quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ataque provoca mortes

Envie um e-mail para mim!






Pelo menos 30 pessoas perderam a vida depois da explosão de carro-bomba perto de prédios do governo

Homens armados detonaram ontem um carro-bomba perto de sedes da polícia e da agência de inteligência em Lahore, no Paquistão. A explosão matou pelo menos 30 pessoas e deixou 250 feridos.

O atentado foi um dos piores deste ano no Paquistão. O ministro de Interior, Rehman Malik, disse que o ataque pode ser uma retaliação à ofensiva do governo contra o Taleban, no Vale do Swat, no noroeste do país.

Segunda maior cidade do Paquistão, Lahore fica perto da fronteira com a Índia e é considerada uma metrópole liberal e cultural. Os ataques nesta área provocam o temor de que os militantes estejam se espalhando para além do noroeste, na fronteira com o Afeganistão, ameaçando desestabilizar mais o país, que possui armas nucleares.

O ataque de ontem foi o terceiro de grandes proporções em Lahore, nos últimos meses. Nenhum grupo havia reivindicado o atentado.

Dois suspeitos foram presos

A polícia anunciou a prisão de dois suspeitos. Um ministro do governo provincial do Punjab, Raja Riaz, disse que havia pelo menos nove policiais entre os mortos. Outro alto funcionárioo, Sajjad Bhutta, afirmou que mais de 250 pessoas ficaram feridas.

Um prédio da polícia ruiu com a explosão. Vários outros edifícios foram danificados. Malik atribuiu o ataque a militantes que enfrentam as forças do governo no Vale do Swat.

Funcionários norte-americanos acreditam que militantes da Al-Qaeda e do Taleban usem o vale como ponto de partida para ataques contra as forças ocidentais no Afeganistão.

O presidente Asif Ali Zardari condenou o ataque, em comunicado, e reafirmou seu compromisso de combater o terrorismo.





www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2525244.xml&template=3898.dwt&edition=12407&section=128

Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados