sábado, 10 de maio de 2008

Governadora reúne prefeitos para deter avanço da dengue

Os prefeitos dos 167 municípios potiguares vão se reunir na próxima segunda-feira, a pedido da governadora Wilma de Faria, para discutirem estratégias para um grande mutirão de combate à dengue. A medida foi tomada após ter sido decretado estado de emergência no Rio Grande do Norte por causa da doença. A reunião será às 15h, no auditório da Emater, no Centro Administrativo. ‘‘O combate á dengue não é uma ação apenas do governo, mas de toda a sociedade. O governo faz a sua parte, mas todos os cidadãos precisam estar engajados na batalha para vencer o mosquito aedes aegypti’’, disse Wilma de Faria.

Fábio Cortez/DN


De acordo com o boletim divulgado na última quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), há incidência de dengue em 154 municípios do Rio Grande do Norte. Desde 1º de janeiro deste ano, já são 19.157 casos notificados, sendo 690 com suspeita de febre hemorrágica da dengue - 78 já confirmados. Segundo o levantamento, 41 pessoas teriam morrido com sintomas da dengue, mas apenas dois casos foram confirmados até agora. O boletim considera as notificações até o dia 3 de maio.

Em razão desses números, a governadora resolveu, numa ação mais enérgica, decretar estado de emergência no Rio Grande do Norte. O decreto vai permitir à Secretaria de Saúde maior agilidade na contratação de serviços e insumos necessários ao trabalho dos técnicos em todos os municípios com alto índice de dengue, conforme explica o secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti. ‘‘Tanto este decreto quanto a convocação dos prefeitos é de suma importância para o nosso trabalho. Precisamos discutir as dificuldades enfrentadas por todos os municípios, principalmente aqueles que já apresentam quadro de epidemia e apontarmos soluções conjuntas para frearmos o crescimento da dengue no nosso estado’’, completa Adelmaro.

NÚMEROS

O Rio Grande do Norte registra 19.157 casos de dengue notificados em 154 dos seus 167 municípios, somente entre janeiro e abril deste ano. São 634 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), incluindo três pacientes que já chegaram ao estado com sintomas da doença. As mortes somam 41, com apenas duas confirmadas após a realização de exames. Segundo a Sesap, as maiores incidências, onde é grande o número de vítimas em comparação com a população do município, estão em Galinhos (147 casos para 2.149 moradores) e Riacho da Cruz (160 casos para 3.025 habitantes).

Em Natal, foram notificados 5.929 casos de dengue, sendo 328 suspeitos de dengue hemorrágica. Três pessoas morreram com sinais da doença na cidade, mas ainda não foram confirmadas por exames laboratoriais. A região da Grande Natal concentra mais da metade das notificações de todo o RN. Os seis municípios da região metropolitana registraram, juntos, 8.291 casos. Depois da capital, São Gonçalo de Amarante aparece com 902, seguido por Parnamirim (893), Macaíba (290), Ceará Mirim (236) e Extremoz (41).

FORÇAS ARMADAS

Desde o meio dessa semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai contar com o apoio do Exército no cambate à dengue. Um grupo formado por 62 homens está agindo na cidade no trabalho de controle vetorial do mosquito. Na semana anterior, eles passaram por um treinamento dentro da SMS para auxiliar os bairros de Nova Descoberta, Tirol, Rocas e Santos Reis. A Marinha também participará do combate à doença nos bairros das Quintas e Dix-Sept.

Os militares vão inspecionar todos os imóveis situados nos bairros já citados, rastreando os locais em que haja depósitos vulneráveis a proliferação do Aedes aegypti, onde será feito também o tratamento biológico e manejo ambiental. Para viabilização da operação, desde o último dia 30, os militares participaram de capacitação realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Natal.

GABRIELA FREIRE
Da equipe do Diário de Natal


http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=2&idmat=170912


Envie um e-mail para mim!




Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados