segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Libertação de jornalista que jogou sapatos em Bush é adiada, diz irmão

Envie um e-mail para mim!






Segundo familiar, repórter deve sair da cadeia nesta terça.
Muntazer al-Zaidi ficou nove meses preso após episódio.

Da France Presse


A libertação do jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, que se tornou famoso ao jogar os sapatos contra o então presidente americano George W. Bush em dezembro de 2008, foi adiada para terça-feira, anunciou o irmão do detento, Durgham.


"Ele me ligou da penitenciária e disse que não seria libertado nesta segunda-feira. Ele me disse: vão me soltar amanhã (terça-feira)", declarou à agência de notícias France Presse Durgham al-Zaidi, que estava na base militar de Muthanna, zona oeste de Bagdá, com toda a família do jornalista.


Repórter do pequeno canal de televisão privado Al-Bagdadia, Muntazer al-Zaidi jogou os sapatos em direção ao ex-presidente americano. "Este é o beijo de despedida, seu cachorro!", gritou ao então presidente Bush, em um gesto captado pelas câmeras de todo o mundo.


Desde então, Al-Zaidi ganhou fama em todos os países árabes e seu rosto apareceu em camisas vestidas por milhares de manifestantes de Rabat ao Cairo, passando por Gaza e Londres.


Depois de passar nove meses na prisão, o jornalista vai recuperar a liberdade. Ele foi condenado a três anos de detenção, mas teve a pena reduzida após uma apelação.

http://g1.globo.com









Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados