sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Governadora entrega computadores para escolas públicas

Envie um e-mail para mim!





Da Redação
Agência Pará

Elcimar Neves/Ag Pa Clique na imagem para ampliar Ampliar imagem
Estudantes da rede pública de ensinio participam do lançamento da revista Inovar Fiscal, realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda

Elcimar Neves/Ag Pa Clique na imagem para ampliar Ampliar imagem
Alunos de escolas públicas apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, como poesia, paródias de música, dança

Elcimar Neves/Ag Pa Clique na imagem para ampliar Ampliar imagem
Ladeados pela governadora, professores e estudantes que participaram das Feiras de Talentos receberam brindes como aparelhos de MP4 e livros

Baixar Baixar fotos

A governadora Ana Júlia Carepa entregou nesta sexta-feira 19, computadores para nove das 40 escolas que participaram das atividades do Projeto Popular de Educação Fiscal. Foi um reconhecimento ao esforço da comunidade escolar. A entrega aconteceu em evento realizado no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém.

Os professores e estudantes que participaram das atividades nas Feiras de Talentos também receberam o reconhecimento do governo e como brindes foram distribuídos, aos alunos, aparelhos de MP4 e livros.

O Projeto Popular de Educação Fiscal é desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Fazenda (Sefa), a Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Receita Federal do Brasil (RFB).

O Projeto desenvolve ações educativas que visam popularizar os conhecimentos relativos a educação fiscal para a cidadania, como a origem e importância dos tributos.

Alunos de várias escolas públicas apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, como poesia, paródias de música e até dança.

Num rápido discurso, a governadora agradeceu o empenho de todos os participantes envolvidos no Projeto. “Parabéns pelo trabalho coletivo. Trabalho integrado é a nossa meta, pois as políticas públicas são de governo, e não de secretarias isoladas”.

A governadora lembrou que o Estado está realizando várias obras na área da educação, recuperando unidades escolares, promovendo a informatização das escolas, e a partir do próximo ano vai distribuir um kit escolar aos alunos.

“Mas tudo isso tem um custo e este recurso vem dos impostos”. Depois entregou os computadores às diretoras das escolas.

A programação começou com a apresentação da peça A família cidadã, pelos arte-educadores da Organização não Governamental (ONG) Rádio Margarida. Em seguida, os alunos apresentaram os trabalhos abordando conteúdos da educação fiscal.

Receberam placas de reconhecimento as escolas Vereador Gonçalo Duarte, do bairro do Jurunas, Barão de Igarapé Miri, do Guamá, Dr. Justo Chermont , da Pedreira, Santa Luzia, da Sacramenta, Jarbas Passarinho, do Marco, Virgílio Libonati, da Terra Firme, Prof. Antônio Moreira Junior ,de Val-de-Cans, Erotildes Frota Aguiar, de Ananindeua e Francisco Nunes da Silva, da Marambaia.

O superintendente da Receita Federal 2ª Região, Esdras Esnarriaga, dirigiu uma mensagem especial aos alunos presentes, falando sobre a importância da educação fiscal na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Já o secretário de Planejamento do Pará, José Júlio Lima, destacou a importância do trabalho em parceria.

Anuário de Receitas - O secretário da Fazenda do Pará, José Raimundo Barreto Trindade fez o lançamento oficial das Revistas Anuário de Receitas 2007, que analisa a arrecadação, e a revista Inovar Fiscal, que detalha as ações de modernização da Fazenda pública.

De acordo com o secretário, as publicações contribuem para consolidar dados sobre a economia paraense, tornando acessíveis informações até então restritas.

O Anuário de Receitas analisa o Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS).

A revista traz, ainda, um resumo sobre a economia do Pará, os dados da receita própria e transferida do Estado do Pará entre 1997 e 2007, compara os tributos e taxas fazendárias do Pará em relação às outras unidades federativas e apresenta dados sobre as importações e exportações.

Crescimento - De acordo com o secretário da Fazenda “os números apresentados estabelecem um quadro bastante vigoroso da economia estadual em 2007. Como recentemente demonstram os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Secretaria Estadual de Planejamento (Sepof) a taxa de crescimento da economia paraense ficou acima da taxa média brasileira. No ano de 2006, por exemplo, o Pará cresceu 7,11% e a média brasileira foi de 3,87%.”

Já a Revista Inovar Fiscal apresenta o Programa de Inovação Fiscal para o Desenvolvimento, com um diagnóstico da gestão fazendária, o planejamento estratégico da Secretaria e o programa de modernização, formado pelos projetos de financiamento do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Durante o evento, circulou o abaixo assinado de apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438, que combate o trabalho escravo, para adesões.

Por Ana Márcia Pantoja - Sefa






Nenhum comentário:

Google
 

Videos Engraçados