quinta-feira, 31 de julho de 2008

ONU deve prolongar missão de forças de paz em Darfur








Resolução votada nesta quinta estende por mais um ano o mandato das tropas na região de conflito no Sudão

Agências internacionais


Presidente al-Bashir é acusado de genocídio

Efe

Presidente al-Bashir é acusado de genocídio

BRUXELAS - O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) deve prolongar a missão das forças de paz no Sudão por mais um ano. Os capacetes azuis estarão no país até 29 de julho de 2009, segundo informaram fontes diplomáticas nesta quinta-feira, 31, à agência Reuters. Os países do Ocidente ainda admitiram que estão prontos para discutir a suspensão do indiciamento do presidente sudanês, Omar Hassam al-Bashir, pelo genocídio em Darfur, em troca da paz na região.

Veja também:

linkBashir, anfitrião de terroristas, deu sinal verde para massacres

linkEntenda os conflitos no Sudão

Quinze membros do Conselho votarão uma proposta apresentada pelo Reino Unido, que estipula que a força da ONU e da União Africana, conhecida como UNAMID, estará presente em Darfur até o fim de julho de 2009. Espera-se que a resolução seja aprovada de forma unânime depois de várias semanas de negociações particulares. O embaixador do Sudão na ONU qualificou o texto como "aceitável".

Os representantes do Conselho ainda se comprometeram em incluir na resolução a preocupação manifestada por outros países sobre a ordem de prisão contra o presidente do Sudão. O promotor do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno-Ocampo, recomendou o indiciamento de al-Bashir por considerá-lo suspeito de crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio durante os cinco anos do conflito em Darfur.

Alguns países pediram que a ordem de prisão seja reconsiderada, pois ela pode impactar negativamente no processo de paz na região. A resolução terá "consideração às preocupações" dos membros do Conselho sobre a medida da Promotoria.

Bashir é acusado de mobilizar milícias árabes pró-governo para perseguir e massacrar civis africanos em Darfur desde 2003. A ONU estima que cerca de 300 mil pessoas tenham morrido e mais de 2,5 milhões tenham sido obrigadas a abandonar suas casas desde o início do conflito em Darfur. Segundo o promotor, o "aparato estatal do Sudão" esteve envolvido em uma campanha organizada para atacar civis em Darfur



www.estadao.com.br/internacional/not_int215031,0.htm



terça-feira, 29 de julho de 2008

Diretor-geral da OMC confirma fracasso de negociações da Rodada de Doha








Desavenças entre EUA, Índia e China determinaram novo colapso das negociações.
Para Celso Amorim, retomada das negociações pode levar de três a quatro anos.
Do G1, em São Paulo

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, confirmou nesta terça-feira (29) diante dos 153 países-membros desta instituição que as negociações da Rodada do Desenvolvimento de Doha fracassaram. Mais cedo, representantes da Índia e da China haviam abandonado a sala de negociações após desavenças com os americanos sobre proteção a seus pequenos agricultores.

"Este encontro fracassou", foram as primeiras palavras de Lamy na coletiva de imprensa que resumiu os nove dias de negociação em Genebra. "Eu esperava chegar com boas notícias. Eu esperava falar que as tarifas européias haviam sido cortadas, que os subsídios haviam sido removidos. Tudo estava certo para um pacote final. Mas algumas partes importantes faltaram. O que deixaram escapar por seus dedos foi um pacote de US$ 113 bilhões", disse o diretor-geral da OMC, referindo-se ao volume de comércio exterior esperado com a liberalização que seria obtida pelo acordo.

AFP
AFP
O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, em entrevista para comunicar o fim das negociações (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Três a quatro anos

Pascal Lamy confirmou que os países não conseguiram resolver os impasses sobre a redução dos subsídios agrícolas e das tarifas de importação de produtos industrializados. Ele afirmou, no entanto, que entre 80% e 85% das negociações haviam sido concluídas antes do colapso. Falando à imprensa, o diretor da OMC se recusou a apontar culpados pelo fracasso. Ele não quis determinar uma data para a retomada das conversas para a liberalização do comércio internacional.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que, com o colapso das discussões, pode levar até três ou quatro anos para que as negociações para a liberalização dos mercados sejam retomadas.

Ao sair da seda de OMC, a representante americana Susan Schwab, com o rosto expressando decepção, disse: "Estávamos tão perto (de um acordo) na sexta-feira." Ela afirmou que os EUA manterão sobre a mesa as ofertas feitas durante as negociações dos últimos dias. O ministro de Comércio da Nova Zelândia também lamentou o fiasco, confirmando que a negociação havia acabado.

Desta vez, Índia e China entraram em rota de colisão com exportadores de alimentos como os EUA a respeito de garantias para impedir a entrada em massa de comida importada, enquanto continuam a persistir as divergências sobre outras partes fundamentais do acordo.

AFP
AFP
A representante dos EUA, Susan Schwab, fala a jornalistas na saída das negociações na sede da OMC (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Retomada em setembro

Agora, o diretor-geral da OMC tenta agora convencer os países a preservar os ganhos da negociação de quase dez dias entre os ministros, para tentar retomar as conversas em setembro.

"É difícil olhar para o futuro neste ponto. O que aconteceu hoje certamente não vai fortalecer o sistema. Teremos um caminho difícil à frente. Continuarei a servir essa organização e seus membros da melhor maneira possível", ressaltou o diretor-geral da OMC.

Entenda

Ministros de cerca de 35 países se reuniram em Genebra, na Suíça, desde o dia 21 de julho, para dar continuidade às negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). O encontro em Genebra, originalmente programado para durar até sábado (26), foi estendido até a próxima quarta-feira (30). Entretanto, um dia antes do previsto as negociações foram canceladas.

A Rodada Doha foi lançada há sete anos, mas está paralisada devido a divergências sobre o nível de abertura em setores de interesse de países ricos e pobres. Os países em desenvolvimento querem maior abertura no setor agrícola das nações desenvolvidas, incluindo a redução ou o fim de subsídios. O bloco dos países desenvolvidos pressiona por maior abertura nos setores de indústria e serviços.

(Com informações da Reuters, da EFE, do Valor OnLine e da France Presse)


Leia mais notícias de Economia e Negócios




http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL704801-9356,00
-DIRETOR+GERAL+DA+OMC+CONFIRMA+FRACASSO+DE+
NEGOCIACOES+DA+RODADA+DE+DOHA.html




segunda-feira, 28 de julho de 2008

Pessimismo dos mercados faz Bovespa operar em baixa







A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera com queda nesta sexta-feira (25), dando seqüência às fortes perdas da véspera. Às 10h29, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, recuava 1,04%, aos 56.839 pontos.

Os mercados seguem pessimistas com a alta dos juros determinada pelo Banco Central na quarta-feira, que alimenta temores de resultados mais fracos de bancos, construção civil e varejistas.

A bolsa paulista também acompanha a movimentação do mercado externo, onde temores sobre o prolongamento da crise de crédito desanimam os investidores. Na Europa, as principais bolsas operam com baixa de cerca de 1%.

"Voltou o medo de que haja uma contração econômica, justamente num período de inflação alta, que é o pior dos mundos", resumiu Rodrigo Bresser Pereira, diretor de gestão da Bresser Administração de Recursos.

Na quinta-feira, os mesmos temores levaram a bolsa paulista a recuar 3,34%, para 57.434 pontos, em seu menor nível de fechamento em seis meses.

www.badaueonline.com.br/2008/7/25/Pagina33639.htm

domingo, 27 de julho de 2008

Estados Unidos batem a Sérvia e ficam com o título inédito da Liga Mundial






Mesmo com a torcida brasileira toda contra, os americanos jogaram muito bem e fecharam a partida em 3 sets a 1 no Maracanãzinho

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Ampliar Foto Sílvio Ávila/CBV Sílvio Ávila/CBV

Millar foi um dos grandes nomes da seleção americana na grande final da Liga Mundial

Depois de chegar à fase final da Liga Mundial com o pior retrospecto entre as seleções classificadas, os Estados Unidos passaram pelo Brasil na semifinal e conseguiram neste domingo uma grande vitória contra a Sérvia por 3 sets a 1, parciais de 26/24, 23/25, 25/23 e 25/22, ficando com o título inédito da Liga Mundial.

Na fase final da competição, a seleção da Sérvia não sabia o que era perder um set em 10 disputados e veio a conhecer o sabor da derrota contra os Estados Unidos. Os americanos começaram muito bem e logo abriram 5 a 1, mas os sérvios conseguiram entrar no jogo, indo para o tempo técnico com 16 a 12. Os europeus começaram a jogar várias bolas para Miljkovic, campeão olímpico em 2000 e quatro vezes melhor jogador da Liga, na hora da definição, mas isto não foi suficiente e o set terminou em 26/24.

O americano Millar virou tudo no segundo set, com uma grande atuação, mas os Estados Unidos não conseguiram fechar. Do outro lado da rede estava o jovem ponteiro Janic, essencial para a vitória sérvia, quando empatados em 23, ele salvou uma bola fora da quadra muito difícil e na volta, um bloqueio triplo marcou o 24º ponto. O set terminou com um bloqueio simples de Janic em 25/23, comemorando como se fosse o título da Liga.

Em um terceiro set cheio de alternativas técnicas, com grande participação dos treinadores, trocando peças o tempo todo, o sérvio Miljkovic continuou sendo muito chamado para as jogadas, mas sendo bloqueado seguidamente. Com boa atuação do veterano levantador americano Ball, de 36 anos, os Estados Unidos conseguiram fechar em 25/23.

Contra o Brasil o americano Stanley virou tudo. No quarto set da decisão, Ball decidiu jogar as bolas para o oposto e ele não se fez de rogado, aceitou a responsabilidade e deu o título inédito para a seleção dos Estados Unidos fechando o placar em 25/22, sob intensas vaias de toda a torcida no Maracanãzinho.



http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Volei/0,,MUL702499-15080,00-ESTADOS+UNIDOS+VENCEM+A+SERVIA+E+FICAM
+COM+O+TITULO+INEDITO+DA+LIGA+MUNDIAL.html

sábado, 26 de julho de 2008

Propaganda eleitoral na web extrapola sites oficiais de campanhas







THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online

Apesar da restrição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que só permite a propaganda eleitoral na web nos sites oficiais de campanha, a busca pelos votos dos internautas invade blogs e redes sociais. Em São Paulo, os principais candidatos a prefeitura já iniciaram a batalha judicial para evitar o que consideram excessos.

O primeiro a se manifestar foi o atual prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM). Sua coligação entrou com representação contra a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) por conta de vídeos no site tucano que estavam hospedados no YouTube. A Justiça Eleitoral aceitou a ação e determinou a retirada dos vídeos, que passaram a ser hospedados no próprio site de Alckmin.

Reprodução
Página com nome de Marta Suplicy (PT) no miniblog Twitter não tem atualizações; assessoria de campanha da candidata diz ser falso
Página com nome de Marta Suplicy (PT) no miniblog Twitter não tem atualizações; assessoria de campanha da candidata diz ser falso

A campanha de Marta Suplicy (PT), por sua vez, também recorreu à Justiça para que Kassab retirasse do seu site de campanha links que remetiam o internauta a páginas fora do oficial. Mais uma vez, os juízes aceitaram o pedido.

No entanto, uma busca pelo nome da candidata petista no Orkut, o mais popular site de relacionamentos do país, a pesquisa mostra mais de 500 perfis como sendo da ex-ministra. A busca por nomes de Alckmin e de Kassab também mostram resultados expressivos.

Até em supostas novidades da web, como o miniblog Twitter, são usados como "arma" para angariar mais votos para os candidatos. Marta e Alckmin possuem supostas contas no site, mas sem atualizações constantes.

As assessorias dos candidatos negam que os perfis, tanto no Orkut quanto no Twitter, sejam oficiais.

Segundo a assessoria de Marta, um levantamento realizado antes da campanha identificou cerca de 30 perfis da petista considerados como "fidedignos". Na ocasião, a coordenação da campanha informa ter solicitado ao Google, que administra o Orkut, a retirada dos perfis.

Reprodução
Suposta página do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, no Twitter; busca por votos de internautas extrapola sites oficiais
Suposta página do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, no Twitter; busca por votos de internautas extrapola sites oficiais

Rio

Mais flexível com relação à propaganda eleitoral na web, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) divulgou uma resolução no fim de maio ampliando as possibilidades de campanha na web. De acordo com a decisão do tribunal fluminense, candidatos podem utilizar recursos como blogs e redes sociais como ferramentas de propaganda eleitoral.

O candidato a prefeito do PV, Fernando Gabeira, explora bem estas possibilidades. Além da página de campanha, mantém uma página pessoal, com blog, notícias, fotos e vídeos sobre ele.

Eduardo Molon (PMDB) é outro que vai além do site oficial. O candidato possui uma conta no site de fotos Flickr para divulgar imagens de sua campanha.

A maior liberdade concedida pelo TRE-RJ, no entanto, parece ser exceção. Consulta feita ao TSE sobre regras específicas para campanhas em blogs e redes sociais não foi reconhecida pelos ministros do órgão.

A decisão dos ministros é de que as análises durante a campanha devem ser feitas pela Justiça Eleitoral a partir de casos concretos, ou seja, os casos serão analisados um a um.



www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u426351.shtml








sexta-feira, 25 de julho de 2008

"El País" diz que Dercy foi uma das atrizes mais irreverentes do século 20

Envie um e-mail para mim!




da Folha Online

O jornal espanhol "El País", em sua edição on-line, prestou uma homenagem a atriz e comediante Dercy Gonçalves, que morreu no último sábado (19), aos 101 anos.

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
Jornal espanhol "El País" destaca trajetória da atriz e comediante brasileira Dercy Gonçalves, que morreu no último sábado (19), aos 101 anos
Jornal espanhol "El País" destaca trajetória da atriz e comediante Dercy Gonçalves, que morreu no último sábado (19), aos 101 anos

Em uma reportagem intitulada "Um funeral ao ritmo de samba", o jornalista Rodrigo Cavalheiro elenca os principais fatos da vida de Dercy e ressalta a personalidade extravagante da humorista.

"Dercy era conhecida por falar diretamente sem pensar duas vezes. Usava constantemente palavras vulgares. Não importava com quem estivesse falando. O uso compulsivo de palavrões e a maneira como se atirava contra os que não lhe caiam bem, em particular os políticos, se converteram em seu sinal de identidade", afirma o periódico.

Além de fotos de momentos essenciais da vida de Dercy --como o início de sua carreira como vedete ou quando desfilou com os seios expostos no Carnaval--, o "El País" também homenageou a atriz com uma sensível nota de obituário.

"Dercy Gonçalves, uma das atrizes mais irreverentes do século 20, fez rir a várias gerações de brasileiros em todos os palcos, na televisão e no cinema, onde trabalhou em 36 filmes. Era um emblema da espontaneidade e da franqueza", diz a nota.

"Tudo nela era abundante, extremo. Fez com que um mausoléu fosse construído fora do cemitério de Santa Maria Madalena, no Estado do Rio. Por que? Porque é tão grande que não cabe dentro", finaliza o jornal.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Terremoto fere 107 no norte do Japão e paralisa fábricas









Autoridades alertam para risco de deslizamentos; indústrias de alta tecnologia interrompem produção

CHISA FUJIOKA - REUTERS

Templo budista foi atingido pelo tremor

AP

Templo budista foi atingido pelo tremor

HACHINOHE - Um violento terremoto deixou mais de 100 feridos na madrugada de quinta-feira, 24, no norte do Japão. Centenas de passageiros ficaram retidos em trens, e algumas indústrias de alta-tecnologia tiveram de parar a produção. O tremor, com magnitude preliminar de 6,8, ocorreu à 0h26 (12h26 de quarta-feira em Brasília) nas pouco povoadas e montanhosas regiões de Iwate e Aomori, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

A polícia japonesa disse que dos 107 feridos 16 estão em estado grave. Muitas pessoas sofreram quedas ou foram atingidas por estilhaços de vidro. As autoridades alertam para o risco de deslizamentos, e a emissora NHK disse que centenas de casas estão sem água.

No templo Choryuji, em Hachinohe, cerca de 550 quilômetros a nordeste de Tóquio, o terremoto derrubou lápides altas, quebrando algumas. "É um choque ver tamanha bagunça", disse Toshikatsu Sawashiro, 77 anos, que foi vistoriar o túmulo familiar.

Um prédio público na mesma região perdeu o telhado e se transformou num amontoado de cacos de vidro e estantes reviradas. Terremotos são comuns no Japão, país que concentra 20% dos episódios com magnitude igual ou maior que 6.

Essa região do norte do Japão vem sofrendo uma série de sismos desde meados de junho, quando um tremor deixou pelo menos 10 mortos e 10 desaparecidos.

Os danos provocados pelo incidente de quinta-feira foram relativamente pequenos porque seu foco ocorreu a mais de 100 quilômetros de profundidade, segundo o professor de Geofísica Naoshi Hirata, da Universidade de Tóquio. "Um terremoto raso de magnitude 6,8 causaria muitos danos, mas um terremoto bem profundo é como se ocorresse muito longe."




www.estadao.com.br/internacional/not_int211201,0.htm





quarta-feira, 23 de julho de 2008

Enfraquecido, furacão Dolly atinge fronteira dos EUA com México









colaboração para a Folha Online

O furacão Dolly atingiu nesta quarta-feira a fronteira entre EUA e México, marcada pelo rio Grande, e avançou em direção às cidades de Brownsville (Texas) e Matamoros (Tamaulipas, México). Meteorologistas afirmam que o furacão perdeu força e decaiu para a categoria um, com ventos de 153 km/h.

Ainda hoje, quando se aproximava da costa do Texas, Dolly ganhou força e atingiu a categoria dois.

David J. Phillip/AP
Banner de hotel em South Padre Island, no Texas, desaba após a passagem do Dolly
Banner de hotel em South Padre Island, no Texas, desaba após a passagem do Dolly

A escala Saffir-Simpson de intensidade tem como categoria máxima o nível cinco e os furacões são considerados perigosos quando chegam à categoria três. No entanto, Dolly, que se alimenta das águas quentes do golfo do México, pode destruir estruturas mais antigas ou mal construídas, além de casas móveis.

A tempestade obrigou milhares de pessoas a se dirigirem a abrigos. As fortes chuvas e ventos arrancaram telhados, placas de trânsito e cortaram a energia de milhares de habitantes da região atingida.

O furacão tocou terra aproximadamente às 14h (em Brasília) em South Padre Island e seguiu em direção a Port Isabel, Bahía Grande e Brazos Santiago Pass, 50 quilômetros ao nordeste de Brownsville, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), com sede em Miami (Flórida).

Tomas Bravo/Reuters
Ventos fortes do furacão Dolly golpeam árvores e carros em Matamoros, no México
Ventos fortes do furacão Dolly golpeam árvores e carros em Matamoros, no México

Dolly avança a cerca de 11 km/h em direção oeste e os ventos fortes se estendem cerca de 25 quilômetros do exterior do olho do furacão.

As autoridades disseram que permanece em vigor um aviso de furacão para a costa do Texas, de Brownsville até Corpus Christi, e para o nordeste do litoral mexicano, de Rio San Fernando até a fronteira.

O NHC divulgou que o furacão é acompanhado de chuvas que podem chegar a 300 milímetros, e, em porções do sul do Texas e do nordeste do México, podem atingir até 500 milímetros nos próximos dias.

"Estas precipitações provavelmente causarão inundações amplas na região", acrescentou o NHC.

Texas

O governador Rick Perry, do Texas, colocou 1.200 guardas em alerta e declarou situação de desastre em 14 condados vizinhos. Autoridades do Estado divulgaram que os moradores da região não precisarão deixar suas casas até que o furacão chegue à categoria 3, com ventos de 178 km por hora.

Matt Slocum/AP
Policiais fogem do furacão após limpar escombros de loja em Brownsville, Texas
Policiais fogem do furacão após limpar escombros de loja em Brownsville, Texas

De qualquer maneira, o governo disponibilizou 250 ônibus da cidade continental de Santo Antônio para retirar os moradores das áreas de risco quando for necessário.

O Serviço Meteorológico Nacional advertiu de que a tempestade poderia causar ondas de até quase dois metros. Autoridades texanas temem que as barragens do rio Grande transbordem.

A Biblioteca Pública de Brownsville se transformou em centro de emergências e de controle das operações da Polícia, dos bombeiros, dos socorristas e do pessoal médico.

O prefeito de Brownsville, Pat Ahumada, indicou que estavam previstas inundações na área leste da cidade, separada do litoral por 30 quilômetros de terras baixas e alagadiças em torno da boca do Rio Grande.

Petróleo

Meteorologistas citados pela Reuters afirmaram que não deve haver impactos sobre as refinarias de petróleo localizadas na área. Ao menos um quarto das instalações petroleiras norte-americanas se concentra no golfo do México, de acordo com o governo dos EUA.

Tomas Bravo/Reuters
Vista geral de setor feminino do abrigo contra furacões na cidade de Matamoros (México)
Vista geral de setor feminino do abrigo contra furacões na cidade de Matamoros (México)

Por precaução, a companhia anglo-holandesa Shell já retirou 185 pessoas de suas instalações. ExxonMobil e Chevron também esvaziaram suas refinarias do pessoal "não-essencial".

A Marinha americana decidiu, por sua vez, retirar mais de 100 aviões de suas bases de Corpus Christi, Dallas, Midland e San Angelo, no Texas, e de Las Cruces, no Novo México (sudoeste), afirmou o porta-voz Tamsen Reese, acrescentando que os demais aparelhos serão guardados em hangares

Durante a presente temporada atlântica, que começou em 1º de junho e terminará em 30 de novembro, se formaram quatro tempestades tropicais: Arthur, Cristóbal, Dolly e Bertha, sendo que as duas últimas se transformaram em furacões.

Segundo os meteorologistas, a temporada será "ligeiramente mais ativa" que o normal, com formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.

Após a destruição causada pela passagem do Katrina em 2005, apenas o furacão Humberto atingiu a costa dos EUA, em outubro de 2007.


www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u425479.shtml





terça-feira, 22 de julho de 2008

Manuscrito antigo da Bíblia será digitalizado








Biblioteca Britânica

Parte de uma das cópias mais antigas da Bíblia estará disponível na internet a partir de quinta-feira. O Codex Sinaiticus, escrito em grego no século IV, será digitalizado e poderá ser consultado no site www.codex-sinaiticus.net. A iniciativa é da Universidade de Leipzig, na Alemanha, um dos quatro conservadores do texto antigo.

Inicialmente serão reproduzidos, em fac-símile, 43 páginas do Codex, além de alguns pergaminhos do Velho Testamento que estão na Biblioteca Britânica de Londres. O manuscrito integral só estará na rede em julho de 2009. Segundo o diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig, Ulrich Johannes Schneider, a publicação on-line do Codex permitirá que qualquer um estude uma peça "fundamental" para os cristãos. Alguns textos estarão disponíveis com traduções em inglês e alemão.

O Codex Sinaiticus foi encontrado em 1844 pelo teólogo Konstantin von Tischendorf no Monastério Santa Catalina, no Egito. Segundo especialistas, o manuscrito pode ser a cópia mais antiga da Bíblia, junto com o Codex Vaticanus.


LINKS RELACIONADOS




http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=145141&date=currentDate





segunda-feira, 21 de julho de 2008

Recomeça velório de Dercy Gonçalves

Envie um e-mail para mim!


Recomeça velório de Dercy Gonçalves


Desde domingo, atriz recebe homenagens de amigos e fãs na Alerj.
Às 10h, corpo segue para Santa Maria Madalena, onde será enterrado na terça.
Do G1, no Rio

Recomeçou pouco depois das 7h desta segunda-feira (21) o velório da atriz Dercy Gonçalves, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro da cidade. O corpo de Dercy será velado até as 10h e depois segue para a cidade natal da atriz, Santa Maria Madalena, região serrana do estado do Rio.

Veja fotos de Dercy Gonçalves

Veja vídeos históricos de Dercy

Na cidade será realizado outro velório, no Clube Montanhês, com banda de música e samba, a pedido da própria atriz.

O enterro está previsto para a terça-feira, ao meio-dia, no mausoléu da família.

O corpo da atriz chega a Santa Maria Madalena no dia da padroeira da cidade. "Ela vai chegar num dia de festa; a cidade está pronta para recebê-la ao som do samba da Viradouro de 1992, ano em que ela foi tema do enredo da escola", diz Decimar Senra, filha de Dercy.

Aos 101 anos, Dercy Gonçalves morreu às 16h45 de sábado (19) no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Dercy foi internada na madrugada do próprio sábado, com um quadro de pneumonia comunitária grave, que evoluiu para insuficiência respiratória.

Foto: Aluízio Freire/G1
Aluizio Freire/G1
A atriz Marília Pêra compareceu ao velório de Dercy Gonçalves na Alerj(Foto: Aluizio Freire/G1)
Homenagens

Cerca de 450 pessoas, entre amigos e fãs, compareceram à Alerj para prestar homenagem a Dercy. Entre as flores que enfeitaram o salão do velório, estavam coroas enviadas presidente Lula e a primeira-dama e pela produção do programa "Domingão do Faustão".

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Cesar Maia, decretaram luto oficial no estado e na cidade em homenagem à atriz.

Entre os presentes no velório, estava a atriz Marília Pêra, que disse que sempre se lembra da amiga com “uma gargalhada, um grande deboche”. Marília, que vai dirigir um texto de Maria Adelaide Amaral sobre a vida de Dercy, defende que a atriz revolucionou a ribalta.

“O estilo novo do teatro brasileiro foi ela que trouxe. Quebrou todos os tabus do teatro clássico. Ela é a fonte muitas vertentes que estão por aí. E não dá nem para ficar triste. Mesmo na hora da morte eu acho que a Dercy traz uma alegria para a gente. Para chegar a essa idade, ela dizia que a receita era trabalhar e saber dizer não. Dizia que ia morrer quando ela quisesse. Eu tenho a impressão que agora ela quis.”

Foto: Aluízio Freire/G1
Aluizio Freire/G1
Marília Pêra e Stepan Nercessian no velório (Foto: Aluizio Freire/G1)

O também ator Stepan Nercessian também comentou a vida e a carreira de Dercy. "Era uma pessoa muito solidária. Se preocupava com os colegas. Espero que ela tenha esse reconhecimento, e não apenas de uma figura caricata, que falava palavrões."

Já o cantor e compositor Billy Blanco diz que Dercy foi uma “cantiga”. "Ela foi a alegria da ribalta e da platéia. Aliás, por falar em cantiga, deixo um recado para quem fica: haja o que houver, não pare de cantar. Ela foi uma mulher capaz em todos os sentidos. Deixa todas as lembranças"

O cantor Agnaldo Timóteo é outro dos amigos que presenciou o velório. Timóteo, que disse conhecer Dercy há 43 anos, afirmou que a atriz deixa uma lição sem igual, porque sabia “tirar sarro da vida”. “O homem lá de cima era fã dela porque a levou sem que ela sofresse, sem que ela ficasse em uma cama. Ela merece esse descanso”, falou.

Antes mesmo de o corpo chegar à Alerj, a atriz Virginia Lane, de 88 anos, companheira de Dercy nos espetáculos do teatro de revista, já estava na Alerj para prestar as últimas homenagens.


Foto: Aluizio Freire / G1
Aluizio Freire / G1
Dercy pode ser comparada a Carmen Miranda, diz Nelson Couto (Foto: Aluizio Freire / G1)

“Fiz questão de ser a primeira. Quero que ela saiba que eu fui a primeira a cumprimentá-la. Ela vai para um lugar que daqui a pouco eu também vou. Trago boas lembranças da Dercy, porque éramos muito amigas. E ela me dizia, quando era mais nova, 'você vai longe com essas longas pernas'."


Nelson Couto, da Confraria do Garoto, foi outro que prestou as últimas homenagens a Dercy, sem deixar de fazer uma crítica ao lugar escolhido, bem ao estilo do grupo irreverente.

“Ela não gostava de políticos e deveria ser velada no (Theatro) Municipal ou (teatro) João Caetano”, disse. “Ela nunca vai ser esquecida e pode ser comparada a Carmen Miranda”, acrescentou Nelson Couto.


http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL653999-7084,00-RECOMECA+VELORIO+DE+DERCY+GONCALVES.html



domingo, 20 de julho de 2008

Papa encerra JMJ em Sydney anunciando Madri como próxima sede




Espanhóis festejam anúncio do Papa

©2008 Google - Map data ©2008 MapData Sciences Pty Ltd, PSMA - Terms of Use




SYDNEY (AFP) — Bento XVI se despediu com uma missa para centenas de milhares de peregrinos em Sydney e anunciou que Madri acolherá em 2011 as Jornadas Mundiais da Juventude, evento que na Austrália serviu de marco para que o Papa fizesse um inédito pedido de desculpas pelos abusos de clérigos pedófilos.

Apesar de contar com uma platéia abaixo da esperada, o pontífice celebrou a missa ao ar livre diante de cerca de 400.000 pessoas, encerrando as Jornadas da Juventude (JMJ) em Sydney, que reuniram desde terça-feira 215.000 peregrinos, 12.000 deles latino-americanos.

Durante sua permanência de uma semana na Austrália, o chefe dos 1,1 bilhão de católicos do mundo liderou vários eventos e enviou várias mensagens, mas o momento de maior destaque foi quando pediu desculpas pelos casos dos padres pedófilos na Igreja.

"Lamento profundamente a dor e o sofrimento suportado pelas vítimas, e lhes asseguro que, como seu pastor, compartilho de seu sofrimento", disse ao pronunciar o esperado pedido de desculpas, em uma missa com bispos, seminaristas e noviços na catedral de Santa Maria em Sydney.

O Papa havia abordado o tema em abril em visita aos Estados Unidos, país onde a Igreja desembolsou cerca de 3 bilhões de dólares de indenizações e foram registradas cerca de 14.000 crianças abusadas.

Na Austrália, o Broken Rites, grupo de apoio às vítimas de abusos sexuais, assegura que 107 clérigos católicos foram condenados por tal motivo, enquanto outros processos estão em curso.

"As vítimas devem receber compaixão e atenção e os responsáveis por esses males devem ser levados à justiça", indicou Bento XVI, de 81 anos.

Mas muitas vítimas, embora tenham aceitado as desculpas, criticaram o fato de Bento XVI ter feito o pedido em uma missa com clérigos e não para as vítimas.

O Papa tinha que ter se desculpado "em uma catedral cheia de vítimas", disse à AFP John McNally, de 53 anos, abusado sexualmente, hoje membro da Broken Rites, ONG que protestou por não ter recebido resposta de um pedido de audiência com o pontífice.

Depois da missa deste domingo, para a qual os organizadores previam a presença de meio milhão de pessoas, o Papa anunciou que "as Jornadas Mundiais da Juventude 2011 serão realizadas em Madri, Espanha".

Durante suas homilias e mensagens, o Papa insistiu em dois temas aos jovens: no cuidado com o meio ambiente e na rejeição ao consumismo e ao relativismo que impregnam a sociedade atual, onde abundam os "falsos ídolos" e as "falsas promessas".

"Estão vivendo suas vidas de uma maneira que abre espaço para o Espírito Santo em meio a um mundo que quer se esquecer de Deus, e até rejeitá-lo em nome de uma liberdade mal concebida?", perguntou Bento XVI na missa deste domingo.

"Não sejam enganados por aqueles que os vêem apenas como consumidores em um mercado de possibilidades indiferenciadas", advertiu no ato que lhe deu as boas-vindas às JMJ.

Destacou que é preciso uma "nova era na qual a esperança nos liberte da superficialidade, apatia e da mesmice que insensibilizam nossas almas e envenenam nossas relações".

Também insistiu em sua condenação ao aborto: "Uma nova geração de cristãos é chamada a colaborar para criar um mundo no qual a vida, presente de Deus, seja bem-vinda, respeitada e apreciada, não rejeitada, temida como ameaça e destruída".

Segundo o Papa, "a Igreja necessita de fé, idealismo e generosidade, para que possa ser sempre jovem de espírito".

Bento XVI partirá para Roma na manhã de segunda-feira.



http://afp.google.com/article/ALeqM5g3S3PjG_XIA5FdeFqGs2uojelb2Q

Google
 

Videos Engraçados