"A Rússia é um país soberano e independente, com pleno direito de se dotar de uma sólida defesa. Não se sentiu qualquer alarme no Pentágono por causa do reforço das suas capacidades militares", ironizou Morrell em conferência de imprensa.

O porta-voz do Pentágono reagia a declarações de Medvedev, segundo as quais "a partir de 2011 começará o rearmamento em grande escala do exército e da marinha russa".

Medvedev disse numa reunião com altos responsáveis do Ministério da Defesa russo que Moscovo irá "aumentar a capacidade de combate das suas forças e, sobretudo, a das armas nucleares estratégicas", nomeadamente face às "incessantes tentativas da Aliança Atlântica (NATO)" para desenvolver infra-estruturas militares nas fronteiras do país.

"O secretário (norte-americano) da Defesa (Robert Gates) já evocou no passado o desafio demográfico com que está confrontada a Rússia, alegadamente impeditivo da manutenção das suas forças convencionais com a actual dimensão", lembrou Morrell.

"Por isso, registamos a aposta russa no nuclear", acrescentou.

Morrell concluiu que os Estados Unidos mantêm "boas relações militares" com a Rússia e, "havendo um bom nível de diálogo e compreensão mútua das necessidades de desenvolvimento das capacidades militares num e noutro país, não existirão ameaças, ou problemas susceptíveis de gerar inquietação".

Lusa


http://sic.aeiou.pt/online/noticias/mundo/20090318+Russia+e+um+pais+soberano+com+pleno+direito+de+se+dotar+de+uma+solida+defesa.htm