A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou nesta quarta-feira à Cidade do México procedente de Washington para iniciar uma visita oficial, na qual analisará a coordenação para o combate antidrogas, entre outros temas. O avião com Hillary aterrissou no aeroporto da capital, às 11h40 (14h40 de Brasília).
- EUA elabora plano de contingência para violência no México
- The New York Times: México pode se tornar próxima crise de Obama
AP |
Hillary chega à Cidade do México |
Durante o voo, a secretária disse à imprensa que o governo americano buscará deter o fluxo de armas para os cartéis de drogas, com a estratégia anunciada na terça-feira, pela Casa Branca.
"Não são apenas armas, são óculos de visão noturna, são coletes à prova de bala (...). Pelo que sabemos, a maior parte, 90% (do armamento), vem do nosso país, vamos tentar detê-lo", disse Hillary.
A secretária garantiu que serão feitas inspeções mais severas de carros e trens, através dos mais de três mil quilômetros de fronteira comum, e prometeu acelerar seus esforços para entregar ao México uma série de equipamentos, incluindo helicópteros, previstos na Iniciativa Mérida, o programa comum de combate ao narcotráfico adotado durante o governo de George W. Bush.
Na terça, a Casa Branca anunciou que reforçará seu contingente na fronteira com o México, espalhando entre 300 e 400 agentes federais para lutar contra o crime organizado, e disse que criará um centro de inteligência regional do FBI.
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/03/25/hillary+clinton+chega+ao+mexico+em+visita+oficial+5063900.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário