Confira respostas às principais perguntas sobre a ofensiva.
Gaza sofre quedas de energia e hospitais estão em risco.
Israel lançou neste sábado (3) uma ofensiva terrestre contra a Faixa de Gaza depois de uma semana de ataques aéreos dirigidos ao grupo Hamas.
Leia também: Forças israelenses entram por terra na Faixa de Gaza
Em entrevista à Globo News, o professor de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Willians Gonçalves, diz que o objetivo israelense é destruir o Hamas, e por isso o exército deve dar uma grande demonstração de força (confira o vídeo ao lado).
A seguir, confira perguntas e respostas sobre o conflito:
Qual a situação do conflito?
Tanques israelenses, com o suporte de helicópteros, cruzaram a fronteira com a Faixa de Gaza em pelo menos quatro pontos. Segundo especialistas militares, as tropas israelenses não devem tentar invadir a cidade de Gaza, e podem preferir atacar postos de comando do Hamas.
Veja a cobertura completa dos confrontos
Veja fotos dos conflitos deste sábado
Quanto vai durar a operação?
O Exército de Israel afirmou que a ofensiva vai durar "vários dias", concentrando-se em tomar áreas que o Hamas vinha utilizando para o lançamento de foguetes.
Como está a situação em Gaza?
A comida é insuficiente, e a eletricidade sofre quedas. Não há falta de água e a cidade não está totalmente sem luz à noite. Hospitais não têm instalações e medicamentos suficientes para o atendimento. Palestinos não podem deixar a cidade, a não ser que tenham permissão de Israel ou que se arrisquem em túneis que levam ao Egito.
Como o Hamas vai tentar combater a ofensiva de Israel por terra?
Acredita-se que o grupo, com pelo menos 25 mil homens, tenha plantado minas explosivas e armadilhas ao longo da fronteira. A cidade de Gaza tem uma das maiores densidades populacionais do mundo, e as tropas israelenses podem enfrentar uma forte resistência pelas ruas.
É possível haver uma trégua?
As Nações Unidas, os Estados Unidos, a União Européia, a Liga Árabe, Rússia e Turquia exigem o cessar-fogo. Condoleezza Rice, Secretária de Estados dos EUA, diz que Washington está trabalhando para uma trégua duradoura, e insistiu para que o Hamas encerre os ataques primeiro.
Ministros da União Européia iriam iniciar uma missão de paz nesta segunda (5), e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, deve ir para Jerusalém. Israel rejeitou pedidos de cessar-fogo, mas seus líderes estão divididos sobre os próximos passos a serem tomados na ofensiva terrestre.
ISRAELENSE+EM+GAZA.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário