Resultados dos exames nacionais do 9º ano foram afixados hoje. Negativas quase duplicaram a Língua Portuguesa.
Os resultados do exame nacional de Matemática do 9º ano melhoraram relativamente ao ano passado, mas a Língua Portuguesa registou-se uma descida significativa das notas, com a percentagem de negativas a duplicar face a 2008.
No caso do exame de Matemática, que a Sociedade Portuguesa de Matemática tinha considerado excessivamente fácil, 63,8% dos alunos tiveram nota positiva, mais 8,6 pontos percentuais do que no ano passado.
A percentagem de aprovações na disciplina habitualmente mais temida pelos estudantes aproxima-se, assim, cada vez mais da registada a Língua Portuguesa, onde este ano se verificou uma descida significativa das notas.
As negativas a Português chegaram aos 30,1%, quase o dobro do que aconteceu no ano passado, quando não tinham ido além dos 16,7%. Já as positivas caíram dos 83,2% para os 68,9%.
Sem apresentar explicações para estas variações nas notas, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, considerou que "há sempre oscilações nos resultados escolares de ano para ano".
"Parecem-me variações perfeitamente normais, aceitáveis e que apontam para uma estabilidade dos resultados", afirmou Valter Lemos, na conferência de imprensa para a divulgação das notas.
Os exames nacionais do 9º ano a Matemática e Língua Portuguesa, obrigatórios para a conclusão do ensino básico, foram realizados no mês passado por cerca de 90 mil alunos.
http://aeiou.expresso.pt/notas-sobem-a-matematica-mas-pioram-significativamente-a-portugues=f525817
Nenhum comentário:
Postar um comentário