terça-feira, 30 de março de 2010

Estudo diz que homicídios caíram nas capitais e subiram no interior do país

Estudo mostra que homicídios cairam nas grandes capitais, mas subiu no interior. Foto: Divulgação
Estudo mostra que homicídios cairam nas grandes capitais, mas subiu no interior. Foto: DivulgaçãoO número de homicídios mostrou tendência de queda de 1997 a 2007, segundo estudo Mapa da Violência 2010, Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado nesta terça-feira, em São Paulo.

De autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, do Instituto Sangari, o estudo revelou que o número de homicídios passou de 25,4 por 100 mil habitantes em 1997 para 25,2 por 100 mil habitantes em 2007.

A queda foi maior nas capitais do país, onde as ocorrências passaram de sando de 45,7 homicídios a cada 100 mil habitantes em 1997 para 36,6 em 2007. Porém, no interior os números são bem diferentes.

A taxa de homicídios no interior do país cresceu de 13,5 (a cada 100 mil) em 1997 para 18,5 em 2007. De acordo com o estudo, os dados indicam o fenômeno da "interiorização da violência", que começou na virada do século, e consiste no deslocamento dos polos dinâmicos da violência das capitais e regiões metropolitanas para o interior.

Além disso o estudo mostrou que desde 1980 a violência continua crescendo entre os jovens brasileiros. Se a cada 100 mil jovens (entre 15 e 24 anos) 30 deles morriam por homicídio em 1980, o número saltou para 50,1 em 2007.

"Assim, pode-se afirmar que a história recente da violência que resulta em homicídio, no Brasil, é a história do crescimento dessa violência entre jovens. Uma não terá solução sem a outra", afirma Waiselfisz no estudo, segundo o qual 512,2 mil pessoas morreram no Brasil vítimas de homicídio entre 1997 e 2007.

De acordo com o Mapa da Violência, em mais de 90% desses casos de homicídio as vítimas eram homens e os mais atingidos período foram os negros: se em 2002 morriam 46% mais negros do que brancos, em 2007 a proporção cresceu para 108%.

* Informações da Agência Brasil




www.sidneyrezende.com













Envie um e-mail para mim!




sábado, 20 de março de 2010

Papa pede perdão por abusos sexuais


Mundo

Papa pede perdão por abusos sexuais  O papa Bento XVI afirma em carta pastoral enviada aos católicos da Irlanda que os bispos daquele país cometeram “graves erros de julgamento” no que diz respeito a casos de abuso sexual cometidos por religiosos e pediu ação decisiva, honestidade e transparência.


O pontífice pediu perdão às vítimas e anunciou uma investigação formal das dioceses e seminários envolvidos em escândalos sexuais. Nas últimas semanas, o Vaticano tem sido obrigado a lidar com uma série de acusações não só na Irlanda, mas também na Alemanha, Áustria e Holanda.


“Vocês sofreram gravemente e eu verdadeiramente sinto muito... Eu abertamente expresso a vergonha e o remorso que todos nós sentimos”, afirma o papa na carta pastoral. “Eu só posso compartilhar a consternação e o sentimento de traição que tantos entre vocês vivenciaram ao tomar conhecimento desses atos pecaminosos e criminosos e da forma como as autoridades eclesiásticas na Irlanda lidaram com eles”, declarou Bento XVI.


Ele anunciou uma “visita apostólica” de algumas dioceses, seminários e ordens religiosas no país, mas não respondeu à pressão para que os bispos envolvidos sejam afastados.

Visitas apostólicas são espécies de inquéritos em que inspetores encontram-se com bispos, diretores de seminários e conventos e responsáveis por paróquias para revisar a forma como certos assuntos foram conduzidos no passado. O resultado são sugestões de mudança de conduta ou até mesmo ações disciplinares.

G1

www.pbagora.com.br



Envie um e-mail para mim!




quinta-feira, 11 de março de 2010

Acelerador de partículas LHC ficará fechado por um ano

(Foto: Divulgação)
REVISTAS ABRIL
MAIS INFORMAÇÕES
O acelerador de partículas LHC deverá ser desligado no final de 2011 por até um ano, para uma revisão em seu design. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por Steve Myers, diretor da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, durante entrevista à rede britânica BBC.
Localizada no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês), na fronteira franco-suíça, o LHC é a maior aceleredaor de

VEJA
REVISTAS ABRIL
O acelerador de partículas LHC deverá ser desligado no final de 2011 por até um ano, para uma revisão em seu design. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por Steve Myers, diretor da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, durante entrevista à rede britânica BBC.

Localizada no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês), na fronteira franco-suíça, o LHC é a maior aceleredaor de partículas do mundo, com 27 quilômetros de extensão. Ele foi projetado para enviar feixes de prótons em direções opostas, a uma velocidade próxima à da luz. O objetivo final é conseguir colisões a 14 trilhões de elétron-volts (TeV), recriando as condições existentes momentos após o Big Bang.

De acordo com Myers, a necessidade de revisão deverá atrasar em dois anos a meta prevista de colisões em potencial máximo. Apesar disso, até o fim deste mês a máquina deverá alcançar um recorde mundial de 7 TeV e experimentos a essa velocidade serão realizados até o fim de 2011, quando tudo será desligado para a revisão.

Problemas - Esta não é a primeira vez que o LHC será desligado. A máquina foi reiniciada recentemente depois de uma interrupção técnica no Natal. Na época, uma tonelada de hélio vazou no túnel, resultando no aquecimento dos imãs – um incidente conhecido como "quenches". Apesar dos acidentes, Myers garante que não há erros graves no projeto da máquina.

Durante o anúncio do desligamento, Myers afirmou que, com mais recursos, gente e qualidade de controle, possivelmente essas falhas poderiam ser evitadas, mas que ele tem "dificuldades em pensar que essa situação foi causada pro algum erro de design". O diretor ainda defende que a complexidade do LHC é muito grande, e que as pessoas raramente comentam sobre os milhares de experimentos bem-sucedidos.





Envie um e-mail para mim!




sexta-feira, 5 de março de 2010

Família Garotinho terá bens bloqueados


Os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e outras 86 pessoassão suspeitas de participar de um esquema de desvio de verbas públicas.
A Justiça determinou o bloqueio de bens dos ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e de mais 86 pessoas.

Os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e outras 86 pessoas são suspeitas de participar de um esquema de desvio de verbas públicas.

As investigações começaram quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu apurar um contrato entre a Fesp, uma fundação do estado criada para treinar e selecionar pessoal para o serviço público, e uma instituição criada pouco meses antes da assinatura. O contrato, no valor de R$ 2 milhões, foi feito sem licitação.

A partir daí, o TCE passou a apurar todos os contratos firmados entre o Governo do Estado e as ONGs.

Segundo o Ministério Público, entre 2003 e 2006, período em que Rosinha Matheus foi governadora, órgãos da administração pública, como secretarias de Estado e Autarquias, solicitavam à Fesp a contratação de mão de obra terceirizada para a elaboração de projetos. A Fesp subcontratava ONGs que repassavam o dinheiro para pessoas ligadas ao esquema ouempresas de fachada.

Para os promotores, o prejuízo aos cofres públicos foi de pelo menos R$ 58 milhões. Parte dos recursos desviados foi depositada na conta do PMDB para financiar a campanha da précandidatura de Garotinho à presidência da República em 2006.

O Ministério Público quer, entre outras penas, que os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e os demais 86 réus devolvam o dinheiro supostamente desviado aos cofres do Governo do Estado do Rio de Janeiro, percam as funções públicas e tenham os direitos políticos suspensos.

A ex-governadora Rosinha Matheus disse que a defesa dela e de Garotinho estão no blog dele na internet. O ex-governador escreveu que, em 2002, voluntariamente, ele e a mulher abriram mão dos sigilos fiscal e bancário. E que ao descobrir que as ONGs eram subcontratadas de empresas que prestavam serviços ao estado mandou devolver o dinheiro que elas doaram para a précampanha dele à presidência e que isso consta na prestação de contas ao TRE.

Diante da ação proposta pelo Ministério Público, a Justiça determinou a quebra do sigilo bancário e bloqueio de valores depositados na conta dos 88 suspeitos.

Pelo menos três réus na ação do Ministério Público do Rio respondem também a ação criminal relacionada à operação Águas Profundas, que investigou supostas fraudes em licitações da Petrobras.

O PMDB do Rio declarou que a devolução do dinheiro doado pelas ONGs foi determinada pelo colegiado do partido. Na época, o PMDB do Rio era presidido por Anthony Garotinho. Segundo o partido, todas as contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.



www.jornalfloripa.com.br


Envie um e-mail para mim!




quinta-feira, 4 de março de 2010

Mais antigo ancestral dos dinossauros é descoberto

Circuito MT com informações BBC Brasil



Asilisaurus kongwe. Este é o nome do mais antigo ancestral dos dinossauros descoberto por um grupo de paleontólogos norte-americanos.
Asilisaurus kongwe, conforme os paleontólogos, habitou a Terra há 10 milhões de anos antes do mais antigo dinossauro.
O novo réptil é uma criatura quadrúpede do tamanho de um cachorro, o que o torno mais próximo dos dinossauros quanto o homem dos chimpanzés.
A nova espécie foi descoberta na Tanzânia, leste da África.
A descoberta e os estudos desses antepassados dos dinossauros que habitaram a Terra foram publicados na última edição da revista científica Nature.
Ao menos 14 ossadas de Asilisaurus kongwe foram encontradas ao sul da Tanzânia, o que possibilitou a montagem de um esqueleto quase completo. De acordo com pesquisas dos paleontólogos os animais teriam entre 45 e 90 centímetros de altura e de 0,9 a 3 metros de comprimento, além de entre 10 a 30 quilos.
Os estudos dos paleontólogos ainda indicam a nova descoberta seria de primos dos dinossauros, uma vez que osAsilisaurus kongwe entraram em extinção 45 milhões de anos depois do seu surgimento, ao contrário dos dinossauros que habitaram o planeta por 165 milhões de anos.



www.circuitomt.com.br


Envie um e-mail para mim!




Google
 

Videos Engraçados