Por Ana Paula Ribeiro
São Paulo - A Itaucard acredita que o modelo desenvolvido pela empresa para o uso de celulares como meio de pagamento (mobile payment) tem condições de se tornar padrão no mercado. "A adesão a um determinado modelo é que irá definir o ganhador", afirmou o diretor da Área de Cartões do Itaú Unibanco, Carlos Zanvettor. A princípio, os portadores do cartão de crédito Vivo Itaucard terão acesso a essa tecnologia disponível em 60 estabelecimentos em São Paulo e no Rio. Zanvettor não revelou a expectativa da instituição em relação ao número de adesões. No entanto, afirmou que é um número "ambicioso", já que a Vivo possui 46 milhões de clientes e a Itaucard tem 51 milhões de cartões de crédito emitidos.
Segundo o executivo, o modelo desenvolvido pela Itaucard segue as diretrizes do grupo de trabalho da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) que estuda qual a melhor aplicação para o "mobile payment". Por ter saído na frente, Zanvettor espera que a solução da instituição seja utilizada por todo mercado.
Nessa solução, o lojista utilizará uma máquina de captura de transações (POS) com um software que permitirá a realização da compra sem a presença física do cartão, desde que o portador tenha feito um cadastro prévio na administradora do cartão do número do cartão e do celular. Na hora de realizar o pagamento, o POS irá apresentar a opção "phoneshop", que solicitará o número do celular e, em seguida, o valor da compra. Após o processamento dessas informações, uma mensagem automática chegará ao aparelho celular do cliente com um código. Esse código deve ser digitado no POS para que a compra seja concluída.
A princípio, essa tecnologia estará disponível apenas em São Paulo e no Rio para os clientes com o cartão Vivo Itaucard com bandeira Mastercard. Esses cartões terão anuidade entre R$ 56 e R$ 360. Após a fase piloto, o projeto será expandido para outras cidades e parcerias com outras empresas e bandeiras poderão ser feitas.
Zanvettor não acredita que a anuidade será um impedimento para a adesão a esse produto, já que o cliente ficará interessado nos benefícios que terá junto à operadora. No caso dos clientes pós-pagos, cada R$ 1 renderá cinco pontos no programa de fidelidade para troca de aparelhos. Essas trocas são feitas a partir do mínimo de 15 mil pontos acumulados. No pré-pago, cada recarga de no mínimo R$ 35 paga com o cartão representa valor equivalente em bônus. Com esse cartão, a Vivo espera fidelizar seus clientes. "A parceria é uma estratégia de retenção e fidelização dos clientes", afirmou o vice-presidente de Marketing e Inovação da operadora, Hugo Jeneba.
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