Moradores comemoram rotina de paz na comunidade.
Cidade de Deus vai ganhar base de policiamento comunitário.
Os PMs do Batalhão de Operações Especiais (Bope) hastearam nesta terça-feira (13) a bandeira do Brasil no alto da creche municipal Luzes do Amanhã, na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o capitão do Bope, Ivan Blaz, a bandeira representa a volta da ordem e da paz na comunidade que está ocupada por policiais desde novembro de 2008.
A Prefeitura também está na comunidade para mapear as áreas que precisam de investimentos e recuperação de asfalto, iluminação e praças públicas. Os moradores da Cidade de Deus reclamam dos problemas que enfrentam. A costureira Jorgina Machado, que vive na Cidade de Deus há 30 anos reclama da falta de hospital.
“Precisamos de hospital noite e dia para atender as pessoas. Ou a pessoa passa mal e tem que correr, e quando chega ao hospital, já morreu”, diz a moradora.
O mecânico Jorge Régis, morador da comunidade há mais de 40 anos, diz com certa mágoa que as melhorias nunca chegam.
“Nunca fizeram nada, isso vive abandonado há quase 40 anos”, argumenta o morador.
Base de policiamento do Bope
Até domingo (18), a Cidade de Deus deve ganhar uma companhia de policiamento comunitário nos mesmos moldes da que já atua no Morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul. Cerca de 700 PMS vão se formar na próxima quinta-feira (15) para atuar no policiamento da comunidade dia e noite.
A ocupação do Bope na Cidade de Deus foi aprovada pelo governador Sérgio Cabral.
“É um processo onde o Estado volta a ocupar territórios em que antes estava ausente, seja com segurança pública, seja com investimentos sociais”, afirmou o governador Sérgio Cabral.
A prefeitura vai continuar demolindo construções irregulares. Barracos às margens do Canal Rio Grande foram destruídos nesta terça-feira (13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário