segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Orientações sobre febre amarela

Aedes Aegypti: mosquito transmissor da febre amarela
Aedes Aegypti: mosquito transmissor da febre amarela

Em meio ao noticiário de novos casos de pessoas que contraíram a febre amarela, a Secretaria de Saúde de Embu informa que o município de Embu não registrou nenhum caso da doença e o melhor: não existe no município o mosquito da forma silvestre infectado, mesmo em áreas de mata como nos bairros Itatuba e Ressaca.

Devido à grande procura pela vacina, a Secretaria de Saúde está orientando todas as suas unidades de saúde para que vacinem apenas os viajantes para áreas de risco (vide site com as mesmas: www.cve.saude.sp.gov.br). As pessoas que não forem viajar deverão aguardar a normalização da distribuição das vacinas pela Secretaria Estadual de Saúde.

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, causada por vírus. Existem dois tipos: a urbana e a silvestre. A transmissão é feita pelo mosquito aedes aegypti infectado com o vírus (forma urbana) através da picada e pelos mosquitos haemogogus e sabethes também infectados e que vivem em florestas (forma silvestre). A única forma de prevenção da doença é a vacina contra a febre amarela, que deve ser aplicada no mínimo 10 dias antes da viagem.

A febre amarela urbana está erradicada no Brasil desde 1942, quando foi registrado o último caso, no estado do Acre. Os atuais casos são da forma silvestre, que ocorre no Brasil desde 1934 nas regiões Norte (Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará e Amapá) e Centro-Oeste (Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), aparecendo em maior intensidade entre os meses de janeiro a abril, devido à ocorrência de chuvas.

Para maiores esclarecimentos ligue para a Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância em Saúde – Telefones: 4785-3540 / 4785-3541, das 8 às 17h

Rita de Biaggio
17/01/2008



do Site:
http://www.embu.sp.gov.br/noticias/exibir.php?id=1134

Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados