sábado, 30 de janeiro de 2010

'Estou pronto para entrar em campo', diz Lula

JOANA MATUSHITA - Agencia Estado


SÃO PAULO - "Estou pronto para entrar em campo", disse esta manhã o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista coletiva concedida antes de deixar o Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, com destino a Brasília. "Ele está liberado para cumprir a agenda", confirmou em seguida o cardiologista Roberto Kalil Filho, que coordenou a série de exames a que Lula foi submetido pela manhã. "Eu vou continuar viajando. Graças a Deus, eu estou com a saúde perfeita", disse o presidente. "Parece que os exames estão perfeitos."

Bem-humorado, Lula disse que vai manter o ritmo de viagens previsto antes da crise hipertensiva que teve na quarta-feira em Recife, quando embarcaria para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde seria homenageado com o prêmio de Estadista Global. "A agenda não é um problema de campanha", disse o presidente. "É um compromisso que a gente assume e tem de cumprir. Tem de dar um jeito. A gente não pode deixar a peteca cair. Se a gente esmorece, todo mundo esmorece."

"Quem engorda o porco é o olho do dono", completou Lula. "Se o presidente não ficar cobrando, as coisas não acontecem." Questionado se teria ficado assustado com o mal-estar de quarta-feira, Lula amenizou o problema. "Assustado, não: eu fiquei preocupado", afirmou. "Por mim, tomaria um remediozinho e iria para Davos", disse, explicando que desistiu da viagem por orientação de seu médico pessoal, Cléber Ferreira, que é coronel do Exército.

Lula também atribuiu a crise de quarta-feira ao excesso de cansaço e às poucas horas de sono. "Todo cidadão, por mais bem fisicamente que esteja, chega uma hora que, se exagera, ele vai sentir." Sob a supervisão de Kalil Filho, o presidente fez ecocardiograma, tomografia das artérias, ultra-som do abdômen e da próstata, além de teste de função pulmonar e exames de sangue e urina. "São exames que o presidente deveria ter feito entre outubro e dezembro", afirmou o cardiologista, explicando que o check-up foi um complemento da investigação médica iniciada em Recife. Na quarta-feira, Lula foi internado após uma crise hipertensiva, quando sua pressão chegou a 18 por 12.

Kalil lembrou que o presidente costuma caminhar todo dia por entre uma hora e uma e meia, mas a rotina deve ter sido afetada pela agenda tumultuada dos últimos dias. "Os resultados saíram absolutamente normais. O presidente é uma pessoa saudável e não recomendo medicação", afirmou o médico.

Aconselhado pelo cardiologista, no entanto, Lula deve controlar melhor a dieta - com atenção ao sal - e retomar a atividade física diária. "O presidente não é uma pessoa hipertensa, mas tem histórico na família, tem irmãos hipertensos", disse Kalil.

Mesmo dizendo que vai manter a rotina de viagens e compromissos, o presidente reconheceu que aumentará os cuidados com a saúde. "Vou melhorar a qualidade da minha dieta e da (parte) física", afirmou. Ele também admitiu que tem certa resistência à realização de exames anuais para acompanhamento da saúde. "É como levar o carro à concessionária achando que o problema está na porta direita e está em todo lugar", comparou. "Com a gente é assim: começa com um problema de pressão, depois vai ver está com problema até na unha do pé."


www.estadao.com.br


Envie um e-mail para mim!




sábado, 23 de janeiro de 2010

Haiti: Unicef denuncia sequestro de 15 crianças em hospitais

A Unicef denunciou esta sexta-feira o sequestro de pelo menos 15 crianças que estavam a ser acompanhadas em hospitais do Haiti.

Foto: soudamissionaria.blogspot.com/2008_08_01_arch..
 

A Unicef denunciou esta sexta-feira o sequestro de pelo menos 15 crianças que estavam a ser acompanhadas em hospitais do Haiti.
«Lamentavelmente constatámos o rapto de quinze meninos em diferentes hospitais do Haiti e suspeitamos que tenham sido sequestradas por redes que trabalham a partir de Santo Domingo (Rep. Dominicana)», afirmou em conferência de imprensa Jean Claude Legrand, assessor de protecção da infância da Unicef.

Haiti: réplicas continuam

Após o sismo, hospitais e centros de acolhimento têm vindo a receber vários órfãos e muitas associações acabam por encaminhá-los para os Estados Unidos. Isso mesmo foi relatado em directo pela enviada-especial da TVI, Cristina Reyna, que também fez uma reportagem no terreno com essas crianças.

A União Europeia, entretanto, anunciou que pretende encontrar uma «solução europeia» para lidar com a questão dos órfãos do Haiti e os eventuais processos de adopção futuros ou já em curso.

Segundo o vice-presidente da Comissão Europeia Jacques Barrot, o assunto mereceu análise na sessão da manhã da reunião informal dos ministros europeus da Justiça. Explicou que a delegação holandesa anunciou na reunião que está a avançar já com um processo que permita facilitar a adopção de crianças do Haiti.

«Queremos trabalhar conjuntamente com a UNICEF para acelerar a adopção e para que possamos oferecer uma melhor protecção a crianças confrontadas com este desastre», afirmou em conferência de imprensa.

Haiti: Unicef denuncia sequestro de 15 crianças em hospitais
A Unicef denunciou esta sexta-feira o sequestro de pelo menos 15 crianças que estavam a ser acompanhadas em hospitais do Haiti.




www.marataizes.com.br



Envie um e-mail para mim!




sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Segundo IBGE, alimentos sobem 0,81% no IPCA-15 de janeiro

ECONOMIA


Produtos in natura, sensíveis a problemas climáticos, sofreram os aumentos mais altos

Agência Estado

Jacqueline Farid

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - 15 (IPCA-15) ficou em 0,52% em janeiro, ante 0,38% em dezembro, divulgou nesta sexta, dia 22, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os produtos alimentícios registraram um aumento de 0,81% no IPCA-15 de janeiro, ante 0,17% em dezembro.

De acordo com o documento de divulgação da pesquisa, "foram fortes os aumentos verificados nos produtos in natura, sensíveis a problemas climáticos".

A alta das hortaliças chegou a 12,40% no mês, enquanto os pescados aumentaram 3,66%. Outros produtos alimentícios com destaque de alta foram o frango (1,45%), as carnes (1,58%) e as frutas (1,24%).

Já os produtos não alimentícios registraram variação de 0,44% no IPCA-15 de janeiro, inalterada em relação ao resultado de dezembro (também de 0,44%).


AGÊNCIA ESTADO


Envie um e-mail para mim!




quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Chegam ao Brasil os corpos dos militares mortos no Haiti


JB Online

MANAUS - Chegou esta manhã ao aeroporto de Manaus o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os corpos dos 17 militares brasileiros mortos após o terremoto no Haiti.
Segundo nota divulgada pelo Exército, nesta quarta-feira, a cerimônia de homenagem aos militares será realizada em Brasília apenas na quinta-feira. Segundo a nota, o adiamento da cerimônia se deve ''à necessidade de complementação dos trabalhos de medicina legal, no tocante à conservação dos corpos, em razão das sérias dificuldades de infraestrutura no Haiti, após a tragédia''.
Confira a íntegra da nota do Exército:
''O Centro de Comunicação Social do Exército informa que o traslado dos corpos, para o Brasil, de 17 (dezessete) militares do Exército Brasileiro, integrantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) e que faleceram no cumprimento da missão, em razão do terremoto ocorrido naquele País, está sendo realizado em uma aeronave C-130 (Hércules), da Força Aérea Brasileira.
Tendo em vista a necessidade de complementação dos trabalhos de medicina legal, no tocante à conservação dos corpos, em razão das sérias dificuldades de infraestrutura no Haiti, após a tragédia, a referida aeronave fêz um pouso técnico na cidade de Manaus-AM.
A cerimônia de homenagens póstumas será realizada na Base Aérea de Brasília, no final da tarde do dia 21 de janeiro (quinta-feira), em horário a ser divulgado posteriormente''.
O major Márcio Guimarães Martins, que teve o corpo encontrado nesta madrugada, não veio no avião que chegou hoje a Manaus.


http://jbonline.terra.com.br



Envie um e-mail para mim!




sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Atuação no Haiti pode consolidar papel de liderança do Brasil


Ex-comandante da Minustah diz que ONU terá que repensar sua missão no país.


Da BBC Brasil em Brasília - Com o desastre que abateu o Haiti, a diplomacia brasileira para o país caribenho deverá entrar em uma nova fase, na avaliação do Itamaraty. A expectativa é de que o governo brasileiro seja "mais exigido", mas em contrapartida poderá consolidar seu papel de liderança no processo de paz haitiano.

Na avaliação de diplomatas, o trabalho de recuperação política do Haiti, que já era considerado "complexo", vai exigir um compromisso ainda maior do governo brasileiro.

A expectativa é de que, depois da fase emergencial de socorro às vítimas, os países que integram as forças de paz, juntamente com as Nações Unidas, "reavaliem as prioridades" da operação.

Como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil "tem a chance de fazer valer suas perspectivas e visões" em relação ao Haiti, diz um representante da diplomacia brasileira.

"Quem decide é a ONU, mas o Brasil sempre defendeu uma política mais de longo prazo no Haiti, que vá além da segurança", diz o diplomata.

Uma das possibilidades é de que o efetivo da missão de estabilização da ONU no Haiti, a Minustah, seja ampliado - decisão que precisa ser aprovada pelo Conselho de Segurança.

De acordo com essa mesma fonte do Itamaraty, "não necessariamente" o adicional de tropas precisa sair do Brasil.

"Um dos desafios é justamente o de convencer outros países de que eles também precisam contribuir mais", diz o diplomata.

Antes do terremoto, a previsão era de que as tropas pudessem ser reduzidas a partir de 2011, o que também deverá ser revisto.

Protagonista

País com o maior efetivo militar no Haiti, com 1.266 homens, o Brasil acabou conquistando um papel de protagonista no processo de paz do país caribenho.

A causa foi abraçada não apenas do ponto de vista militar, mas também diplomático, sendo vista como uma das principais bandeiras da política externa do governo Lula.

Além de reforçar sua influência na América Latina, a experiência militar brasileira no Haiti é vista no governo como mais um ponto favorável à campanha do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O general Carlos Alberto Santos Cruz, que comandou a Minustah de 2007 a 2009, diz que o governo brasileiro tem oferecido apoio financeiro e treinamento à operação e que esse "esforço deu um maior conceito ao Brasil".

"Não é a toa que a missão de paz, que na verdade é da ONU, muitas vezes é confundida com uma missão brasileira", diz.

De acordo com a ONG Contas Abertas, o governo brasileiro já gastou mais de R$ 700 milhões com a operação desde o início da missão.

Revisão

Apesar de os militares da Minustah serem treinados para situações de catástrofe, a missão não tem em seu mandato a "reconstrução física" do país, diz o representante da diplomacia brasileira.

A ideia, segundo ele, é de que outras agências da própria ONU se alinhem aos compromissos da missão de paz.

"Estamos falando da reconstrução de um país praticamente do zero, e não apenas mais de uma questão política ou de segurança", diz. "Por isso acredito que as operações no país terão de ser repensadas", acrescenta.

Para o general Santos Cruz, a discussão nesse momento é "puramente humanitária", mas, segundo ele, "em algum momento o Conselho de Segurança deverá discutir o futuro do Haiti".

"Parte do trabalho que já havia sido feito no país nos últimos seis anos foi perdido. Tanto o componente militar como civil da missão terão de ser reavaliados", diz. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


www.estadao.com.br



Envie um e-mail para mim!




quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Brasil define plano de ação para ajudar vítimas de terremoto


Ministério da Defesa e missão de paz estabelecem 5 pontos de ação para resgate e ajuda humanitária no Haiti
Rosana de Cassia, da Agência Estado

Jobim chega a Porto Príncipe
Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil
Jobim chega a Porto Príncipe
BRASÍLIA - O Ministro da Defesa , Nelson Jobim, definiu com o general Floriano Peixoto, que comanda a Força de Paz da Organização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) um plano de ação para coordenar os planos de resgate e de ajuda humanitária no país após o terremoto de terça-feira, que afetou 3 milhões de pessoas e pode ter deixado ao menos (ONU).

Um plano emergencial foi formado para enfrentar os cinco problemas mais graves detectados pelas autoridades brasileiras no Haiti:o sepultamento dos mortos; socorro médico aos feridos; remoção de destroços; reforço da segurança nas operações; e distribuição de suprimentos, principalmente água e comida.

O plano de ação será discutido hoje com o presidente do Haiti , René Préval, e líderes religiosos e prevê, entre outras medidas, o reforço de engenheiros e equipamentos pesados da Construtora OAS, que realiza obras no Haiti, para a retirada de escombros nas ruas.

Resgate

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar ainda hoje para Porto Príncipe, no Haiti, o seu Hospital de Campanha (HCAMP) para auxiliar no socorro às vítimas do terremoto que atingiu aquele país.

De acordo com o Ministério da Defesa,serão enviados 46 militares da área de saúde, entre médicos e enfermeiros, além de equipamentos para centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), raio-X, laboratório e módulos para atendimento ambulatorial. O hospital móvel atenderá urgências e emergências, com capacidade de realizar cirurgias e de socorrer pacientes graves.

O governo brasileiro vai enviar 50 bombeiros e cães farejadores para ajudar na localização de corpos. Parte da equipe, trabalhou no resgate das vítimas das enchentes em Angra dos Reis.  As autoridades brasileiras vão pedir ao governo haitiano que indique uma área para instalação de um cemitério, para que os engenheiros brasileiros ajudem nos sepultamentos.


Ajuda humanitária e tropas

Ontem, o governo anunciou o envio de US$ 15 milhões ao Haiti. Oito aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB)levaram água e alimentos às vítimas do terremoto. Ainda na quarta-feira, o Comando do Exército que o Ministério da Defesa está estudando o envio de tropas adicionais ao Haiti.

O Exército informou também que o rodízio das tropas brasileiras que acontece a cada seis meses foi suspenso temporariamente, sem previsão de quando será retomado.

Informações sobre brasileiros

O Itamaraty informou nesta quarta-feira, 13, em nota, que montou uma sala de crise que vai funcionar 24 horas por dia, sob a coordenação do embaixador Marcos Vinícius Pinta Gama.

Informações referentes a cidadãos brasileiros no Haiti poderão ser obtidas junto ao Núcleo de Assistência a Brasileiros, nos seguintes telefones: (061) 3411.8803/ 8805 / 8808 / 8817 / 9718 ou 8197.2284.






Envie um e-mail para mim!




segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Demanda do consumidor por crédito cai 1,2% em 2009

EQUIPE AE - Agencia Estado


SÃO PAULO - A crise econômica internacional fez a procura do consumidor por crédito diminuir 1,2% em 2009, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado hoje. De acordo com o indicador, o aumento de 4,5% no número de consumidores que, no segundo semestre de 2009, procuraram crédito nos bancos, empresas de financiamento, crediários, cartões de crédito, entre outros, não foi suficiente para equilibrar a queda de 6,8% verificada nos primeiros seis meses ante mesmo intervalo de 2008, tendo como consequência o declínio no acumulado do ano.

Os resultados da crise afetaram a economia brasileira em boa parte do primeiro semestre de 2009. A baixa renda conduziu o arrefecimento da demanda, conforme o índice. Ante novembro, a busca do consumidor por crédito cresceu 1,6% em dezembro, o segundo acréscimo mensal seguido. A subida em novembro ante outubro havia sido de 2,1%. Já no confronto com dezembro de 2008, a ampliação notada em dezembro de 2009 foi de 11,1%, levando-se em conta a base reduzida de comparação, uma vez que a crise começou a se fazer sentir na economia do País a partir do último trimestre de 2008. Esta mesma base mais fraca de comparação havia apresentado uma elevação de 9,1% na busca do consumidor por crédito em novembro de 2009 ante o mesmo mês de 2008.

Por renda, o recuo de 1,2% na demanda do consumidor por crédito foi definido pela queda de 10,4% naqueles cujo rendimento pessoal mensal é de até 500 reais. Para os economistas da Serasa Experian, essa conduta deve-se ao fato de que, em geral, os consumidores de mais baixa renda não têm por costume deter reservas (ativos) para circunstâncias de crise. Dessa forma, por serem mais vulneráveis, afirmam os especialistas, recolhem-se de modo mais forte ao gasto financiado, por causa das dúvidas quanto à renda futura.

Os consumidores cuja renda pessoal mensal é maior a R$ 10 mil tiveram o melhor desempenho em termos de procura por crédito em 2009: alta de 1,3% ante 2008. Já os cujo rendimento mensal varia de R$ 1 mil a R$ 2 mil fecharam 2009 no território positivo: crescimento de 1,1% ante 2008. As demais classes de rendimento somaram quedas anuais em 2009 entre 1,1% (rendimento entre R$ 2 mil e R$ 5 mil) e 3,4% (entre R$ 5 mil e R$ 10 mil).

Região

As regiões Norte e Nordeste fecharam o ano com os maiores declínios nas procuras dos consumidores por crédito: 2% e 2,2%, respectivamente. Sudeste também encerrou 2009 com queda ante 2008 (-1,5%). O Sul terminou o ano com estabilidade e o Centro-Oeste foi a única região que encerrou o ano com elevação (0,6%).


www.estadao.com.br


Envie um e-mail para mim!




sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cães farejadores reforçarão buscas após queda de ponte no RS

 

Ponte desaba sobre o rio Jacuí, limite entre Agudo e Restinga Seca Foto: Lauro Alves/Agência Estado Ponte desaba sobre o rio Jacuí, limite entre Agudo e Restinga Seca

Foto: Lauro Alves/Agência Estado

As buscas às vítimas da queda de uma ponte na RSC-287, entre os municípios de Agudo e Restinga Seca, no Rio Grande do Sul, contarão com o auxílio de cães farejadores. Os animais deverão chegar ao local no início da tarde desta sexta-feira, segundo o portalGAZ (www.gaz.com.br). As equipes de resgate retomaram no início da manhã as buscas. De acordo com os Bombeiros, dois desaparecidos ainda são procurados e devem ser encontrados nesta sexta-feira, já que as águas do rio estão baixando.

Os cães só começarão a ajudar no trabalho porque agora já existem áreas secas em que os eles poderão farejar, afirmou o major Jarbas Ávila. Cerca de 100 m da ponte desabaram na terça-feira, quando o nível do rio Jacuí estava maior por causa do grande volume de chuva na região. Segundo as autoridades, foram encontrados três corpos de vítimas do desabamento: Lori Dumke, 56 anos, Renato Camargo, 32 anos, e o vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck. Outras dez pessoas foram resgatadas com vida, ainda na terça-feira.


http://noticias.terra.com.br

Envie um e-mail para mim!




quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Michael Jackson é o artista que mais vende discos nos EUA em 2009







 discos do Michael Jackson foram os que mais venderam no ano de 2009. De acordo com a Nielsen SoundScan, que contabiliza os números nos Estados Unidos, mais de 8,2 milhões de cópias foram comercializadas no ano passado, quase o dobro da segunda colocada Taylor Swift. O período analisado foi de 5 de janeiro de 2009 a 10 de janeiro a 2010.

Como era de se esperar, a maior parte das vendas foi impulsionada pela morte do Rei do Pop. Na semana seguinte à morte do cantor, mais de 800 mil cópias foram vendidas e em três semanas o número chegou a 2,3 milhões de exemplares.

Outro destaque ficou com os Beatles, que tiveram a discografia remasterizada, a ex-caloura Susan Boyle e Taylor Swift, que teve o álbum mais vendido do ano, com "Fearless", com 3,2 milhões de discos.

Entre as vendas digitais, a cantora Lady Gaga aparece na liderança com 15 milhões de downloads de suas músicas; o Black Eyed Peas veio na vice-liderança com 13 milhões de faixas baixadas e Michael Jackson ficou em 3º lugar com 12,3 milhões de downloads.

Confira o Top 10 dos mais artistas que mais venderam no ano:

01. Michael Jackson
02. Taylor Swift
03. The Beatles
04. Susan Boyle
05. Lady Gaga
06. Andrea Bocelli
07. Michael Bublé
08. Emimen
09. Carrie Underwood
10. Black Eyed Peas





Envie um e-mail para mim!




quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quase metade das indústrias do país quer investir mais em 2010

Da EFE





Rio de Janeiro, 6 jan (EFE).- Pelo menos 48% das indústrias brasileiras planejam aumentar seus investimentos em 2010 e 17% pretendem reduzi-los, conforme uma pesquisa entre os industriais divulgada hoje pela Fundação Getulio Vargas.



Os números da Sondagem de Investimentos da Indústria de Transformação demonstram uma melhoria do ânimo e das expectativas dos empresários para o ano já que no início de 2009, quando o país estava sob os efeitos da crise global, o percentual de industriais que pretendia aumentar seus aportes era de 41% e o que queria diminuí-los era de 28%.



A intenção de investimento dos empresários para este ano ficou abaixo da média no início de 2008, quando o Brasil estava em um período de crescimento sustentável e antes que a crise econômica fosse sentida no país.



Na época, 53% dos industriais planejavam incrementar seus investimentos e apenas 13% pensava em reduzi-los.



A pesquisa da FGV consultou os responsáveis por 762 empresas em 24 dos 27 estados do país e cujas vendas em 2008 somaram cerca de R$ 460 bilhões.



"A melhoria gradual e consistente do ambiente de negócios, o maior nível de uso da capacidade instalada e a confiança dos fábricas se refletiu nas previsões para 2010", segundo a fundação.



Na dianteira da intenção de acelerar os investimentos está o setor de bens e consumo não-perecíveis, como automóveis e eletrodomésticos (58% planeja aplicar mais e 16% reduzir), de acordo com o estudo.



"O aumento da renda dos brasileiros, o prolongamento das isenções fiscais concedidas pelo Governo para segmentos desta categoria e a manutenção das condições favoráveis de crédito são fatores que devem sustentar o dinamismo do setor em 2010", diz a FGV.



O estudo também identificou uma "importante" recuperação na intenção de investimentos dos produtores de bens de capital (máquinas e equipamentos).



As previsões dos industriais com relação às vendas que esperam para 2010 também são mais otimistas que as feitas para o ano passado.



Enquanto o percentual de industriais que espera crescimento nas vendas subiu de 62%, em 2009, para 69%, em 2010, o de que prevê uma redução caiu de 12% para 8%, no mesmo período.



A pesquisa identificou que os industriais pretendem ampliar suas contratações em 2010.



Cerca de 40% desejam contratar mais e 12% fazem planos de reduzir o número de trabalhadores. EFE


http://g1.globo.com





Envie um e-mail para mim!




terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Presidente da África do Sul casou ontem pela quinta vez e já oficializou um sexto noivado

por Rosa Ramos, Publicado em 05 de Janeiro de 2010  |  Actualizado há 18 horas

Thobeka Madiba é a terceira primeira-dama da África do Sul
Thobeka Madiba é a terceira primeira-dama da África do Sul
Fotogaleria Fotogaleria
1/1
Fotogaleria



A África do Sul ganhou, ontem, a terceira primeira-dama. O presidente Jacob Zuma celebrou, aos 67 anos, o quinto casamento numa cerimónia privada na casa de campo em Inkandla, na província de Kwazulu-Natal. A festa foi celebrada numa tenda gigante montada para o efeito e incluiu a matança de várias vacas e cabras - como mandam os costumes zulu. Entre os convidados de honra estiveram as outras duas mulheres do presidente, acompanhadas dos respectivos filhos.

A noiva, Thobeka Madiba, com 36 anos, tem acompanhado Zuma nos últimos dois anos em quase todos os eventos sociais - incluindo o quarto casamento do presidente em 2007. Entretanto, Zuma oficializou, recentemente, o noivado com aquela que poderá vir a ser, em breve, a sexta mulher, Gloria Bongi Nguema, de quem já tem um filho.

"Sou honesto" Zuma é polígamo legal ao abrigo da lei tradicional consuetudinária sul-africana. Tem 19 filhos e filhas e, além das três mulheres actuais, já foi casado com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlamini-Zuma, de quem tem quatro filhos, e com Kate Mantsho. Divorciou-se da primeira em 1998 por alegada inadaptação aos costumes tradicionais e Kate suicidou-se em 2000, depois de escrever uma carta em que descrevia o casamento como "24 anos de inferno".

No seio da sociedade tradicional zulu, eminentemente rural, a poligamia legal de Zuma é vista com bons olhos. Contudo, os sectores da sociedade urbana da África do Sul contestam a existência de três primeiras-damas. Zuma, eleito em Maio do ano passado, raramente fala da sua vida privada, mas antes das eleições do ano passado fez questão de justificar o seu estilo de vida: "Há políticos que têm amantes e filhos escondidos. Fingem que são monogâmicos. Eu prefiro ser honesto. Amo as minhas mulheres e tenho orgulho nos meus filhos."

Muitos acusam-no de contradição, já que o partido a que pertence, o Congresso Nacional Africano (CNA), se tem dedicado a promover, desde 1994, os direitos das mulheres. Para isso, elegeu e nomeou um nível recorde de mulheres para os órgãos de soberania.

Zuma já foi alvo de dois processos-crime por corrupção e fraude, arquivados com base em erros processuais. O assessor financeiro, Shabir Schaik, foi condenado a 15 anos de prisão por ter negociado com uma empresa francesa subornos que seriam pagos a Jacob Zuma, na altura no cargo de vice-presidente. Em 2006, foi absolvido num processo-crime por violação. Durante o julgamento, admitiu ter mantido relações sexuais sem preservativo com uma mulher seropositiva e afirmou que tomou um duche depois do sexo porque "reduz o risco de contágio".



www.ionline.pt

Envie um e-mail para mim!




domingo, 3 de janeiro de 2010

Peru confirma sentença de 25 anos de prisão a Fujimori

AE - Agencia Estado


LIMA - O Supremo Tribunal do Peru confirmou hoje unanimemente a sentença de 25 anos de prisão do ex-presidente do país Alberto Fujimori. Uma revisão da condenação de Fujimori havia sido solicitada em novembro pelo advogado de defesa, que pediu que a Corte revogasse a sentença por abuso dos direitos humanos.

A sentença foi dada em abril a Fujimori, condenado por ordenar às forças de segurança do país a matar e sequestrar pessoas durante o conflito contra grupos guerrilheiros. Fujimori presidiu o Peru entre 1990 e 2000.

"Nenhuma das 10 peças de evidências que determinaram a culpa dele como a mente principal por trás do assassinato premeditado tem a ver com a questão de ele ter dado a ordem para as mortes de Barrios Altos e La Cantuta" em 1991 e 1992, disse o advogado de defesa Cesar Nakazaki à Corte.

O advogado também pediu anulação da condenação de Fujimori no sequestro de um jornalista e um empresário em 1992, também alegando que não havia evidências suficientes para provar que ele ordenou os sequestros.



As informações são da Dow Jones.





www.estadao.com.br


Envie um e-mail para mim!




Google
 

Videos Engraçados