sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Governo promove I Seminário Estadual do Pronasci no Pará






Fotos
Elcimar Neves/Ag Pa   Clique na imagem para ampliar
O assessor da Coordenação das Instituições Federativas do Ministério da Justiça, Rafael Carlos de Oliveira, fez a apresentação do Pronasci
Elcimar Neves/Ag Pa   Clique na imagem para ampliar
Além de integrar os órgãos às ações do Pronasci, o seminário estadual também mostrará os projetos já aprovados por cada secretaria

Da Redação
Agência Pará

O auditório central da Delegacia-Geral da Polícia Civil, em Belém, é palco do I Seminário Estadual do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) no Pará. O evento iniciou nesta quinta-feira 20, e encerra nesta sexta-feira 21, à tarde. Participam do encontro agentes de Segurança Pública, gestores estaduais e municipais dos projetos vinculados ao programa, e membros do Conselho Estadual de Segurança e dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal e Estadual.

Com objetivo de integrar todos os órgãos às ações do Pronasci, o evento visa mostrar projetos já aprovados por cada secretaria ou orgão; articular as ações sociais e de segurança e formar redes sociais comunitárias em torno das ações de Segurança Pública com Cidadania.

A abertura do evento foi presidida pela assessora da Coordenação das Instituições Federativas do Ministério da Justiça, Eunice Rossi. Contou ainda com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo; delegado-geral da Polícia Civil, Justiniano Alves Júnior; comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Ruffeil; do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Isnard Alves; Edival Campos, da Prefeitura de Ananindeua; coronel Osmar Costa Júnior, coordenador estadual de Polícia Comunitária; padre Bruno Secchi, representante da sociedade civil no Conselho Estadual de Segurança Pública; defensor público geral do Estado, Antônio Roberto Cardoso; Ellen Margareth Souza, da prefeitura de Belém, e da coordenadora-geral do Sistema Penitenciário do Pará, Cecília Teixeira.

O encontro teve início com a palestra do assessor da Coordenação das Instituições Federativas do Ministério da Justiça, Rafael Carlos de Oliveira, que fez a apresentação do Pronasci. Em seguida, o coronel Osmar Costa Junior falou sobre o programa “Segurança Cidadã”. No final da manhã, Eunice Rossi palestrou sobre as relações federativas e o Pronasci.

À tarde, o seminário foi reiniciado com o tema “Modernização das Instituições de Segurança Pública e o Sistema Prisional”, com as presenças do coronel Carlos Emílio Ferreira, coordenador do IESP (Instituto de Ensino de Segurança do Pará), coronel Sandoval Bittencourt, superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, e do secretário-adjunto de Segurança Pública, José Sales.

A programação do dia foi encerrada com debate sobre o enfrentamento à corrupção policial e ao crime organizado, com o delegado-geral Justiniano Alves Júnior, e o coordenador de Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Rurais e de Combate ao Escravismo e Tráfico da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Justiça (Sejudh ), Miguel Biz.

A consultora do Pronasci no Pará, Ivete Brabo, informa que o programa visa, basicamente, a articulação de ações sociais e de segurança pública como forma de atuação no combate à violência e criminalidade na raiz do problema. Uma das formas é o incentivo às políticas de proximidade entre o policial e os cidadãos, para assim, reduzir os índices de crimes na prática. No Estado do Pará, o Pronasci dispõe do programa Segurança Cidadã, que trabalha na articulação de ações de segurança junto com a sociedade.

Por Walrimar Santos - Polícia Civil do Estado







Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados