quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Comissão Antitruste dos EUA processa Intel por concorrência desleal


Nvidia cumprimenta ação da FTC e Intel considera processo um “erro”


A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, sigla em inglês) está processando a Intel Corp, a maior fabricante de microprocessadores do mundo, alegando que a companhia “ilegalmente usara o seu domínio no mercado para esmagar a concorrência e fortalecer o seu monopólio”.


A FTC também acusa a Intel de práticas desleais contra outras rivais. A agência que regula as práticas comerciais está ainda procurando investigar a natureza da relação da Intel com aNvidia, uma companhia que faz chips gráficos ou GPUs, que melhoram os gráficos e imagem em jogos de computadores. Mais recentemente, eles tornaram-se bastante úteis na computação em geral, tornando-se uma potencial alternativa aos chips da Intel.


“Estes produtos diminuiram a demanda por CPUs, e assim começaram a representar uma ameaça ao poder monopolista da Intel,” disse a FTC.


A comissão acusa a Intel de “asfixiar potenciais competidores” dos chips GPU, como os produzidos pela Nvidia, dizendo em um comunicado de imprensa que a Intel “enganou e ludibriou potenciais competidores para proteger o seu monopólio.”


Em um comunicado divulgado por email, a Nvidia aplaudiu a decisão da FTC: “Estamos particularmente satisfeitos vendo as práticas desleais da Intel no que diz respeito aos GPUs – que se tornaram parte bastante importante da indústria de PCs -- a serem investigadas.”


A AMD, em um comunicado também emitido via email, considerou a ação da FTC como “boa para os consumidores”, chamando-a de “outro exemplo de reguladores no mundo a agirem para protegerem os direitos dos consumidores, forçando que se observem as leis sobre competição no mercado.”


Em um comunicado de imprensa, a Intel chamou ao processo da FTC de “um engano”, e disse que tem competido “justamente e dentro da lei”, e que as suas ações “tem beneficiado os consumidores”. O caso da FTC, diz a Intel, “foi baseado grandemete em alegações de última hora que a FTC nem sequer investigou-as suficientemente.” A Intel disse ainda que as acusações não são baseadas nas “leis atualmente em vigor, mas em propostas que a FTC pretende tornar em leis para regular a conduta comercial”. Segundo ainda a Intel tais leis haveriam de prejudicar a inovação e resultar em preços altos.


O conselheiro geral da Intel, Douglas Melamed disse em um comunicado de imprensa que o caso “poderia e deveria terminar em acordo.” Negociações com vista a um acordo progediram bem, disse a Intel, mas entalaram quando a FTC insistiu em “recursos sem precedentes que haveriam de impossibilitar o negócio da Intel”, disse Melamed.


http://www.ibtimes.com.br



Envie um e-mail para mim!




Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados