com Agência Senado

Antes de se decidir pela instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Petrobras e a ANP (Agência Nacional de Petróleo), o Senado vai convidar o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, a prestar informações em plenário. A decisão foi tomada, na manhã desta quinta-feira, pelos líderes do governo e da oposição, em reunião com o presidente da Casa, José Sarney.

Foi protocolado ontem requerimento para a instalação da CPI pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), junto com os presidentes dos três partidos de oposição - PSDB, DEM e PPS. O requerimento tem 32 assinaturas de senadores de cinco partidos.

Para o grupo, é necessária a instalação de uma comissão para investigar fraudes em licitações e denúncias de desvio de royalties de petróleo, além de irregularidades em contratos para a construção de plataformas e da refinaria Abreu e Lima (PE), problemas apontados pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União.

"Na medida em que Gabrielli venha para uma reunião dessas comissões e todas as indagações sobre a Petrobras possam ser respondidas, a CPI poderá ou não ser instalada", afirmou o líder do DEM, José Agripino, ao final da reunião de líderes.

De acordo com o líder do PMDB, Renan Calheiros, o propósito dos líderes é esclarecer tudo que poderia suscitar a criação de uma comissão de inquérito. "A CPI só tem sentido quando os fatos não estão sendo investigados. Se a apresentação dele esgotar o que querem saber não seria necessária a instalação da CPI, o que eu acho melhor neste momento que estamos vivendo de crise econômica", disse Renan.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que o governo tem participado de articulações para evitar a CPI. "A Petrobras não quer sonegar nenhuma informação, mas pra isto não é necessário fazer CPI. Basta uma comissão pública, ou uma reunião", disse o ministro. "A Petrobras comparecerá com seus diretores, quantas vezes necessário para prestar esclarecimentos", alegou. Segundo ele, isso é importante para que a empresa não sofra "arranhões" na sua imagem no Brasil e no exterior.




http://politica.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=5744375&titulo=Senadores+ouvirao+presidente+antes+de+decidir+sobre+CPI+da+Petrobras






Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados