A família de Mariana Bridi, a modelo de 20 anos que teve os pés e as mãos amputados por causa de uma infecção urinária, informou na noite desta quinta-feira (22) que o estado de saúde da jovem ficou pior. Mariana está consciente, já sabe das amputações, recebe visitas dos familiares e respira com a ajuda de aparelhos, no Hospital Dório Silva, no município da Serra. Nesta sexta-feira (23) a jovem completa 20 dias de internação.
Familiares informaram que Mariana passou por um procedimento cirúrgico, na quarta-feira (21) a fim de evitar uma hemorragia interna no estômago. Os rins da moça não funcionam mais. Por conta disso ela faz sessões de hemodiálise todos os dias.
A modelo está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde que foi internada. A amputação dos pés, devido a um problema de circulação sangüínea, foi na semana passada. Posteriormente, ela foi submetida a uma cirurgia para amputar as mãos.
Somente 20% das mulheres escapam de infecções
Segundo o especialista em infecção urinária, o urologista Bruno Damacho, 80% das mulheres podem ter infecções durante a vida. As bactérias são as responsáveis por 90% dos casos.
Damacho explica que a uretra feminina é mais curta e o próprio ato sexual pode levar a algumas infecções além das alterações anatômicas, pedras nos rins (ou os cálculos renais) e a má higiene são fatores pré dispostos. A medicina faz o tratamentos com medidas clínicas e antibióticos, logo em seguida a paciente já está recuperada. Mas, esta simplicidade não aconteceu com a modelo Mariana Bridi, vítima de uma infecção generalizada.
"O que aconteceu com Mariana Bridi não é muito comum, mas pode acontecer. Neste caso houve infecção urinária grave, que prejudica a circulação nas extremidades do corpo, que pode ter sido motivo da amputação", explicou o especialista que alerta como pode ser feita a prevenção. "As medidas para evitar a infecção urinária é ingerir bastante líquido, muita água e suco. Tudo isso faz com que diminua a chance de infecção. Após o ato sexual a mulher deveria urinar lavar e as uretras o que ajudariam a diminuir a infecção urinária", disse.
Mariana Bridi está internada desde o dia 3 de janeiro. Mariana deu entrada na unidade, pois se queixava de fortes dores na região lombar. Internada, foi diagnosticada uma infecção urinária que atingiu os rins e se espalhou por todo o corpo. A modelo já foi finalista das edições de 2006 e 2007 do Miss Mundo Brasil, além de participar de outros concursos internacionais.
Doação
A família de Mariana pede que amigos, parentes e pessoas que se solidarizem com o caso façam doações de sangue. A coordenadora da Hemo Rede do Espírito Santo, Maria Tereza Botelho, explica que quem possui este tipo sanguíneo não pode receber transfusões de nenhum outro tipo.
Além disso, o tipo O negativo é o mais raro de todos. "Apenas 2% da população mundial possui este tipo sanguíneo. Nossos estoques são baixíssimos e precisamos muito de doadores para atender a demanda", explicou a coordenadora.
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/01/50745-modelo+esta+consciente+mas+saude+piora.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário