Mas os mercados reduziram as perdas, por esperanças que o premiê italiano, Silvio Berlusconi, esteja prestes a renunciar.
O FTSEurofirst 300, que mede o desempenho dos mais importantes papéis europeus, caiu 0,61 por cento, para 974 pontos, segundo dados preliminares. Na mínima do dia, o índice chegou a recuar quase 2 por cento.
Berlusconi desafiou a enorme pressão para renunciar, com a instabilidade política na terceira maior economia da zona do euro levaram investidores a fugir de ativos mais arriscados.
O mercado de ações da Itália, no entanto, teve um desempenho melhor que o de seus pares europeus, fechando em alta superior a 1,3 por cento e recuperando parte das pesadas perdas de sexta-feira.
As ações do Intesa Sanpaolo, de grande peso no índice, saltaram 2,8 por cento, antes dos resultados na terça-feira e depois de cair 4,8 por cento na sexta-feira.
"Berlusconi tem um histórico terrível sobre reforma. Os mercados estão esperando que, quem quer que seja seu substituto, seja apenas melhor. Prever sobre a economia e os mercados é bastante difícil, mas prever fluxo de notícias políticas é quase impossível", disse o estrategista de ações da Macquarie Daniel McCormack.
Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,3 por cento, a 5.510 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,63 por cento, para 5.928 pontos.
http://br.reuters.com/
Envie um e-mail para mim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário