domingo, 31 de maio de 2009

Em "guerra", Cuiabá festeja e provoca Campo Grande







Juliana Michaela
Direto de Cuiabá
Juliana Michaela/Especial para Terra

Políticos de Cuiabá provocam a vizinha Campo Grande após anúncio da Fifa


Clima de euforia, alegria e muita gritaria marcou a divulgação do anúncio da capital de Mato Grosso, Cuiabá, para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Pelo menos 6,8 mil pessoas acompanharam na Praça 8 de Abril, em um telão com transmissão ao vivo, o anúncio feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante o 59º Congresso da entidade, que acontece na cidade de Nassau, em Bahamas.

» Fotos dos projetos de estádios de Sul e Sudeste
» Fotos dos projetos de estádios do Centro-Oeste, Nordeste e Norte
» Assista ao vídeo: Blatter anuncia 12 sedes
» Copa do Mundo pode criar dois "elefantes-brancos"
» Fifa divulga as cidades-sede da Copa de 2014
» Veja as cidades-sede do Mundial de 2014
» Opine: você achou justa a escolha das sedes?

Além da Praça 8 de abril, foram montados quatro pontos de transmissão ao vivo, na Praça Cultural do CPA II, na praça principal do bairro Pedra 90 e na Praça Central do Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Em 11 pontos de Cuiabá e Várzea Grande, no horário local das 20h, haverá simultaneamente queimas de fogos.

As autoridades do Estado de Mato Grosso aguardavam apreensivas o resultado do anúncio. Na hora do anúncio do nome da cidade de Cuiabá, o governador Blairo Maggi e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, foram levantados pelo público que estava dentro do camarote reservado para as autoridades e a imprensa.

O prefeito de Cuiabá ao falar com a população em cima de um trio elétrico homenageou a cidade, agradeceu à Deus e disse que a capital é uma das poucas que tem o nome de Jesus - "Vila Real Bom Jesus de Cuiabá", nome colocado pelos bandeirantes paulistas que descobriram a cidade. Após o agradecimento, o prefeito alfinetou o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB-MS).

"O bem sempre vence o mal. O resultado é uma resposta ao governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli que agora devia chupar uma manga borbom (fruta típica da cidade). Eles ficaram xingando Cuiabá e o povo, dizendo que nós não tínhamos capacidade. Mas quem levou a Copa fomos nós", disse.

"Quantos bilhões iremos receber de investimentos, os imóveis serão mais valorizados. Os donos de hotéis e empresários pensavam que iam para Campo Grande ou Goiânia, agora terão que vir para cá. Ninguém me faz parar de falar, nem a polícia. Hoje preciso ser justo. Cuiabá merecia essa Copa", disse emocionado o prefeito Wilson Santos.

Em cima do trio elétrico uma faixa trazia os dizeres: "Tchupa essa manga Campo Grande! A Copa é nossa...". O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, destacou que iniciou o trabalho para trazer a Copa para a cidade há pelo menos três anos.

"Se vencemos Campo Grande ou Goiânia, não foi porque somos mais bonitos. E sim porque somos mais organizados, foi a garra e a dedicação do governo do Estado em todo esse período. Essa conquista é do povo do estado. Ricardo Teixeira numa das nossas primeiras conversas disse que não adiantava só o governador querer, mas tinha que ser um desejo de cada um".

Maggi destacou que amanhã começa a ser encaminhado para a Assembléia Legislativa leis específicas para a Copa e reuniões para definir o que será feito para os próximos anos.

"A classe política deverá que ser muito mais forte. Irei na final das Copa das Confederações que ocorre na África, fazer uma visita ao país, para visitar os locais onde foi realizado os jogos. Lá tiveram muitos problemas e nossa visita pode abreviar focos de problemas que podemos ter", disse.

"Também iremos visitar a Alemanha onde foi feita a última Copa. Precisamos aprender com os erros e acertos de todos, para que a gente não perca tempo e dinheiro também", completou.

Maggi destacou que a participação de Cuiabá na Copa é a inserção do estado e da cidade, no contexto nacional e internacional. A copa do mundo, segundo o governador irá trazer uma representação fora, "serão cinco anos de muitos negócios, serão duas histórias: antes e depois da Copa do Mundo", ressalta.

Ao ser questionado se a questão ambiental pode se tornar um "teto de vidro", Blairo Maggi disse que o estado não tem teto de vidro. "Os problemas que nós tínhamos, resolvemos. Não tem nenhum estado da federação que tem hoje cuidados e a estrutura que o governo de Mato Grosso tem", afirmou.

"O estado tem feito a sua lição de casa, tivemos problemas, é verdade. Fizemos correções e estamos anos na frente de outros estados no controle da gestão florestal, controle no desmatamento e estamos finalizando o zoneamento sócio-economico. Então Mato Grosso, não tem esse telhado de vidro. Muita gente acha que tem porque não conhece o que nós fizemos, estou absolutamente tranqüilo com isso e acredito que vamos aproveitar essa oportunidade para mostrar esses avanços na área ambiental", garante Blairo Maggi.

Especial para Terra






http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/
interna/0,,OI3797334-EI10545,00.html










sábado, 30 de maio de 2009

Pela primeira vez em 10 anos, ISS tem tripulação completa

Envie um e-mail para mim!






Tripulação inclui dois russos, um americano, um canadense, um belga e um japonês; estação está 81% pronta

Associated Press


A Estação Espacial Internacional, vista no monitor de navegação da cápsula Soyuz

Reuters

A Estação Espacial Internacional, vista no monitor de navegação da cápsula Soyuz

CABO CANAVERAL, EUA - A Estação Espacial Internacional (ISS) acaba de ter uma explosão populacional. Uma cápsula russa Soyuz levando três novos moradores ligou-se ao complexo orbital nesta sexta-feira, 29. Com três outros astronautas já a bordo da Estação para saudá-los, agora a ISS tem uma tripulação completa de seis pela primeira vez em seus dez anos de história.

Veja também:

linkNave russa Soyuz decola para missão histórica no espaço

link Obama nomeia ex-astronauta Bolden para comandar Nasa

link Astronautas liberam telescópio Hubble de volta ao espaço

link Obama ordena revisão dos planos da Nasa de ir à Lua

link Turismo espacial é cancelado até segunda ordem na Rússia

E mais, cada um dos principais parceiros da ISS está representado a bordo. A tripulação completa inclui dois russos, um americano, um japonês, um canadense e um belga.

"É um dia histórico. E também é um dia muito feliz por aqui". disse o recém-chegado canadense, Bob Thirsk. "Temos um incrível potencial para sucesso. Isto vai ser incrível. Vocês não viram nada ainda".

Quando o ônibus espacial Endeavour e sua tripulação de sete chegar à ISS dentro de algumas semanas, um total de 13 pessoas estarão a bordo, mas esse recorde populacional será provisório.

A nave Soyuz havia partido do Casaquistão na quarta-feira, 27, e estacionou na ISS enquanto as duas naves voavam 350 quilômetros sobre a costa da China.

A Nasa espera que a produção científica a bordo da estação triplique. Até agora, com as tripulações de dois ou três astronautas apenas, os astronautas tinham de passar a maior parte do tempo apenas garantindo que todos os sistemas responsáveis por mantê-los vivos funcionassem.

Também haverá um ganho psicológico. Especialistas dizem que três não é um bom número para a tripulação, porque existe o risco de um dos astronautas se sentir isolado dos outros dois.

A primeira tripulação da ISS chegou ao espaço em 2000, dois anos depois de a primeira seção da estação ter sido lançada em órbita. Até hoje, nunca houve mais de três tripulantes permanentes, e depois do desastre do ônibus espacial Columbia, a ocupação da estação caiu para dois, por conta do período em que os ônibus espaciais ficaram no solo, passando por revisão de segurança.

A ISS desde então cresceu para nove cômodos, três deles, laboratórios completos, e agora está 81% completa. Há cinco quartos de dormir, dois banheiros, duas cozinhas e duas pequenas academias de ginástica.

Outro quarto e mais aparelhos de ginástica chegarão em agosto, e uma mesa de jantar grande o bastante para que todos os seis tripulantes possam comer juntos será lançada no início de 2010.

Esses grandes movimentos de carga terminarão, no entanto, quando os ônibus espaciais forem aposentados, no fim de 2010. A Nasa espera montar um grande estoque de peças sobressalentes a bordo da estação antes que isso aconteça.

A Nasa dependerá de naves russas para levar astronautas americanos à ISS até que sua nova geração de naves tripuladas, a Órion, fique pronta. Nesta sexta-feira, a agência espacial russa anunciou a assinatura de um contrato de US$ 306 milhões com a Nasa para levar astronautas à ISS em 2012.



www.estadao.com.br/noticias/vidae,pela-primeira-vez-em-10-anos--iss-tem-tripulacao-completa,379099,0.htm








quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ataque provoca mortes

Envie um e-mail para mim!






Pelo menos 30 pessoas perderam a vida depois da explosão de carro-bomba perto de prédios do governo

Homens armados detonaram ontem um carro-bomba perto de sedes da polícia e da agência de inteligência em Lahore, no Paquistão. A explosão matou pelo menos 30 pessoas e deixou 250 feridos.

O atentado foi um dos piores deste ano no Paquistão. O ministro de Interior, Rehman Malik, disse que o ataque pode ser uma retaliação à ofensiva do governo contra o Taleban, no Vale do Swat, no noroeste do país.

Segunda maior cidade do Paquistão, Lahore fica perto da fronteira com a Índia e é considerada uma metrópole liberal e cultural. Os ataques nesta área provocam o temor de que os militantes estejam se espalhando para além do noroeste, na fronteira com o Afeganistão, ameaçando desestabilizar mais o país, que possui armas nucleares.

O ataque de ontem foi o terceiro de grandes proporções em Lahore, nos últimos meses. Nenhum grupo havia reivindicado o atentado.

Dois suspeitos foram presos

A polícia anunciou a prisão de dois suspeitos. Um ministro do governo provincial do Punjab, Raja Riaz, disse que havia pelo menos nove policiais entre os mortos. Outro alto funcionárioo, Sajjad Bhutta, afirmou que mais de 250 pessoas ficaram feridas.

Um prédio da polícia ruiu com a explosão. Vários outros edifícios foram danificados. Malik atribuiu o ataque a militantes que enfrentam as forças do governo no Vale do Swat.

Funcionários norte-americanos acreditam que militantes da Al-Qaeda e do Taleban usem o vale como ponto de partida para ataques contra as forças ocidentais no Afeganistão.

O presidente Asif Ali Zardari condenou o ataque, em comunicado, e reafirmou seu compromisso de combater o terrorismo.





www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2525244.xml&template=3898.dwt&edition=12407&section=128

terça-feira, 26 de maio de 2009

Israel acusa Venezuela e Bolívia de vender urânio ao Irã

Envie um e-mail para mim!







Da EFE


Elías L. Benarroch.


Jerusalém, 26 mai (EFE).- A Venezuela e a Bolívia vendem urânio para o programa nuclear do Irã, segundo um relatório secreto do Ministério de Exteriores de Israel que foi elaborado por ocasião da próxima Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).


A imprensa local afirma que o documento, de três páginas, analisa as relações do Irã com a América Latina, e destaca que a Venezuela e a Bolívia "fornecem" urânio para o programa nuclear de Teerã.


O relatório acrescenta, como avaliação, que a intenção do presidente venezuelano, Hugo Chávez, com a venda do urânio é prejudicar a diplomacia americana em seus esforços de conseguir que o Irã submeta seu programa nuclear à supervisão internacional.


O Ocidente, assim como Israel, teme que o regime de Teerã esteja desenvolvendo armas nucleares, mas o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirma que o programa do país tem fins pacíficos.


Ontem, em entrevista coletiva em Teerã, o presidente iraniano insistiu em que seu país não negociará a interrupção do programa nuclear.


Oficialmente, o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores de Israel, Yigal Palmor, disse à Agência Efe que seu Governo "não vai comentar o conteúdo do relatório", antes de se assegurar de que "é um vazamento que nunca deveria ter ocorrido".


"Não era nossa intenção que acontecesse (o vazamento), e lamentamos que o relatório tenha ido a público", disse.


Elaborado para o vice-ministro de Assuntos Exteriores israelense, Daniel Ayalon, que participará como observador da assembleia da OEA em San Pedro Sula, em Honduras, nas próximas terça e quarta-feira, o documento interno analisa a situação na América Latina e a crescente "penetração" do Irã em alguns países do continente.


"O Irã está tentando tomar posições na América Latina e, infelizmente, vemos uma cooperação muito próxima entre Ahmadinejad e o regime radical de Hugo Chávez, e isso é algo que deve preocupar todos nós", disse Ayalon, em entrevista à Agência Efe.


Sobre a suposta venda do urânio, o vice-ministro israelense destacou que "não estamos em posição de confirmar a informação que temos ou não temos", mas "vemos uma aliança estratégica entre Chávez e Ahmadinejad, e isso é algo muito perigoso", porque "prejudica a estabilidade não só no continente, mas também em todo o mundo".


Ayalon se remeteu a 1992 e 1994, aos atentados contra a embaixada israelense e a sede do grupo judaico Amia em Buenos Aires para ressaltar que o mundo foi então testemunha do tipo de atividade realizada por Irã e por "seus agentes" da milícia libanesa xiita do Hisbolá, na América Latina.


"Suponho que os países responsáveis não permitirão que continue esta aliança estratégia", disse o vice-ministro israelense, porque, "se não forem detidos, terão uma capacidade muito poderosa para promover o terrorismo e matar pessoas, como fizeram em Buenos Aires".


Na assembleia da OEA, Ayalon colocará a seus interlocutores latino-americanos vias de cooperação para frear a "evidente expansão" do Irã e do "terrorismo" como "fator desestabilizador".


"Gostaríamos de ver uma cooperação estratégica", disse, ao oferecer a cooperação de seu país para enfrentar qualquer propagação do terrorismo islâmico em suas diversas vertentes.


A existência do relatório vem à tona vários meses depois que Venezuela e Bolívia romperam relações diplomáticas com Israel, em protesto contra a ofensiva militar deste país na Faixa de Gaza iniciada em 27 de dezembro do ano passado.


No entanto, a deterioração em suas relações bilaterais se remonta a anos antes, e o Ministério de Exteriores israelense relaciona isso à progressiva aproximação de Caracas e La Paz a Teerã, e ao distanciamento entre os dois países latino-americanos e Washington. EFE




http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1167645-5602,00-ISRAEL+ACUSA+VENEZUELA+E+BOLIVIA+DE+VENDER+

URANIO+AO+IRA.html








domingo, 24 de maio de 2009

Ministro venezuelano alerta sobre estoques de petróleo






Da Agência Estado



O ministro do Petróleo da Venezuela, Rafael Ramirez, afirmou hoje em Quito que os mercados internacionais de petróleo atualmente estão com estoques em excesso.


Ramirez disse, em encontro com jornalistas, que está preocupado sobre o atual nível dos estoques, que considera alto, mas ressaltou que ainda é muito cedo para decidir se a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) precisa de um corte de produção.


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, declarou ontem, durante coletiva de imprensa em Quito, que está satisfeito com a recuperação dos preços do petróleo nas últimas semanas. Segundo o ministro das Finanças da Venezuela, Ali Rodriguez, a Opep está em busca do preço de US$ 70 o barril para manter novos investimentos na indústria do petróleo.


Os membros da Opep se reúnem na próxima quinta-feira (28) em Viena.


O ministro das Minas e Petróleo do Equador, Derlis Palacios, informou que a Opep irá se reunir para revisar suas cotas de produção e analisar os preços do petróleo e políticas para 2010.


No início do mês, a Opep revelou que as cotas dos 11 membros do grupo resultou no aumento da produção no mês de abril em aproximadamente 200 mil barris por dia - o primeiro aumento em nove meses. A maior parte desse aumento foi ditada por Angola, Irã e Venezuela, de acordo com dados da Opep.


O preço da cesta de 12 tipos de petróleo da Opep estava em US$ 58,32 o barril na quinta-feira, comparada com os US$ 58,47 do dia anterior.


A cesta de referência da Opep tem como base a média dos preços de 12 tipos de petróleo bruto: Saharan Blend, Angolan Girassol, Oriente, Iran Heavy, Basra Light, Kuwait Export, Es Sider, Bonny Light, Qatar Marine, Arab Light, Murban e Merey.





sexta-feira, 22 de maio de 2009

Google decide não cruzar linha que divide tecnologia de conteúdo

Envie um e-mail para mim!






Da Reuters


LONDRES (Reuters) - O Google decidiu que não vai comprar um jornal, publicou o Financial Times, citando o presidente-executivo da companhia, Eric Schmidt.


O Google considerou a compra de uma publicação, mas agora não está mais inclinado a fazê-lo porque os alvos potenciais estão muito caros ou têm muitos compromissos, informou o Financial Times em uma entrevista concedida por Schmidt à edição online do jornal.


A aquisição de um jornal também é improvável porque o Google está "tentando evitar ultrapassar o limite entre tecnologia e conteúdo", acrescentou o presidente-executivo, segundo o jornal.


Tem havido especulação de que o Google pode se beneficiar da queda nas receitas publicitárias para comprar organizações jornalísticas enfraquecidas, sendo o New York Times considerado um alvo potencial.


Na semana passada, porém, o membro do conselho do New York Times, Scott Galloway, disse à Reuters que não tentou fazer com que o Google comprasse a companhia, negando notícias anteriores.






http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1162321-6174,00-GOOGLE+DECIDE+NAO+CRUZAR+LINHA+QUE+DIVIDE+TECNOLOGIA
+DE+CONTEUDO.html

sábado, 16 de maio de 2009

Guantanamo voltará a julgar, decide Obama




Tribunal não poderá usar declarações obtidas por meio de “tortura” e se valer de provas de testemunhas indiretas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem o restabelecimento das comissões militares criadas por seu antecessor, George W. Bush, para julgar presos suspeitos de terrorismo detidos na prisão de Guantanamo, em uma base dos EUA em Cuba.

Em nota, Barack Obama disse que “essa é a melhor forma de proteger o país”. A ressalva que pode fazer a diferença em relação aos “anos Bush” é que os tribunais na base militar, segundo Obama, terão novas regras.

As determinações passam pela proibição do uso de declarações obtidas por meio de “técnicas de interrogatório” (um eufemismo para as torturas) e restrições a provas obtidas por meio de testemunhas indiretas.

Entidades de direitos humanos protestam

Para que essas regras entrem em vigor, o governo determinou o adiamento de 90 dias nos procedimentos em Guantanamo.

A mudança deve ser apresentada ao Congresso 60 dias antes da aplicação, e o objetivo de Obama é que ela seja um antídoto contra os prováveis protestos de organizações de direitos humanos. Algumas delas já ensaiam críticas

Outras já têm se manifestado contra o fato de Obama, segundo elas, não ter feito maiores modificações na política da “guerra contra o terror” de George W. Bush.

Ontem, a Anistia Internacional, em comunicado, disse que “não se pode remendar um sistema essencialmente injusto”. Na nota, é lembrado que Obama já classificou os tribunais militares como “fracasso monumental” e defendeu que sejam eliminados.

Esta é a segunda vez, somente nesta semana, que o novo governo norte-americano contraria os seus apoiadores, que acreditavam no fim das comissões militares e dos julgamentos por crimes de guerra em Guantanamo.

Na última quarta-feira, o presidente ordenou que seu governo conteste a ordem judicial que obriga o Pentágono a divulgar fotos de suspeitos de terrorismo sendo torturados por soldados americanos em prisões no Iraque e no Afeganistão durante o governo anterior.

A liberação das imagens foi conseguida na Justiça pela União Pelas Liberdades Civis Americanas, um grupo de defesa dos direitos humanos. As fotos conteriam cenas de 60 investigações criminais.







www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2512070.xml&template=3898.dwt&edition=12324&section=128










quinta-feira, 14 de maio de 2009

Senadores ouvirão presidente da Petrobras antes de decidir CPI

Envie um e-mail para mim!






Do Diário OnLine
Com Agência Senado

Antes de se decidir pela instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Petrobras e a ANP (Agência Nacional de Petróleo), o Senado vai convidar o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, a prestar informações em plenário. A decisão foi tomada, na manhã desta quinta-feira, pelos líderes do governo e da oposição, em reunião com o presidente da Casa, José Sarney.

Foi protocolado ontem requerimento para a instalação da CPI pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), junto com os presidentes dos três partidos de oposição - PSDB, DEM e PPS. O requerimento tem 32 assinaturas de senadores de cinco partidos.

Para o grupo, é necessária a instalação de uma comissão para investigar fraudes em licitações e denúncias de desvio de royalties de petróleo, além de irregularidades em contratos para a construção de plataformas e da refinaria Abreu e Lima (PE), problemas apontados pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União.

"Na medida em que Gabrielli venha para uma reunião dessas comissões e todas as indagações sobre a Petrobras possam ser respondidas, a CPI poderá ou não ser instalada", afirmou o líder do DEM, José Agripino, ao final da reunião de líderes.

De acordo com o líder do PMDB, Renan Calheiros, o propósito dos líderes é esclarecer tudo que poderia suscitar a criação de uma comissão de inquérito. "A CPI só tem sentido quando os fatos não estão sendo investigados. Se a apresentação dele esgotar o que querem saber não seria necessária a instalação da CPI, o que eu acho melhor neste momento que estamos vivendo de crise econômica", disse Renan.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que o governo tem participado de articulações para evitar a CPI. "A Petrobras não quer sonegar nenhuma informação, mas pra isto não é necessário fazer CPI. Basta uma comissão pública, ou uma reunião", disse o ministro. "A Petrobras comparecerá com seus diretores, quantas vezes necessário para prestar esclarecimentos", alegou. Segundo ele, isso é importante para que a empresa não sofra "arranhões" na sua imagem no Brasil e no exterior.




http://politica.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=5744375&titulo=Senadores+ouvirao+presidente+antes+de+decidir+sobre+CPI+da+Petrobras






segunda-feira, 11 de maio de 2009

«Tranquilidade e paz» voltarão «a curto prazo» à Bela Vista, diz PSP

Envie um e-mail para mim!






O director nacional da PSP afirmou, esta segunda-feira, que «a tranquilidade e a paz» no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, vão ser «uma realidade a curto prazo», para isso tendo contribuído as cinco detenções efectuadas no domingo.



Oliveira Pereira, que falava aos jornalistas à margem do seminário "Liberdade e Segurança", em Lisboa, mostrou-se convicto de que a calma regresse ao bairro da Bela Vista, depois de terem sido detidas cinco pessoas suspeitas de praticarem, «de forma sistemática», crimes em vários locais.

Além dos cinco detidos que no domingo foram apanhados em flagrante delito a assaltar um supermercado no Carregado, desde que se iniciaram os incidentes no bairro da Bela Vista, a PSP deteve quatro pessoas e identificou outras dez, segundo o representante da PSP.

O director nacional da PSP disse ainda que não se trata de «uma organização criminosa bem estruturada e organizada».

Oliveira Pereira adiantou que o reforço policial vai manter-se no bairro da Bela Vista «até que se justifique», estando a PSP a fazer «uma avaliação permanente e constante» sobre o que se está a passar.

O ministro da Administração Interna, também presenta no seminário "Liberdade e Segurança", reafirmou que a polícia está preparada para responder a situações como a ocorrida em Setúbal, depois de algumas associações de polícias terem dito que as autoridades não têm meios suficientes para acudir a todas as situações.

«A PSP, com todo o respeito pelas associações sindicais, tem uma hierarquia que culmina na direcção nacional», começou por dizer Rui Pereira, acrescentando que esse órgão hierárquico confirmou que a polícia está preparada para, «com todos os meios necessários e durante o tempo que for necessário, garantir a ordem pública».

Os incidentes dos últimos dias começaram na passada quinta-feira, quando um grupo de jovens pretendia homenagear um amigo morto no Algarve durante uma perseguição policial da GNR, depois de ter participado no assalto a uma caixa multibanco no Hospital Particular do Algarve.

Entretanto, ouvido pela TSF, Figueiredo Lopes, antigo ministro da Administração Interna, considerou que a polícia está a agir correctamente neste caso, mas qualificou o ataque a uma esquadra, que aconteceu durante os vários dias de incidentes na Bela Vista, algo «inaceitável numa sociedade democrática».

Para o ministro do governo do social-democrata Durão Barroso, o caso na Bela Vista é um «sinal de que a segurança deve ser trabalhada numa perspectiva abrangente», apostando na «prevenção» junto dos factores que são normalmente «geradores de insegurança».




http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1228593










sábado, 9 de maio de 2009

Comércio tenta recuperar fôlego no Dia das Mães







Crise provocou forte desaceleração das vendas no fim do ano passado; este ano, a retomada começou no final de abril

Clarice Sá
Tamanho do textoA+A-
Venda de móveis e eletrodomésticos deve crescer 3% no mês
Venda de móveis e eletrodomésticos deve crescer 3% no mês
O comércio aposta no Dias das Mães para consolidar a recuperação das vendas e contornar a forte desaceleração provocada pela crise econômica no fim do ano passado, segundo avaliação de representantes do setor consultados pelo Abril.com.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) aposta num crescimento de 3% na venda de móveis e eletrodomésticos em maio, na comparação com o mesmo período de 2008. O resultado será impulsionado pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Para a venda de eletroeletrônicos, a entidade estima alta de 11%. O setor de hiper e supermercados – que também oferece esses itens – tem expectativa de aumento de 7,8% nas vendas. “São dados bons, que estão acima da média de 4,5% dos últimos meses”, afirma o economista Fábio Bentes, da CNC.

Bentes destaca, no entanto, que as estimativas ainda são baixas se comparadas com o ano passado. No acumulado de janeiro a setembro de 2008, mês de maior turbulência econômica, as vendas de bens duráveis cresceram 21%. A crise reduziu o resultado a 8,4% no fechamento de 2008. No comércio como um todo, a desaceleração foi de 10,4% até setembro para 4,4% no fim do ano.

Shoppings
Contando com o reforço de quatro mil lojas que entraram no mercado, a Associação de Lojistas de Shopping (Alshop) espera um aumento de 5% a 6% nas vendas de maio - desempenho considerado “relativamente bom” na avaliação do presidente da entidade, Nabil Sahyoun.

“Eu diria que o pior momento já passou, haja visto os ganhos que a bolsa teve no mês de abril. A tendência agora é manter a recuperação das fortes perdas que o mercado teve aí depois de setembro”, diz o Sahyoun. “Há empresários que estão sofrendo aí com a questão do crédito, que está mais restrito. Os bancos estão com medo de inadimplência, então estão segurando muito e soltando em doses homeopáticas e as taxas continuam elevadas. Esse é um problema que afeta o varejo, que vive muito do crediário e do crédito também.”

Comércio popular
Apostando na redução do crédito e na insegurança dos consumidores para comprar a prazo, os donos de lojas populares de São Paulo apostam nos descontos à vista para atrair a clientela.
“Aqui na 25 de Março, estamos investindo em promoções permanentes exatamente devido à crise”, conta Eduardo Ansarah, diretor da União dos Lojistas da 25 de Março (Univinco), o maior centro de comércio popular do país.

Segundo Ansarah, os comerciantes da região se beneficiaram da insegurança do consumidor em contrair dívidas de longo prazo. Houve migração do consumo de produtos de maior valor agregado - do setor automotivo, linha branca e celulares – para itens de menor valor e consumo imediato. Esse movimento leva os lojistas da região de Rua 25 de Março a apostarem em alta de 6% a 10% nas vendas em maio em relação ao ano passado.

No Brás, tradicional reduto da indústria têxtil paulistana, a expectativa é crescer 5%, afastando a estagnação registrada no primeiro trimestre deste ano. Outro reflexo da crise na região é a falta de contratação de funcionários temporários para o Dia das Mães – que só perde em vendas para o Natal. “O pessoal manteve a equipe, mas deixou de contratar”, afirma Jean Makdissi Jr., diretor da Associação de Lojistas do Brás (Alobras).

Para Ansarah, da Univinco, as vendas do atacado também retomarão resultados positivos. “Nesse fim de abril, início de maio, o consumo está voltando a reagir. Nessa primeira semana de maio está reagindo ainda muito timidamente, mas a gente está apostando que há uma reação positiva no varejo e no atacado”, avalia. “Acabou aquele trimestre que ficou entalado, parece que não deslancha e agora a tendência é o negócio fluir.”

O economista Fábio Bentes,da CNC, pondera que a recuperação do setor será lenta e dependerá da manutenção do emprego e das condições de crédito. “Se, por um lado, as demissões ainda estão aumentando, por outro, a renda de quem está empregado está sofrendo menos esse ano. Então, em termos de poder de compra, a situação é até mais favorável. Mas na questão de empregabilidade, a incerteza ainda é forte.”






www.abril.com.br/noticias/economia/comercio-tenta-recuperar-folego-dia-maes-469368.shtml











sexta-feira, 8 de maio de 2009

Incêndio na Califórnia já destruiu 75 casas e deixou 30 mil desalojados







Fogo orbigou 30 mil pessoas a deixarem suas casas

FOTO: KEITH D. CULLOM/ASSOCIATED PRESS
Fogo orbigou 30 mil pessoas a deixarem suas casas
Há quatro dias, chamas consomem vegetação e imóveis em região que abriga mansões de várias personalidades
DA REDAÇÃO

O incêndio florestal que já dura quatro dias na cidade de Santa Bárbara, Califórnia, Estados Unidos, ganhou nova força nesta sexta-feira (8). Ao menos 30 mil pessoas tiveram que deixar suas casas enquanto o fogo avançava pela cidade e duas comunidades vizinhas.

De acordo com as autoridades, 75 residências foram completamente destruídas pelas chamas, que também já consumiu 1.400 hectares de vegetação na área.

Os bombeiros passaram a madrugada tentando evitar que o fogo se espalhassem em direção ao Sul e dentro da área urbana, enquanto outras equipes se esforçavam para apagar as chamas nas extremidades da cidade, conhecida por abrigar mansões de personalidades, inclusive celebridades hollywoodianas.

Além dos 30 mil desalojados nesta sexta, outros 23 mil moradores da região já foram avisados que devem se preparar para sair do local a qualquer momento.

Nenhuma ocorrência com civis foi registrada até agora, mas as chamas feriram 11 bombeiros. Três deles estão internados com queimaduras graves e intoxicação por fumaça.

Este é o quarto incêndio a atingir a região de Santa Bárbara nos últimos dois anos.


Com agências de notícias








www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=41489









quinta-feira, 7 de maio de 2009

Glória Perez revela que retirou linfoma em cirurgia







Vou fazer seis sessões de quimioterapia, com espaço de 21 dias entre cada uma, conta ela, em blog


Foto:http://ego.globo.com
Leia Também
Após o susto de ter que se submeter a uma cirurgia de emergência na tiroide - cujos motivos até então não estavam muito claros -, a novelista Glória Perez decidiu abrir o coração no seu blog.

Em um post com o título "Dividindo com vocês", ela revela o motivo da operação, conta que fará quimioterepia e tranquiliza os fãs.

"Operar a tiroide de emergência foi um susto. O resultado da biopsia, outro ainda maior: tinha um linfoma ali.

Foi todo e totalmente retirado, mas, de qualquer modo, meu médico, o oncologista Daniel Tabak, optou pelo tratamento preventivo, e vou fazer 6 sessões de quimioterapia, com espaço de 21 dias entre cada uma. Vai render 3, 4 meses no máximo", conta a autora de "Caminho das Índias".

"Era um linfoma não hodgkin, de grandes células, difuso, nivel 1 e (extranodal), enclapsurado na tiroide. O nome assusta, não é? Mas o dr. Tabak tranquilizou: essas celulazinhas comprometidas estavam como que blindadas dentro da tiroide, não se espalharam para lugar nenhum. Enfim, resumindo o que disse o médico, não há doença ativa em meu organismo. Bom sublinhar que o tratamento não vai interferir no meu trabalho de escrever a novela, nem alterar o ritmo da minha vida normal", prossegue ela, antes de finalizar:

"É mais um desafio? É, mas a vida de todos nós é isso: essa sequência de desafios a vencer".

Glória Perez revela que retirou linfoma em cirurgia de tiroide
Vou fazer seis sessões de quimioterapia, com espaço de 21 dias entre cada uma, conta ela, em blog







www.portalmaratimba.com/noticias/news.php?codnot=242221#











terça-feira, 5 de maio de 2009

Cidadã britânica grávida pode ser fuzilada na Ásia







Samantha Orobator pode ser condenada ao fuzilamento em Laos
Samantha Orobator pode ser condenada ao fuzilamento em Laos
04 de maio de 2009
AP

Uma nigeriana com cidadania britânica pode ser condenada ao fuzilamento por ter tentado deixar um país asiático com 680 gramas de heroína. Diplomatas britânicos estão tentando ajudar Samantha Orobator, 20 anos, que engravidou na prisão.

A jovem foi detida em agosto do ano passado, no aeroporto de Wattay, em Laos. Ela tentava embarcar para a Tailândia com a droga. A embaixada britânica em Bangcoc garantiu que seu vice-cônsul viajou para o país vizinho na tentativa de garantir assistência legal à Samantha.

A advogada Anna Moris, da organização beneficente Reprieve, também viajou a Laos para tentar um encontro com a detenta, que não tem advogados.

Um porta-voz do governo de Laos afirmou à agência AFP que o julgamento acontecerá esta semana, mas não soube dizer o dia. Khenthong Nuanthasing garantiu ainda que, até hoje, nenhum estrangeiro foi executado no país.

Com agências internacionais

Redação Terra




http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3743223-EI294,00-Cidada+britanica+gravida+pode+ser+fuzilada+na+Asia.html

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Se estiver viva, Madeleine agora é assim

Envie um e-mail para mim!





2 anos do desaparecimento

Se estiver viva, Madeleine agora é assim

Os pais de Madeleine McCann divulgaram um cartaz com o aspecto que a criança desaparecida terá hoje, se ainda estiver viva. (Com VIDEO)

Madeleine desapareceu a algumas semanas do seu quarto aniversário; hoje, estaria quase a fazer seis anos e teria o aspecto da imagem da direita.

Kate e Gerry McCann, pais da menina desaparecida há dois anos na Praia da Luz, no Algarve (Lagos), pediram ao Centro Nacional [norte-americano] para Crianças Desaparecidas e Exploradas que desenhasse um retrato de Madeleine com a idade que teria hoje. O objectivo era o retrato ser divulgado no programa de Oprah Winfrey, no qual Kate e Gerry participaram muito recentemente.


O porta-voz dos McCann, Clarence Mitchell, disse à Sky News Online que o retrato foi feito com tecnologia muito avançada e que a imagem obtida é a mais aproximada que se podia ter da criança.

Na mesma entrevista à Sky News, contrariando os rumores existentes, Clarence Mitchell disse que o casal não recebeu um tostão por participar no programa de Oprah e que a mais famosa apresentadora de televisão dos Estados Unidos está a pedir aos McCann para irem ao seu programa desde que Madeleine desapareceu.



http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1221428&seccao=Sul








sábado, 2 de maio de 2009

Campo de Tupi leva Brasil a "nova era" do petróleo, diz Lul








O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil deu início hoje a uma " nova era"...


Foto: http://4.bp.blogspot.com
Leia Também
Rio de Janeiro, 1 mai (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil deu início hoje a uma "nova era" no setor petrolífero ao extrair os primeiros barris de petróleo do campo de Tupi, na bacia de Santos.

Trata-se da maior jazida marinha de petróleo descoberta no país, com reservas calculadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.

"É um momento histórico. Entramos em uma nova era e isso porque ainda não sabemos tudo o que há "aí embaixo" nem todas as dificuldades que teremos para explorar esse petróleo", disse o Lula, em cerimônia na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

A "nova era" permitirá que o Brasil se torne um dos maiores produtores mundiais de petróleo e, inclusive, exportador, afirmou o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Ele entregou a Lula um pequeno barril com os primeiros litros do petróleo extraído da jazida na manhã de hoje e que foi passado de mão em mão e exibido no ar como um troféu da Copa do Mundo.

Tupi, em águas muito profundas do oceano Atlântico, na Bacia de Santos, a cerca de 290 quilômetros do litoral, é a primeira jazida que o Brasil começa a explorar no chamado pré-sal, um novo horizonte de prospecção situado a 7 mil metros de profundidade e abaixo de uma camada de sal de aproximadamente 2 mil metros.

O pré-sal, com cerca de 8 mil quilômetros quadrados de extensão e de frente para os litorais de quatro estados -Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo-, pode transformar o Brasil em um dos dez maiores produtores mundiais de petróleo, segundo cálculos da Petrobras.

A Agência Nacional de Petróleo (ANP, regulador) calcula que as reservas em áreas do pré-sal, cuja exploração já foi concedida, podem alcançar os 80 bilhões de barris de petróleo, quase seis vezes mais do que as atuais reservas comprovadas do Brasil (de 14 bilhões de barris).

Segundo Gabrielli, Tupi é a maior reserva de petróleo descoberta no mundo nos últimos 30 anos e sua produção começou muito bem, "com um petróleo cru de grande qualidade (28 graus na escala API), fluindo como era esperado".

O presidente da Petrobras destacou que a empresa precisou de apenas três anos desde o descobrimento da reserva, em 2006, para começar a extrair petróleo, quando geralmente esse processo exige entre seis e sete anos.

Lula lembrou que foi avisado sobre o gigantesco descobrimento em 2006 e imediatamente decidiu que o Brasil tinha que começar a explorá-lo "o mais rápido possível".

"Primeiro porque isso dá certa grandeza ao Brasil em suas negociações bilaterais e multilaterais; segundo porque coloca o Brasil com uma respeitabilidade maior do que a de um país com pouco petróleo; terceiro porque vai permitir que Petrobras aumente mais sua liderança em exploração em águas profundas", afirmou.

Após dizer que não tem pressa em entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o presidente comentou que o Brasil deve estabelecer com urgência um novo marco regulatório para a indústria do petróleo que permita ao Estado tirar mais proveito de sua riqueza.

A extração iniciada hoje faz parte de um teste que a Petrobras realizará durante 15 meses em Tupi para avaliar o comportamento da reserva, a drenagem dos fluidos e a extração submarina.

Segundo a Petrobras, esse teste será fundamental para definir os novos projetos de desenvolvimento de todos as demais jazidas sobre as que a empresa já tem concessão no pré-sal.

A fase inicial ocorrerá a partir de uma plataforma com capacidade para processar 30 mil barris diários de petróleo.

O volume extraído passará a 100 mil barris em dezembro de 2010, segundo os planos da Petrobras.

A companhia petrolífera planeja investir cerca de US$ 29 bilhões de dólares até 2013 para desenvolver suas jazidas no pré-sal e sua previsão é de extrair 1,3 milhões de barris diários já em 2013 e 1,8 milhões em 2020. EFE

Campo de Tupi leva Brasil a "nova era" do petróleo, diz Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil deu início hoje a uma "nova era"...







www.portalmaratimba.com/noticias/news.php?codnot=241904











sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ministros do Supremo derrubam Lei de Imprensa por sete votos






Norma era uma das últimas do tempo da ditadura ainda em vigor; magistrados consideram a regra incompatível com a democracia

Agência Estado

Ministros participam da sessão histórica do STF nesta quinta (30)
Ministros participam da sessão histórica do STF nesta quinta (30)
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira (30) a Lei de Imprensa, uma das últimas legislações do tempo da ditadura que continuavam em vigor. Num julgamento histórico, sete dos 11 ministros da Corte decidiram tornar sem efeitos a totalidade da lei ao concluírem que ela, editada em 1967, era incompatível com a democracia e com a atual Constituição Federal. Eles consideraram que a Lei de Imprensa era inconstitucional.

Após a decisão, os juízes terão de se basear na Constituição e nos códigos Penal e Civil para decidir ações criminais e de indenização contra jornalistas. A Lei de Imprensa previa penas de detenção mais rigorosas para os jornalistas que cometiam os crimes de calúnia, injúria e difamação do que o Código Penal. O principal debate ocorreu por causa do direito de resposta. Para a maioria dos ministros, a prerrogativa está prevista na Constituição. Eles também observaram que há um projeto em tramitação no Congresso para regulamentar esse direito.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, queria manter em vigor artigos da Lei de Imprensa que estabelece as regras para o requerimento e a concessão de direito de resposta. Para tentar convencer os seus colegas, ele chegou a citar o caso da Escola Base. Em 1994, vários veículos de comunicação divulgaram reportagens sobre suposto abuso sexual cometido contra crianças que estudavam na escola. No entanto, nada ficou comprovado. "Os veículos da mídia produziram manchetes sensacionalistas", lembrou Mendes.

Mas a maioria dos ministros entendeu que a lei deveria ser derrubada integralmente. "A liberdade de imprensa não se compraz com uma lei feita com a preocupação de restringi-la, de criar dificuldades ao exercício dessa instituição política", afirmou o ministro Carlos Alberto Menezes Direito.




www.abril.com.br/noticias/brasil/supremo-derruba-lei-imprensa-sete-votos-467650.shtml







Google
 

Videos Engraçados