Segundo familiar, repórter deve sair da cadeia nesta terça.
Muntazer al-Zaidi ficou nove meses preso após episódio.
A libertação do jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, que se tornou famoso ao jogar os sapatos contra o então presidente americano George W. Bush em dezembro de 2008, foi adiada para terça-feira, anunciou o irmão do detento, Durgham.
"Ele me ligou da penitenciária e disse que não seria libertado nesta segunda-feira. Ele me disse: vão me soltar amanhã (terça-feira)", declarou à agência de notícias France Presse Durgham al-Zaidi, que estava na base militar de Muthanna, zona oeste de Bagdá, com toda a família do jornalista.
Repórter do pequeno canal de televisão privado Al-Bagdadia, Muntazer al-Zaidi jogou os sapatos em direção ao ex-presidente americano. "Este é o beijo de despedida, seu cachorro!", gritou ao então presidente Bush, em um gesto captado pelas câmeras de todo o mundo.
Desde então, Al-Zaidi ganhou fama em todos os países árabes e seu rosto apareceu em camisas vestidas por milhares de manifestantes de Rabat ao Cairo, passando por Gaza e Londres.
Depois de passar nove meses na prisão, o jornalista vai recuperar a liberdade. Ele foi condenado a três anos de detenção, mas teve a pena reduzida após uma apelação.
http://g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário