quarta-feira, 30 de abril de 2008

Novas regras para tarifas bancárias passam a valer hoje

Tarifas essenciais terão que ser gratuitas, segundo determinação do CMN. Valores só poderão ser reajustados após seis meses.

Novas regras para tarifas bancárias passam a valer hoje
Foto: www.g1.com.br
Leia Também
As novas regras para a cobrança de tarifas bancárias pelos bancos começam a valer a partir desta quarta-feira (30). Elas só poderão ser reajustadas a cada seis meses.

O Banco Central determinou que todas as instituições financeiras devem ter siglas e descrições padronizadas. O objetivo é facilitar a comparação entre os valores cobrados pelos bancos.

A padronização das tarifas foi determinada pela resolução 3.518 do Conselho Monetário Nacional (CMN), de dezembro de 2007.

Serviços essenciais
A categoria de "serviços essenciais", na qual não podem ser cobradas tarifas, está relacionada às contas-correntes de depósito à vista e contas de depósito poupança. Os bancos são obrigados a oferecer esta categoria de serviços.

No caso de conta-corrente de depósitos à vista, estão listados os seguintes serviços gratuitos:

- fornecimento de cartão com função de débito

- fornecimento de dez folhas de cheque por mês (desde que o cliente reúna os pré-requisitos necessários para utilizar cheques)

- fornecimento de segunda via do cartão como função de débito (exceto por perda, roubo e danificação, entre outros)

- realização de até quatro saques por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque avulso, ou em terminal de auto-atendimento

- realização de duas transferências de recursos entre contas da própria instituição por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento ou pela internet

- compensação de cheques

- consultas mediante utilização da internet

- fornecimento de até dois extratos contendo a movimentação do mês

Para conta de depósitos de poupança, os seguintes serviços serão grátis:

- fornecimento de cartão com função de movimentação

- fornecimento de segunda via do cartão movimentação, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista, decorrentes de roubo ou furto e danificação entre outros

- realização de até dois saques, por mês, em guichês de caixa ou terminal de auto-atendimento

- consultas mediante utilização de internet

- fornecimento de até dois extratos contendo a movimentação do mês

Serviços prioritários

Já a categoria de serviços prioritários, segundo o BC, envolve 90% dos itens que envolvem movimentação de conta corrente e poupança de pessoas físicas. Na tabela citada pelo BC, constam 20 serviços que poderão ser cobrados dentro da categoria de serviços prioritários. São eles:

- confecção de cadastro para início de relacionamento

- renovação de cadastro

- fornecimento de segunda via de cartão com função de débito

- fornecimento de segunda via de cartão com função de movimentação de conta-corrente

- exclusão do cadastro de emitentes de cheques sem fundos (CCF)

- contra-ordem (ou revogação) e oposição (ou sustação) ao pagamento de cheque

- fornecimento de folhas de cheque

- cheque administrativo

- cheque de transferência bancária (TB e TBG)

- cheque visado

- saque de conta de depósitos à vista e poupança

- depósito identificado

- fornecimento de extrato mensal de conta de depósitos à vista e de poupança

- fornecimento de extrato mensal de conta de depósitos à vista e de poupança para um período

- fornecimento de cópia de microfilme, microficha ou assemelhado

- transferência por meio de DOC/TED

- transferência agendada por meio de DOC/TED

- transferência entre contas na própria instituição

- ordem de pagamento

- concessão de adiantamento a depositante

Serviços especiais
Na categoria de serviços especiais, estão aqueles que são objeto de legislação e regulamentação a parte, e não sofreram alterações. Abrangem, por exemplo, o crédito imobiliário, crédito rural e microfinanças, entre outros, e podem ser cobrados.

Serviços diferenciados
Estes serviços, também sujeitos a pagamento, não estão associados à movimentação de conta corrente ou de poupança e são objeto de contrato explícito entre clientes e instituições financeiras. Exemplo: entrega em domicílio e aluguel de cofre.

Na página da Federação Brasileira de Bancos na internet é possível comparar as tarifas cobradas pelos bancos.

Novas regras para tarifas bancárias passam a valer hoje
Tarifas essenciais terão que ser gratuitas, segundo determinação do CMN.
Valores só poderão ser reajustados após seis meses.




www.portalmaratimba.com/noticias/news.php?codnot=232435#




Envie um e-mail para mim!




terça-feira, 29 de abril de 2008

Olmert manifesta "profundo pesar" por morte de família em Gaza

da Efe, em Jerusalém


da Folha Online


O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, expressou nesta terça-feira seu "profundo pesar" pela morte de uma mãe palestina e de quatro de seus filhos na faixa de Gaza durante um ataque do Exército israelense ocorrido ontem (28).


"Quero expressar meu profundo pesar, em nome do governo israelense e do Estado de Israel, pelo trágico incidente no qual morreram uma mãe e seus quatro filhos em Beit Hanoun (norte de Gaza)", disse Olmert no início de uma reunião do Conselho de Ministros realizada nesta manhã em Jerusalém.


"No entanto, também sentimos pesar por nossas próprias crianças, que sofreram durante muitos anos, incluindo o menor que teve de amputar uma perna há várias semanas por causa do lançamento de um foguete contra a cidade de Sderot (Israel)", acrescentou.

Ronen Zvulun/AP
Ehud Olmert expressou "profundo pesar" pela morte de família em ataque israelense em Gaza
Ehud Olmert expressou "profundo pesar" pela morte de família em ataque israelense em Gaza


"Deploramos o fato de que civis morram ou fiquem feridos aqui, e repudiamos o fato de que o Hamas (grupo extremista palestino) opere desde zonas povoadas expondo (os civis) a resultados que não tentamos alcançar", afirmou Olmert, segundo a rádio pública israelense.


Sete palestinos morreram ontem em ataques do Exército israelense no norte da faixa de Gaza. Segundo fontes locais palestinas, a mãe e seus quatro filhos mortos, com idades entre 1 e 7 anos, perderam a vida quando um projétil disparado por um carro de combate do Exército israelense atingiu sua casa.


No entanto, as Forças Armadas de Israel afirmam que a morte dos membros da mesma família se deve à explosão de artefatos que estavam em poder de militantes que se encontravam nas imediações da casa das vítimas e que foram alvo de um ataque da aviação israelense.


Revide

Nesta manhã, um dia depois do ataque do Exército israelense em Gaza, militantes palestinos em Gaza dispararam ao menos dez foguetes Qassam contra o território israelense. Segundo a imprensa local, também foram lançadas ao menos seis bombas contra comunidades israelenses próximas à faixa.


Um dos projéteis atingiu uma casa da localidade de Sderot que se encontra a dois quilômetros da linha fronteiriça e que estava vazia no momento do ataque.


Os foguetes provocaram danos materiais e, apesar de não terem sido registrados feridos, várias pessoas tiveram de ser atendidas pelos serviços de urgência após ficar em estado de choque.


Nesta segunda-feira, ao menos 18 foguetes e dezenas de bombas foram disparados de Gaza contra Israel, segundo fontes militares. Estes ataques aconteceram depois da morte dos sete palestinos.


O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, reiterou hoje que o Hamas é responsável pelos incidentes em Gaza e pela morte de civis inocentes. "Estamos em luta com o Hamas e não em uma situação na qual possamos falar de calma", afirmou Barak nesta terça-feira durante uma visita a uma barreira de controle na Cisjordânia.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u396680.shtml










segunda-feira, 28 de abril de 2008

Relator da ONU pede suspensão "total" dos biocombustíveis

Relator da ONU pede suspensão "total" dos biocombustíveis

Jean Ziegler. Foto divulgação Clique para ampliar a imagem


Brasília - No antepenúltimo dia como relator da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à alimentação, Jean Ziegler apelou hoje (28) por uma suspensão "total" da produção de biocombustíveis, segundo a Agência Lusa. Criticou também o trabalho da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Durante reunião com os 27 dirigentes das agências e organizações da ONU, iniciada hoje em Berna (Suíça), sobre a crise dos alimentos, Ziegler classificou o encontro como “um dia essencial para as pessoas que têm fome no mundo”. E renovou os apelos por uma “moratória total” sobre os biocombustíveis, que ele acusa de serem uma das causas do aumento dos preços dos produtos agrícolas. O mandado de relator termina na próxima quarta-feira (30).

Ziegler condenou os esforços da OMC para concluir o ciclo de negociações de Doha. “A linha de Lamy é totalmente contrária aos interesses os povos mártires da fome”, afirmou.

O relator também criticou “a política aberrante do FMI”, que “com o objetivo de aplicar as divisas necessárias ao pagamento dos juros da dívida, impôs aos países mais pobres as plantações de produtos de exportação em detrimento das culturas de víveres”.

Interrogado sobre as medidas protecionistas assumidas por alguns países em desenvolvimento, especialmente sobre o arroz, que chegam à proibição total de exportação, Ziegler reconheceu que esta atitude alimenta a especulação. Mas disse “compreender a atitude daqueles países que pensam em assegurar o próprio abastecimento”.

Na última sexta-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou em Viena um apelo para uma “ação imediata” e concertada para fazer face a “uma crise mundial real”.

Ainda segundo informações da Lusa, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) e a União Africana convocaram reuniões extraordinárias para maio, a fim de discutir soluções para o aumento dos preços dos alimentos.


Fonte: Agência Brasil


http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=16&id=9776




Envie um e-mail para mim!







domingo, 27 de abril de 2008

Só a Marinha continua buscas pelo padre desaparecido

Foto: Ciciro Back

Padre Adelir segue desaparecido.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já encerraram as buscas ao padre Adelir de Carli.

A Marinha e os bombeiros voluntários continuam à procura do padre, e a família de Carli alugou ontem um avião e está sobrevoando a região norte do litoral catarinense com a ajuda de bombeiros voluntários.

O Corpo de Bombeiros vê como remota a possibilidade de encontrá-lo com vida, mas na paróquia São Cristóvão, em Paranaguá, a vigília continua. Os fiéis afirmam que só deixam as orações depois que o padre for encontrado.

Mais conjuntos de balões foram avistados ontem na região de Barra Velha, em Santa Catarina, mas o Corpo de Bombeiros não acredita que isso signifique que o padre esteja caído por ali, pois outros balões também foram visto a 120 quilômetros do local, em Florianópolis.

O coordenador do Grupo de Rádio de Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Santa Catarina, capitão Nelson Henrique Coelho, explicou que os militares estão atendendo apenas chamados específicos, ou seja, quando alguém avista alguma coisa ou levanta suspeitas do paradeiro de Carli.

Coelho explicou que alguns bombeiros voluntários, força bastante usada em Santa Catarina, estão fazendo buscas na mata. Além disso, estão ajudando a família nos sobrevôos, que estão acontecendo em áreas que já foram rastreadas pela FAB.

A Força Área encerrou as buscas com a justificativa de que já vasculhou toda a área que seria cabível e que não adiantaria ir mais longe da costa.

“Não justifica mais realizar buscas aéreas porque toda a costa já foi rastreada e a possibilidade de encontrá-lo com vida é remota, infelizmente”, explicou o capitão Coelho sobre o fim das buscas pela FAB.

Apesar de a praxe ser manter as buscas por no máximo 72h, a Marinha informou ontem à tarde que vai continuar a procurar até pelo menos hoje à noite. Dois navios e um helicóptero estão percorrendo o litoral de Santa Catarina.

Hoje a Marinha ficou de definir se estende a procura durante o final de semana.

O padre Adelir de Carli partiu de Paranaguá, no litoral paranaense, por volta das 13h do último domingo, mesmo com mau tempo, impulsionado por bexigas de festa cheias com gás hélio. Com o vôo ele pretendia chamar atenção para a Pastoral Rodoviária, entidade que preside, e bater o recorde norte-americano de vôo em balões de festa ficando aproximadamente 20h no ar até chegar a Cascavel, que seria o destino final da aventura.

Em seu último contato, por volta das 21h de domingo, pelo telefone celular, ele informou que estava na região de São Francisco do Sul (SC) e disse que não estava conseguindo operar o GPS.



www.parana-online.com.br/noticias/index.php?op

=ver&id=343569&caderno=3





Envie um e-mail para mim!




sábado, 26 de abril de 2008

Em depoimento, casal não explica vômito e sangue

Alexandre e Anna Carolina disseram desconhecer manchas apontadas pela perícia na camiseta dele e no sapato dela

Bruno Tavares, Laura Diniz, Carina Flosi e José Luiz Dacauaziliquá

Em seu segundo depoimento no 9º DP (Carandiru), Alexandre Nardoni, de 29 anos, não conseguiu explicar como o vômito de sua filha Isabella, de 5 anos, foi parar na camiseta que usava no dia em que a menina foi jogada do 6º andar do Edifício London, na Vila Isolina Mazzei, zona norte de São Paulo. Da mesma forma, a madrasta, Ana Carolina Jatobá, de 24 anos, não tinha uma explicação para o sangue de Isabella encontrado em seu sapato.

Os depoimentos do casal, no dia 18, foram divulgados ontem pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. Segundo a reportagem, o interrogatório de Alexandre, que demorou 8h39, começou num tom leve, em que ele fala sobre o comportamento de Isabella e do bom relacionamento entre eles e com Anna Carolina, sem brigas ou ciúmes. Depois, repetiu sua versão sobre o crime.

Foi quando o interrogatório tomou outro rumo. Os delegados Calixto Calil Filho e Renata da Silva Pontes apresentaram provas técnicas que indicam o envolvimento do casal no assassinato da garota. Questionado se sua camiseta se encontrava suja no dia do crime, o pai afirmou que não. Foi quando surgiu a informação sobre o vômito encontrado em sua camiseta.

No depoimento, ele diz que em momento nenhum viu sua filha vomitando, ainda em vida. Conforme o Estado apurou com os peritos, o vômito foi uma reação natural do organismo, após a garota ter sofrido o processo de asfixia, mediante esganadura.

DEFESA E ACUSAÇÃO

Um dos advogados do casal, Rogério Neres de Souza, confirmou ontem que um dos laudos da perícia aponta vestígios de vômito de Isabella. "Realmente esse laudo diz que foram encontrados vestígios no DNA. Mas, considerando que ele (o pai) teve contato com a Isabella quando ela estava caída na grama do prédio, pode ser que tenha havido contato entre a camiseta dele e a boca da Isabella", argumentou.

O promotor Francisco Cembranelli disse ao Estado que ouviu da polícia a informação de que havia, sim, manchas amareladas, provavelmente de vômito, na roupa de Alexandre. "Mas não tenho o dado oficial, não li isso no papel. O laudo a esse respeito está sendo refeito porque houve um problema nos computadores do Instituto de Criminalística", disse.

Cembranelli afirmou também que, no segundo depoimento, o pai de Isabella declarou ter demorado 19 minutos fora da cena do crime, "tentando aumentar o tempo de ausência do apartamento - dele lá embaixo e da menina lá em cima - para dar mais tempo para um eventual terceiro fazer tudo". Questionado pela polícia, em seguida, como isso poderia ter acontecido se o GPS do carro dele indica um intervalo de 14 minutos entre o desligamento do carro e a ligação de um vizinho para o resgate, Alexandre voltou atrás e afirmou ser possível que tivesse demorado menos. No primeiro depoimento, ele declarou que teria ficado fora do apartamento por aproximadamente 9 minutos.

A defesa, por sua vez, pretende posteriormente usar em seu favor esse dado, conforme revelou ontem Souza. "Agora temos as informações do rastreador do carro, que revela a chegada do casal na garagem às 23h36. Vamos conseguir desbancar quase a maioria das testemunhas que depuseram contra o casal. Muitos disseram ter ouvido brigas antes desse horário." O advogado ressaltou que a polícia deveria ter "lacrado o apartamento e o carro antes para evitar, agora, suspeitas desnecessárias".

Quanto aos comentários de Alexandre sobre a pegada no lençol, compatível com o chinelo que usava no dia do crime, o promotor disse que o mais importante é que nenhuma outra marca foi encontrada, sugerindo a presença de uma terceira pessoa. "No primeiro depoimento, Alexandre falou que fechou a janela (de onde Isabella foi atirada). No segundo, ele disse que a janela estava semi-aberta e fechou quando deixou a menina no quarto. Depois, quando voltou atrás, relatou que ela estava aberta."

"Já existem provas indicando a responsabilidade criminal", observou Cembranelli, dando a entender que o oferecimento da denúncia contra o casal é fato certo. Indagado se já sabe a motivação do crime, ele respondeu que "o motivo não tem tanta importância". "O importante é o fato. Há milhares de crimes que você não consegue apurar o motivo, mas nem por isso deixa de processar. Já denunciei milhares de pessoas descrevendo o crime em si sem falar de motivo porque não tinha explicação ou não tinha certeza. Não vou inventar um motivo. Se eu não tiver elementos precisos, não vou inserir na denúncia."

A MADRASTA

O depoimento de Anna Jatobá durou 5 horas e 20 minutos e tem 13 páginas, conforme o Jornal Nacional. No interrogatório, ela se definiu como uma mulher que tem ciúmes, briga e fala palavrões, embora garanta que tenha ficado mais madura depois do nascimento dos dois filhos.

Informada sobre a constatação de sangue de Isabella sobre o pé direito de sua sapatilha, pela perícia, ela considerou isso ser impossível, pois chegou ao apartamento usando um tamanco, deixou o calçado na cozinha e saiu do apartamento descalça. Do prédio, voltou para Guarulhos, para a casa de seus pais. O sapato apreendido teria sido calçado apenas lá. Ela também negou que Isabella tenha ficado ferida em algum momento e não soube explicar nem o sangue no carro nem o vômito de Isabella na camiseta do marido.

Anna ainda negou ter limpado manchas de sangue dentro do apartamento antes de descer. Em momento algum, garante, apertou com a mão o pescoço de Isabella ou encostou um dedo nela. "Mesmo porque, quando subiu, já tinha acontecido tudo", segundo o depoimento.




www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080426/not_imp163124,0.php




Envie um e-mail para mim!




sexta-feira, 25 de abril de 2008

Navio fretado dos EUA faz disparos de advertência no Golfo; Irã desmente


Navio fretado dos EUA faz disparos de advertência no Golfo; Irã desmente

WASHINGTON (AFP) — Um navio fretado pela Marinha americana fez disparos de advertência contra duas lanchas presumivelmente iranianas que se aproximaram do Golfo, informou um funcionário da Defesa dos Estados Unidos que preferiu não ter o nome divulgado. Mas um comandante da força naval iraniana dos Guardiões da Revolução desmentiu qualquer incidente, segundo a rede estatal iraniana de televisão Al Alam.

O episódio que envolveu o 'Westward Venture' teria acontecido na manhã de quinta-feira "a alguns quilômetros" do litoral do Irã no Golfo, segundo o funcionário americano.

Recentemente, no dia 11 de abril, os Estados Unidos haviam anunciado um incidente naval entre uma embarcação da marinha de guerra americana e lanchas que a 5a frota identificou como iranianas, em um contexto de crescente tensão entre Washington e Teerã.

Três lanchas "não identificadas" teriam se aproximado do navio americano USS Typhoon, informou o tenente Nathan Christensen, porta-voz da 5a frota dos Estados Unidos, ouvido de Barein por telefone.

"O Typhoon alertou os barcos que se aproximavam", e "na falta de resposta, o Typhoon lançou um sinal de advertência - as lanchas se detiveram e o Typhoon seguiu seu caminho", acrescentou.

O Irã desmentiu em seguida que lanchas de sua força naval tivessem se envolvido num confronto com um navio da marinha no Golfo Pérsico, segundo uma fonte dos Guardiões da Revolução, citada pela televisão iraniana Al-Alam Arabic.

Um outro incidente naval entre a marinha americana e a iraniana ocorreu no início do ano.


http://afp.google.com/article/ALeqM5gxNhs2BpL8HA9QHYzFkycFcEReVg



quinta-feira, 24 de abril de 2008

Células-tronco embrionárias humanas desvendam os segredos do coração

Getty

Um time de pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra conseguiu identificar, a partir de células-tronco embrionárias humanas, um tipo de célula progenitora (célula cardíaca "mãe") capaz de formar três tipos de células (cardiomiócitos, células endoteliais e células da musculatura lisa dos vasos) fundamentais para a formação e o funcionamento do coração. Essa pesquisa, que acaba de ser publicada na revista Nature, dá suporte a três estudos recentes publicados em 2007, nos quais outros cientistas estão desvendando, a partir de células-tronco embrionárias humanas, os segredos do coração. Essas pesquisas vão revolucionar o futuro dos transplantes. Imagino que no futuro poderemos "recauchutar" nosso próprio coração. Por enquanto, porém, esses estudos confirmam, mais uma vez, que ainda temos, com muita humildade, muito o que aprender com as células-tronco embrionárias humanas.

O que é uma célula progenitora

Para entender o que é uma célula progenitora – ou célula mãe - vamos voltar um pouco à embriologia. Aproximadamente cinco dias após a fecundação, o blastocisto ou pré-embrião tem cento e poucas células que são chamadas pluripotentes. Elas conseguem formar todos os tecidos do corpo humano. São "células-curingas" como alguns gostam de chamá-las. Mas conforme o embrião continua a se dividir essas células, em uma fase posterior, deixam de ser pluripotentes e começam a se diferenciar em tecidos: cardíaco, nervoso, ósseo e assim por diante. As células que irão originar cada um desses tecidos são chamadas de progenitoras ou "célula-mãe" na linguagem leiga.

Ou seja, a célula progenitora cardíaca vai originar as diferentes células que compõem o coração, a células progenitora hepática dará origem às células do fígado e assim por diante. O grande desafio é entender como se dá essa diferenciação. Qual é o "comando" ou os fatores que determinam, no nosso corpo, o que cada uma das células pluripotentes vai originar: coração, fígado, rim, osso, sangue? Como a célula sabe que ela tem que ser coração e não fígado ou osso? São questões fundamentais. Só depois de respondê-las e identificar os mecanismos responsáveis nós poderemos controlar esse processo.

O que há de novo no estudo publicado?

O líder da pesquisa publicada na Nature desta semana, o americano-canadense Gordon Keller, já havia realizado um estudo semelhante com células-tronco embrionárias de camundongos e demonstrado que a partir de uma célula progenitora cardíaca, chamada de KDR, era possível derivar três tipos de células vitais para a formação do coração. Agora eles deram mais um passo extremamente importante na direção humana e que poderá revolucionar os transplantes cardíacos. Ao adicionar um coquetel de fatores em culturas de células progenitoras cardíacas, originadas de células-tronco embrionárias humanas, na quantidade e seqüência correta, os pesquisadores conseguiram fazer elas se diferenciarem naqueles três tipos de células vitais para o funcionamento cardíaco.

Em seguida essas células foram transplantadas para o coração de camundongos. Formaram também os três tipos celulares (cardiomiócitos, células endoteliais e células da musculatura lisa dos vasos) comprovando "in vivo" o que havia sido observado nas culturas " in vitro", isto é, em laboratório. E temos duas ótimas notícias: a primeira é que os animais injetados mostraram uma melhora de cerca de 31% na função cardíaca. A segunda é que em nenhum dos animais transplantados observou-se a formação de tumores (teratomas), ao contrário do que foi observado em outro estudo recente onde foram injetadas células adultas "reprogramadas" em um modelo murino de doença de Parkinson.

O que o futuro nos reserva?

A pesquisa publicada na revista Nature confirma três estudos publicados em 2007 nos quais os pesquisadores mostraram que cardiomiócitos derivados de células-tronco embrionárias humanas melhoraram a função cardíaca quando transplantados em roedores com infarto do miocárdio. Os pesquisadores salientam que embora houve a melhora, os mecanismos ainda não são conhecidos. Mas os resultados apontam que é esse o caminho a seguir.

Não há dúvida que essas pesquisas vão revolucionar o futuro dos transplantes. Ao invés de esperar na fila, às vezes por muitos anos, por um doador compatível, imagino que no futuro poderemos "recauchutar" nosso próprio coração. Ou outros órgãos. Dependendo da lesão, eles não precisarão nem ser substituídos. Só iremos trocar os tecidos danificados. Mas essas quatro pesquisas recentes são mais uma evidência daquilo que estamos repetindo insistentemente. As células-tronco embrionárias humanas ainda têm muito o que nos ensinar. Temos que nos curvar humildemente e tentar aprender com elas. Disso depende o futuro da medicina.



http://origin.vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.

presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=129



quarta-feira, 23 de abril de 2008

Idoso de 84 anos é acusado de espionagem nos EUA

Ben Ami Kadish
Ben Ami Kadish

Segundo o Ministério da Justiça em Washington, Ben Ami Kadish, que
trabalhou em uma indústria militar do governo e teria levado algumas
vezes cerca de 50 a 100 documentos para a sua casa, onde teria
fotografado e envaido cópias para Israel entre os anos de 1979 e 1985.

Segundo o serviço secreto, Kadish teria passado a Israel informações
sobre venda de caças para a Arábia Saudita, armas nucleares e
informações sobre a defesa aérea americana.

Ontem a noite, após pagar uma fiança de 300.000 dólares, Ben Ami Kadish
foi liberado para uma condicional e um processo foi aberto contra ele.
Segundo os meios de comunicação, ele não sabe falar hebraico e nem
mesmo tem parentes israelenses apesar do nome hebraico.

O Caso Jonathan Pollard

Mesmo nos anos 80, os EUA prenderam Jonathan Pollard que foi acusado e
condenado por espionagem a favor de Israel. Segundo Jonathan Polard as
informações passadas por ele nem mesmo eram secretas, mesmo assim, foi
condenado a prisão perpétua.

Durante os últimos anos, os governos de Israel tem feito pressão
diplomática afim de libertá-lo sem sucesso. Acredita-se que o
responsável por acionar ambos os espiões seja o atual ministro Rafi
Eitan.



www.cafetorah.com/epionagem-nos-estados-unidos









terça-feira, 22 de abril de 2008

Astro de "Harry Potter" procura garota que lhe deixou "patético"

da Folha Online

O ator Daniel Radcliffe, astro dos filmes "Harry Potter", está à procura de uma garota que conheceu recentemente em um evento. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha desta terça-feira (íntegra disponível para

assinantes do UOL e do jornal).

Paul Miller/Efe
Daniel Radcliffe procura por garota que lhe impressionou em uma festa
Daniel Radcliffe procura por garota que lhe impressionou em uma festa

Radcliffe viu a moça em um evento do Australian Film Institute, e ela lhe causou grande impressão. "Ela tinha aqueles olhos que pareciam querer me agarrar. Fui pegar seu telefone, mas não consegui encontrá-la", disse o ator ao jornal "Daily Telegraph".

"Andei uma hora pela festa como um triste e patético imbecil", conclui Radcliffe.

A coluna de Mônica Bergamo está na Folha desta terça-feira, que está nas bancas.



Envie um e-mail para mim!




segunda-feira, 21 de abril de 2008

Banco da Inglaterra anuncia injeção de US$ 99 bilhões para ajudar bancos


LONDRES (AFP) — O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta segunda-feira uma injeção de 50 bilhões de libras (60 bilhões de euros, US$ 99 bilhões) no mercado de créditos, que permitirá às instituições bancárias trocar empréstimos imobiliários por obrigações do Estado, em uma medida que visa a combater a crise do mercado de créditos, na maior medida adotada pelo Reino Unido para restaurar a confiança e aliviar os efeitos da crise.

O Banco Central britânico explicou em um comunicado que as instituições poderão trocar as hipotecas que não conseguirem vender com a crise dos créditos imobiliários de risco ('subprimes') nos Estados Unidos por empréstimos do Estado, bônus considerados muito seguros e que permitirão aos bancos refinanciar-se.

O diretor do BoE, Mervyn King, esclareceu no comunicado que este plano quer "aumentar a liquidez no sistema bancário" e "recuperar a confiança nos mercados financeiros".

Os bancos terão seis meses a partir desta segunda-feira para solicitar sua participação neste mecanismo.

A troca será válida durante um ano, eventualmente prorrogável até três, e o valor dos empréstimos chegará a cerca de 50 bilhões de libras, segundo estimativas do Banco da Inglaterra.

O BoE indica, contudo, que apenas aceitará a troca de empréstimos imobiliários emitidos antes de 2008, que estabelecerá uma comissão às entidades que recorrerem a este plano e que estas continuarão assumindo os riscos de perdas associadas aos empréstimos convertidos.

Com esta operação, o Banco da Inglaterra pretende fazer com que os bancos possam sanear suas contas e voltar a conceder aos britânicos novos créditos com condições favoráveis.

"Tentamos conter a crise com o objetivo de fazer com que os bancos possam pôr fundos à disposição do sistema financeiro britânico. (O BoE) emprestará dinheiro, e por isso deverá ser reembolsado, e utilizará títulos como garantia, mas a idéia subjacente é que (o plano) abrirá o mercado" de crédito, explicou no domingo o ministro das Finanças, Alistair Darling.



http://afp.google.com/article/ALeqM5gXHAN-hSGdv9

TLjkvqqwicmMwvKA



Envie um e-mail para mim!




domingo, 20 de abril de 2008

Lula critica Estados Unidos por etanol à base de milho

Cereal é usado para biocombustível nos EUA e como alimento em diversos países




Tânia Monteiro, enviada especial de O Estado de S.Paulo


Lula cumprimenta o presidente de Gana, John Kufuor

CLAYTON DE SOUZA/AE

Lula cumprimenta o presidente de Gana, John Kufuor

Accra - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou seu discurso de improviso ao lado do presidente de Gana, John Kufuor, para criticar os norte-americanos por terem decidido produzir álcool a partir do milho, o que contribuiria para a uma alta a inflação de alimentos do mundo, uma vez que o cereal serve como base alimentar em diversos países.

Veja também:

linkBiocombustível de alimento cria problema moral, diz FMI

linkAmorim responde às críticas do Fundo

linkEspecial sobre a crise dos alimentos

linkOs biocombustíveis podem afetar a produção mundial de alimentos?


"Na política de biocombustíveis só tem um equívoco: a decisão americana de produzir álcool do milho", declarou Lula neste sábado. Ele atribuiu a alta do preço dos alimentos ao custo do frete causado pelo elevação do preço do petróleo.


Lula está em uma verdadeira cruzada pelo mundo para derrubar a tese defendida por países europeus que a produção de alimentos está sendo substituída pela matéria prima para os biocombustíveis. "É preciso acabar com este preconceito contra o Brasil", afirmou ontem. O presidente brasileiro vai bater nesta tecla, nos discursos que fará a partir deste domingo, na Unctad, agência da ONU para comércio e desenvolvimento. Nos encontros que tiver com o secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, Lula vai defender novamente esta tese e pedir o seu apoio.


"O Brasil está nos provando que é possível produzir biodiesel e crescer a produção agrícola na área de grãos, como vamos crescer este ano", avisou Lula. Ele pediu que os países africanos entrem nessa discussão e acrescentou que o Brasil poderá se transformar no "celeiro do mundo" por causa da grande quantidade de terra agricultável que possui.


Para Lula, os países pobres não querem benevolência, mas acesso à tecnologias e financiamentos, para produzir os alimentos que o mundo precisa. Segundo Lula, os países em desenvolvimento têm de se preparar para enfrentar uma verdadeira guerra comercial em relação aos produtos agrícolas. Um das batalhas ocorre na OMC, onde os países em desenvolvimento querem que os países ricos reduzam seus subsídios, para flexibilizar a entrada de produtos agrícolas dos países pobres.


Lula respondeu ainda à União Européia e os países desenvolvidos em geral que têm demonstrado "preconceito" em relação aos biocombustíveis. O presidente salientou que não quer liderar, mas participar deste debate."Não aceitarei que, uma vez mais,os países pobres paguem a conta de dizer que os biocombustíveis são a causa do crescimento do preço dos alimentos", acrescentou. Lula lembrou ainda que todos os países têm de trabalhar pela redução do aquecimento global.


Depois de salientar que a sua crítica ao uso de milho pelos Estados Unidos para os biocombustíveis vale para este "ou para qualquer outro produto que sirva de ração animal", comentou que os norte-americanos produzem o etanol daquilo que eles dispõem, e brincou."Gostaria que eles não produzissem, que eles comprassem do Brasil, da cana de açúcar".


"Respeitando a autonomia e a decisão de cada país, o que é recomendável é que a gente produza os biocombustíveis de produtos que não sejam alimentos para a produção", disse. "Nós temos terra, temos tecnologia e acho que o momento é importante porque nós vamos tentar acabar com o preconceito que se vende contra o Brasil."

Ele explicou que tem pedido aos países ricos que façam parceria com países pobres para produzir combustível limpo. Na opinião de Lula, esta decisão de "bom senso", ajudaria, inclusive, à manutenção da paz, no combate ao terrorismo e à imigração descontrolada.


O presidente voltou chamar a atenção para a ausência de responsabilização do petróleo pela alta dos alimentos."Acho muito estranho fazer crítica ao biodiesel e aos biocombustíveis e não lembrar que, no mundo, tem um bilhão de pessoas passando fome", comentou ele. "Teríamos um problema grave se produzíssemos alimentos e não tivéssemos para quem vender." Para Lula, ao invés de ficarem assustados com a inflação do preço dos alimentos, o ideal era que todos aceitassem o desafio de produzir mais alimentos.


Lula lembrou recente conversa que teve com o presidente norte-americano, George W. Bush, quando questionou até quando os Estados Unidos vão ficar vendo a América Central empobrecida ao lado dos Estados Unidos ricos. "Não é muito melhor fazer parceria com os países da América Central para produzir o etanol que eles precisam?"


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, depois de salientar os acordos assinados entre Brasil e Gana, três deles na área agrícola e um sobre Aids, disse que a discussão sobre biocombustíveis foi levantada para tentar desviar o foco da discussão em relação aos subsídios. "Como sabem que estamos numa fase final da Rodada de Doha e eles sabem que têm que reduzir os subsídios, embora o ideal fosse eliminá-los todos, estão querendo desviar o foco da discussão e não reduzir os subsídios", declarou Amorim, acrescentando que estão querendo achar um "bode expiatório para um problema originário claramente dos países ricos com seus milionários subsídios agrícolas que têm desencorajado a produção de alimentos nos países do terceiro mundo".


www.estadao.com.br/economia/not_eco159659,0.htm



sábado, 19 de abril de 2008

PT é partido nanico no Paraguai

Conheça os três candidatos que disputam a Presidência mas não têm chances reais.


Nenhum deles foi convidado a participar de debates na TV paraguaia.




Dani Blaschkauer Do G1, em Assunção

Foto: Reuters
Reuters



Policial paraguaio confere a distribuição das urnas para as eleições presidenciais no país, marcadas para este domingo (20) (Foto: Jorge Adorno/Reuters)



O internauta do G1 que está acompanhando as eleições presidenciais do Paraguai, marcadas para este domingo (20), já sabe que há quatro candidatos com chances reais de vitória (Fernando Lugo, Blanca Ovelar, Pedro Fadul e Lino Oviedo). Mas, afinal, quem são os outros três?



Para começar, tem o candidato da oposição -do Partido dos Trabalhadores: Julio César Lopez, de 47 anos, um funcionário da Universidade Católica.



“Nós somos os únicos que pensamos na construção de uma nova sociedade. Mais do que falar de Itaipu, queremos as verdadeiras diferenças com relação aos projetos eleitorais”, disse Lopez.


Veja a cobertura completa sobre as eleições no Paraguai

Já o artista plástico Sergio Martinez Estigarriba, de 36 anos, é o candidato do Partido Humanista, legenda que defende há 19 anos. “Hoje em dia vivemos em uma época onde colocam o dinheiro como valor central, e assim se organiza a sociedade. Apostamos justamente no contrário”, diz ele.



Mas não é apenas a oposição que está dividida entre os pequenos. O governista Horacio Galeano Perrone é o candidato do Movimento Tetã Pyahu. “Não temos espaço no Partido Colorado”, afirma o ex-ministro da Educação e da Integração do Paraguai.



Sem espaço no debate



Nenhum dos três foi sequer convidado para debater nos programas de televisão.




“Acreditamos que há uma violação nos princípios fundamentais da liberdade de imprensa”, afirmou o petista López.




“Não dão o espaço para lograr a verdadeira democracia”, opinou Martínez.




O governista Perrone, porém, é mais brando. “Nos sentimos marginalizados, mas em meu caso particular, não fico enojado, porque na política tem que reconhecer a realidade”, falou.


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL418409-5602,00

-PT+E+PARTIDO+NANICO+NO+PARAGUAI.html





Envie um e-mail para mim!


sexta-feira, 18 de abril de 2008

'Queremos mais reciprocidade do Brasil', diz candidata governista no Paraguai

Blanca Ovelar falou com exclusividade ao G1 em Assunção.
País escolhe seu novo presidente no próximo domingo (20).
Dani Blaschkauer Do G1, em Assunção

Foto: AFP
A candidata à Presidência do Paraguai, Blanca Ovelar (Foto: AFP)

A candidata governista à Presidência do Paraguai, Blanca Ovelar, quer uma maior reciprocidade do Brasil no comércio bilateral. Foi o que ela disse ao G1 em uma rápida entrevista improvisada no elevador do prédio onde ela conversou na manhã desta sexta-feira (18) com observadores internacionais.

O G1 conseguiu fazer uma pergunta à candidata colorada: se o Brasil deveria se preocupar com possíveis mudanças no acordo da usina binacional de Itaipu, mudanças essas que os candidatos estão prometendo durante a campanha eleitoral e que poderiam implicar no rompimento do contrato em vigor -que hoje leva o Paraguai a vender 45% da energia produzida ao Brasil.

"Temos uma relação amistosa e cordial com o Brasil. O Brasil é o nosso maior sócio do Mercosul. Exportamos 60% de nosso produtos para o Brasil, mas o que queremos é uma maior reciprocidade e justiça", afirmou Blanca, antes de a porta do elevador se fechar e ela ser novamente cercada por segurancas e por sua equipe de apoio.

Ela não detalhou nesta rápida conversa o que quer dizer com "maior reciprocidade e justiça". Mas a se considerar o que ela disse no último debate da TV paraguaia, realizado ontem à noite, a candidata governista quer rever os valores do contrato em vigor para depois pensar em uma renegociação.

Os candidatos da oposição afirmaram nas últimas semanas que vão rever o acordo, firmado ainda durante a construção da Itaipu, nos anos 70. Querem que o Brasil pague um preço maior pela energia que o Paraguai repassa ao vizinho.

O acordo bilateral vale até 2022. Depois disto, cada país poderá vender a sua energia para quem quiser -e pelo preço que conseguir negociar.

A eleição presidencial no Paraguai ocorre no próximo domingo (20). O candidato oposicionista, Fernando Lugo, lidera as pesquisas de intenção de voto, mas analistas do governo ainda acreditam que Blanca tem chance de vitória.




http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL417500
-5602,00-QUEREMOS+MAIS+RECIPROCIDADE+DO
+BRASIL+DIZ+CANDIDATA+GOVERNISTA+NO
+PARAGUAI.html




Envie um e-mail para mim!






quinta-feira, 17 de abril de 2008

Retrato do trabalhador brasileiro

Por Costa


Este texto foi enviado ontem ao seguinte endereço da Internet:


"www.portalbrasil.net/contatos.htm

Atendimento Geral
Para solicitações de serviços, assinaturas e informações sobre o Quiz Brasil ==> CLIQUE AQUI"


como um pedido de SOCORRO, aos poderes competentes a quem cabe atentar para... e fazer cumprir a Justiça.


A massa trabalhadora, aqui eu a exemplifico a um animal completamente indefeso, dentro de um pântano com Sanguessugas por todo o seu corpo, sugando-lhes a vida até à morte, sem poder livrar-se ao menos de uma só que fosse. É pela inegável presença da fome, que a imprensa vai às ruas e mostra grande quantidade de pessoas que não tem o que comer. Muitos dos que hoje têm empregos, por algumas vezes no mês, trabalham de barriga vazia, para manter os filhos com um pouquinho de alimento em casa. E ninguém venha me dizer que isto não é verdade, por que verdade, é não dizer que o brasileiro hoje tem mais alimento na mesa dele, só se brasileiro é, uma minoria aproximada de 30% da população do Brasil.



Me perdoem, se não poder ser comprovado o que escrevi, sei que com pouco esforço, alguém com sensibilidade se cansaria de ver os resultados de uma pesquisa séria.


Texto original do E-mail:



Srs responsáveis por esse Departamento, venho por meio deste Email, informar-vos que como um membro da Categoria de Empregados, a 10 anos incompletos trabalhando na Função de Porteiro em um Prédio comercial, na cidade de Belém - PA.


Comunico-vos, que, no ano de 1998, especialmente no mês de Novembro, o Salário da Categoria lançado na Carteira Profissional, era no valor de R$ 203,16 ( Duzentos e três reais e dezesseis centavos ) e que no mês de março de 2008, a Categoria tinha como Salário 400,00 ( Quatrocentos Reais), como salário Base estipulado pela "Convenção Coletiva de Trabalho". Para não receber 15,00 reais a menos que o Salário Mínimo, o Condomínio pagou a seus Funcionários 415,00 Reais, ( O Salário Mínimo vigente na data ) por que a nossa data Base, é em Abril.



QUESTIONAMENTO
Se o Salário da Categoria era 203,16 em 1998, e em 2008 descemos para menos que o Salário Mínimo, através do acordo 2007, em face do aumento do Salário Mínimo ter cido em Março 2008. Pergunto, é justo que uma Categoria que em 1998 recebia 1,56...% Salário Mínimo, que hoje vale R$ 648,52, fique contente com um valor desse? E polo andar da carruagem, telvez em Abril, possivelmente essa Categoria não venha a superar o Salário Mínimo em mais de 17,00 reais.



Solicito que o Governo Federal, Ministério do Trabalho, Justiça do Trabalho, Congresso Nacional, o Governo Estadual e as Assembléias Legislativas, que juntos, não permitam que um Sindicato Patronal não possa mais ATRAIR A MISÉRIA sobre uma grande parcela da Sociedade brasileira, que luta dia e noite querendo possuir um lugar de CIDADÃO com um Salário que lhe possibilite a PAGAR: Água, Energia elétrica, Telefone, Alimentos, Vestir, Calçar e não ficar com dívidas no Super Mercado ou Merciarias. Nos ajudem a alcançar tão pouco como isto. Não queiram continuar como Fábricas da MISÉRIA do País e de boas mentes. Sim!



Contamos com a vossa boa vontade. Ajudem-nos, repito.



Esta matéria estará amanhã circulando na Internet, para que os Orgãos aqui acionados, todos, possam perceber o nosso SUFOCADO RESPIRAR, ANTES DO EXPIRAR.





Envie um e-mail para mim!




Advogado diz que Cabrini pode deixar prisão nesta quinta

MIGUEL ARCANJO PRADO
da Folha Online

Um dos advogados que defende o jornalista Roberto Cabrini, Renato Martins --que trabalha conjuntamente com o advogado Alberto Zacharias Toron--, disse à Folha Online que espera a soltura de seu cliente nesta quinta-feira (17). Cabrini está preso desde a última terça-feira. Ontem, ele foi transferido para o 13º Distrito Policial, no bairro da Casa Verde, região norte de São Paulo. Cabrini foi indiciado por tráfico de entorpecentes.

Flávio Florido/Folha Imagem
6-05-2003/São Paulo/Flávio Florido-Folha imagem/O apresentador do Jornal da Noite, Roberto Cabrini, posa para fotos no estúdio da TV Bandeirantes. TVFolha
Roberto Cabrini (foto) está preso no 13º DP da Casa Verde, em SP

Ontem, a defesa do jornalista apresentou à Justiça, um pedido de relaxamento do flagrante, com base na teoria de que o flagrante "foi armado" contra Cabrini, informou Martins.

"Estamos à espera da análise do Ministério Público e da decisão do juiz. Não há prazo para isso ocorrer, mas esperamos que Cabrini seja solto hoje", disse o advogado.

"O pedido de relaxamento do flagrante se baseia na argumentação de que esse flagrante foi forjado", afirmou Martins. Cabrini não pode ser solto mediante pagamento de fiança, já que o crime de tráfico de entorpecentes é inafiançável, disse o advogado.

Almeida Rocha /Folha Imagem
AGSP - Jornalista preso por trafico de drogas - Local: Largo do Socorro. Data: 16.04.2008. Pauta: Jornalista Roberto Cabrini da rede Record foi preso na noite de ontem com mulher em seu foram encontrados 10 papelotes de cocaina, Cabrini estava acompando de uma mulher Nadir Domingos que foi liberado, foi encontrado com nadir um video feito por celular em que o jornalista Cabrini comsome cocaina. Foto: Nadir Domingos. Foto: Almeida Rocha / Folha Imagem. OUT DIARIO
Advogado de Roberto Cabrini diz que comerciante Nadir Silva (foto) mente

Martins negou que seu cliente tenha qualquer envolvimento amoroso com a comerciante Nadir Dias da Silva, 50, como ela afirmou durante o depoimento que deu na terça-feira. Silva estava com Cabrini no carro do repórter, no momento em que a polícia encontrou dez papelotes de cocaína no porta-objeto do veículo, que estava estacionado em frente a uma padaria da região sul de São Paulo.

"Ele se envolveu com ela em razão de uma reportagem que fazia sobre o PCC. No meio dessa história, ela passou a ameaçá-lo e fez com que ele consumisse [a droga], sob ameaça de uma arma, com o intuito de filmá-lo. Ele me falou: 'Renato, eu tinha que fazer essa concessão para preservar minha integridade física'. É como se um jornalista fosse fazer uma reportagem na floresta e uma tribo o obrigasse a comer carne humana. Ele não comeria?", disse o advogado.

Segundo Martins, a comerciante filmou seu cliente consumindo cocaína para extorqui-lo depois. "Uma pessoa que faz uma coisa dessas demonstra o desejo de extorquir. Ela mostrou que é do tipo de pessoa que faz chantagem. Não faz o menor sentido ela acusar um jornalista do nível profissional e pessoal do Cabrini. Tudo foi forjado", disse o advogado.

Martins concluiu a conversa afirmando que acredita que a liberdade provisória de Cabrini está perto de ser concedida. "Ele tem família e laços em São Paulo. Meu cliente não pretende fugir", declarou.


quarta-feira, 16 de abril de 2008

Obrigado, Rei da grande área

Aos 42 anos e sem condições físicas, Romário anuncia aposentadoria e deixa aos súditos o legado de lenda do futebol

Rafael Franco
Da Agência BOM DIA
Divulgação
Baixinho em jogo pelo Fluminense, um dos times que defendeu durante a carreira

Agora é oficial. Aos 42 anos, Romário anunciou anteontem à noite, em um restaurante da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a sua aposentadoria do futebol.


Veja também
Leia mais sobre o assunto


O craque, o grande gênio da grande área, como o holandês Cruyff definiu na época em que o treinou no Barcelona, o homem dos 1.002 gols completados no ano passado, pelas suas próprias contas, e grande herói brasileiro do tetracampeonato mundial da Copa do Mundo de 1994 fez o anúncio do adeus durante evento de pré-lançamento do Júri do Baixinho – DVD Romário é gol.

O peso da idade e o lado físico do futebol hoje foram decisivos para a aposentadoria que há tempos vinha sendo adiada. “Continuo normalmente com as minhas peladas e meu futevôlei, mas, profissionalmente, eu parei. Hoje, infelizmente, o futebol deixou de ser técnico e partiu para o lado físico. Estou com 42 anos e não consigo mais acompanhar”, admitiu o goleador.

Assumindo estar de três a quatro quilos acima do peso que considera ideal para jogar e longe dos gramados desde o ano passado, fechado com uma suspensão de 120 dias por doping causado por um remédio usado contra calvície, Romário foi revelado pelo Olaria, mas começou a sua carreira profissional no Vasco, em 1985.

De lá pra cá, se tornou um dos maiores artilheiros de todos os tempos, colecionou títulos e ganhou o status de lenda do esporte com atuações antológicas também com as camisas de clubes como PSV Eindhoven (HOL), Barcelona (ESP), Flamengo, Fluminense e, claro, da seleção brasileira.

Com a amarelinha, imortalizou a camisa número 11 e se tornou o terceiro maior artilheiro da história da seleção, ficando atrás apenas de Ronaldo e Pelé.

Romário marcou o seu último gol em 9 de julho, contra o Grêmio, em São Januário, e fez seu jogo derradeiro contra o Internacional, em uma derrota de 2 a 1, também no campo vascaíno.

“Minha última partida foi em novembro do ano passado [contra o Inter]. Realmente não dá mais”, garantiu o ex-vascaíno.

O artilheiro sempre fez dos gramados a extensão do futebol moleque cuja escola foram as praias e o campinho das favelas da Vila da Penha, no Rio de Janeiro, onde passou a sua humilde infância.

E Romário deixou claro, em seu adeus, que o futebol foi a personificação da sua alegria maior. “Parei. Minha fase passou. Tenho consciência de que tudo foi muito divertido.”

Romário se aposenta depois de, entre outros feitos, ter sido eleito o melhor do mundo pela Fifa em 1994, conquistado quatro títulos de primeiro nível pela seleção principal e sido vice-campeão e artilheiro da Olimpíada de Seul-1988.


DVD traz 900 gols; CBF garante emprego
Romário anunciou a sua aposentadoria anteontem em um evento que serviu para promover o Júri do Baixinho – DVD Romário é gol.

O novo DVD, que conta com cerca de 900 gols do craque, tem lançamento previsto para junho e será um documento que ajudará a imortalizar ainda mais a carreira do Rei na grande área.

Entre outras coisas, o documentário terá uma parte especial com os 11 principais gols do artilheiro, escolhidos por jornalistas e outros selecionados pelo jogador.

Romário já afirmou que considera um gol de voleio marcado contra o México, na Copa das Confederações de 1997, como o mais bonito de toda sua carreira.

O evento de lançamento do DVD contou com a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que garantiu a presença do craque na comissão de promoção da Copa de 2014 no país.

“O Romário foi o primeiro nome e sempre estará presente no projeto 2014 e sai do futebol como um dos maiores atacantes que vi jogar”, disse.


Adeus será com as camisas cariocas
Romário afirmou que ainda não pensou em seu jogo de despedida, mas comentou que gostaria de atuar com as camisas dos três grandes clubes cariocas que defendeu.

“Não tratei com ninguém, nem pensei nisso ainda. Mas se acontecer, terá que ser no Maracanã. Se alguém fizer a proposta de um jogo em que eu vestisse a camisa de Flamengo, Vasco, Fluminense e da seleção brasileira, seria muito bem vindo, em uma partida contra a seleção brasileira”, declarou o craque.



‘Não planejei a despedida’, diz
Romário afirmou ontem, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, que o anúncio de sua aposentadoria não estava planejado para acontecer anteontem.

“Na verdade, para mim, eu já tinha parado de jogar desde novembro [quando fez a sua última partida]”, afirmou o goleador, que agora deverá estudar uma série de convites para ser comentarista na televisão.

Romário chegou a exercer o cargo de técnico do Vasco, mas não quer trabalhar como treinador.



Envie um e-mail para mim!




Lopes lamenta o adeus de Romário

Treinador lembra de história envolvendo Roberto e Baixinho no início da carreira
Thiago Lavinas Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Cezar Loureiro
Ag. O Globo
Antônio Lopes lamentou a despedida definitiva de Romário do futebol

Antônio Lopes foi o técnico que lançou Romário nos profissionais do Vasco, em 1985. Nesta terça-feira, o comandante cruzmaltino lamentou a aposentadoria do Baixinho após o treino em São Januáiro. O camisa 11 anunciou o fim da carreira durante o lançamento de um DVD que vai trazer mais de 900 gols marcados por ele em uma festa na segunda-feira à noite, no Rio de Janeiro.

- Só podemos lamentar o encerramento da carreira de um jogador como o Romário. Ele foi um dos maiores, melhores do Brasil e também do Mundo. Sem dúvida nenhuma todos vamos ficar com saudades do Romário, principalmente, pelo o que ele representou dentro do futebol brasileiro e do próprio Vasco. Temos que entender que tudo tem o seu momento. Ele entendeu que o momento é de encerrar a carreira. A gente tem que respeitar, mas lamenta porque vamos ficar privados de ver os gols excepcionais que o Romário fazia - disse Lopes.

O treinador lembra como o Baixinho já era confiante no início da carreira. E conta uma história de quando ele havia acabado de subir dos juniores e ainda não era titular.


- Um dia na concentração antes de um jogo ele me chamou e disse. Professor, me coloca no lugar desse 10 que eu jogo mais do que ele. O camisa 10 na ocasião era simplesmente o Roberto Dinamite. Só ri para ele. Mas não teve jeito, tive que achar rapidamente um lugar para ele no time - lembra Lopes.


http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,

MUL402627-4274,00-LOPES+LAMENTA+O+ADEUS

+DE+ROMARIO.html


terça-feira, 15 de abril de 2008

Bush dirá ao papa que o mundo precisa de uma lei moral

O presidente dirá que os corações do povo americano estão abertos, de acordo com porta-voz

Ansa

Bento XVI e George W. Bush, na Base Aérea de Andrews

AP

Bento XVI e George W. Bush, na Base Aérea de Andrews

WASHINGTON - O presidente dos EUA, George W. Bush, fará uma cerimônia de boas-vindas regada de elogios e apoio ao papa Bento XVI. O pontífice chegou aos Estados Unidos nesta terça-feira, 15, mas o discurso oficial de boas-vindas acontece na quarta-feira, no que será o último encontro do papa com Bush como presidente.

VEJA TAMBÉM

linkBento XVI chega aos Estados Unidos para visita de seis dias

linkPapa elogia papel da fé na vida pública dos Estados Unidos

link Papa verá nos EUA catolicismo em transformação

link EUA só normalizaram relações com o Vaticano em 1984

"O presidente Bush vai dizer ao papa que os Estados Unidos e o mundo precisam ouvir sua mensagem, que Deus é amor, que a vida é uma e sagrada e que todos devemos ser guiados por uma lei moral comum", afirmou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

"Em seu discurso de boas-vindas na Casa Branca, o presidente dirá que os corações do povo americano estão abertos à sua mensagem de esperança", continuou a porta-voz.

A recepção a Bento XVI também será calorosa no Yankee Stadium de Nova York, no domingo, durante a missa, se depender do batalhão da Guarda Nacional de NY, o Fighting 69th. A unidade militar, com antigas raízes católicas (provenientes da Irlanda), será comandada pelo sargento John Madera.

Madera e muitos dos soldados da unidade estiveram com o Fighting 69th no Iraque, durante o incidente de 4 de março de 2005 em uma estrada de Bagdá, quando soldados americanos abriram fogo contra uma comitiva italiana.

"Temos muitos rapazes de fé católica que estão contentes de poder saudar o papa", disse Madera ao jornal Daily News.


www.estadao.com.br/vidae/not_vid157265,0.htm



segunda-feira, 14 de abril de 2008

Gaúcha é eleita Miss Brasil-2008

Natália Anderle tem 1,75cm e é formada em cosmetologia e estética

De: Terra

Natália representou Encantado no Miss Rio Grande do Sul.

Natália representou Encantado no Miss Rio Grande do Sul.

A gaúcha Natália Anderle foi escolhida a Miss Brasil 2008, na noite de hoje, no Citibank Hall, em São Paulo.


Ela recebeu a faixa e a coroa das mãos de Natália Guimarães, Miss Brasil 2007 e segunda colocada no concurso Miss Universo.


"Só quem está aqui sabe a emoção de vencer. Agora é rumo ao Miss Universo", disse Natália, emocionada.


Natália tem 1,75cm e é formada em cosmetologia e estética. Ela representou Encantado no Miss Rio Grande do Sul.


A candidata surda do Ceará, Vanessa Vidal, ficou em segundo lugar. Ela é a primeira deficiente auditivo a disputar o concurso de beleza.


O terceiro e o quarto lugar ficaram para Cyntia Oliveira, de Minas Gerais, e Janaina Barcelos, de São Paulo. A Miss Minas Gerais Marina Marques foi a quinta colocada.


Shows
O concurso Miss Brasil 2008 reuniu diversos artistas no palco onde desfilaram as misses. Alexandre Pires foi o primeiro a se apresentar no evento, durante o desfile com traje coquetel dress.


O Olodum subiu ao palco em seguida no desfile com trajes típicos. Depois, Jorge Ben Jor e a banda do Zé Pretinho cantaram para as misses vestidas de biquíni.


Por fim, Gabriel, o Pensador, se apresentou para as candidatas ao Miss Brasil durante o desfile casual.


Miss Simpatia
O Miss Brasil 2008 contou também com a eleição da Miss Simpatia, escolhida pelas próprias concorrentes ao título da mais bonita do País. A candidata da Paraíba, Kaionara Walleska Silva, levou a faixa da miss mais simpática, entregue pelo vice-presidente da Palmolive, Walter Faria.


No vídeo que mostrou as misses antes da votação, Kaionara disse que sentirá muita falta das colegas quando voltar para sua cidade natal.


www.tribunadonorte.com/?page=teste&id_nots
=38004&pagina=Celebridades




Envie um e-mail para mim!




domingo, 13 de abril de 2008

Nu de obesa pode se tornar quadro mais caro de artista vivo

O quadro de Lucien Freud. Foto: reprodução

A modelo retratada no quadro do artista britânico Lucian Freud - que deve arrematar mais de R$ 56 milhões no mês que vem, tornando-se a mais cara obra de um artista vivo - ganhou 20 libras, cerca de R$ 66, por dia para posar nua.

No entanto, em entrevista à BBC, a londrina Sue Tilley, que na época trabalhava como fiscal de benefícios pagos pelo governo, disse que não era o dinheiro que a motivava, mas sim os "adoráveis almoços" e a convivência com o artista.

O trabalho executado em 1995, Supervisora de Benefícios Dormindo, pode se transformar na obra mais cara já vendida por um artista em vida quando for a leilão na Christie's de Nova York no mês que vem.

Tilley hoje trabalha como gerente de um centro de empregos do governo, brincou sobre o fato de ter se tornado uma espécie de celebridade.

"Mal posso acreditar, para ser sincera. Descobri apenas na quinta-feira à tarde. Estou um pouco em estado de choque", disse a gerente, conhecida como "Big Sue".

'Fazendo história'

Neste sábado, o retrato dela pintado por Freud foi estampado na capa do sisudo diário britânico Financial Times. Bem-humorada, Tilley brinca:

"Será que sou a primeira modelo nua na história do FT?

Ela afirma que na maior parte do tempo, "nem pensa que é ela" no retrato, mas admitiu que neste sábado, ao olhar para a obra pensou:

"Essa é mesmo a minha carinha."

Freud levou nove meses para completar a pintura, período em que a modelo teve acesso à intimidade do artista.

"Foi simplesmente fantástico. Sabe, tantas pessoas adorariam ter essa experiência, trabalhar com um artista tão importante, bater papo com ele, descobrir coisas sobre ele e ver o que ele faz", afirma Tilley.

Ela disse ainda que nessa época, o artista trabalhava em três ou quatro quadros ao mesmo tempo, com outras modelos.





sábado, 12 de abril de 2008

Reitor da UnB anuncia afastamento por 60 dias

O vice-reitor, Edgar Mamiya, vai assumir o cargo. A decisão foi comemorada por professores e estudantes nesta manhã


Reitor da UnB anuncia afastamento por 60 dias
Foto: Rede Globo
Leia Também
O reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, anunciou, por meio de um comunicado divulgado pela assessoria nesta quinta-feira (10), que vai se afastar do cargo por 60 dias. O vice-reitor da universidade, Edgar Mamiya, vai assumir o cargo neste período.


O objetivo do afastamento é "assegurar os princípios constitucionais da eficiência, publicidade, moralidade, impessoalidade, legalidade e transparência na apuração dos fatos a mim imputados", disse o reitor, em nota da assessoria da universidade. A decisão foi comemorada por professores e estudantes que participam de uma assembléia da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB) nesta manhã.


Na sexta-feira (11), os estudantes vão apresentar ao Conselho Universitário (ConsUni), órgão formado por servidores, professores e estudantes, proposta para que se retire também o vice-reitor e se realizem eleições paritárias para o cargo, nas quais os votos de professores, alunos e funcionários têm o mesmo peso.


Segundo Fábio Felix, um dos coordenadores gerais do Diretório Central de Estudantes (DCE), a saída do vice-reitor é uma reivindicada pelo movimento desde o inicio. “Agora a gente tem que acirrar a mobilização para tirar o vice-reitor. Temos que descartar essa política de gestão”, disse.


Os estudantes informaram que, na próxima segunda-feira (14), realizarão mais uma assembléia para decidir se permanecem ocupando o prédio da reitoria.


Ocupação
Os estudantes da UnB haviam decido, na tarde da quarta-feira (9), manter a ocupação ao prédio da reitoria da instituição, invadido no começo da tarde da quinta-feira passada (3), mesmo se houvesse o afastamento do reitor. A decisão partiu de um assembléia que durou duas horas e meia e foi realizada em frente ao local ocupado - da qual teriam participado, segundo os alunos, 1,6 mil estudantes.



Os alunos também decidiram nessa quarta-feira suspender as negociações com a reitoria da UnB até que a energia elétrica e a água do prédio sejam religadas. O corte ocorreu na última segunda-feira (7), por ordem da Polícia Federal (PF).


Na Justiça
O promotor de Justiça do MPDFT Ricardo Souza intimou, na quarta-feira (9), Mulholland a comparecer a uma audiência para tratar dos contratos firmados entre a UnB e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à instituição. Segundo a assessoria de imprensa do MPDFT, o encontro deve ocorrer na quarta-feira que vem (16). O reitor é obrigado a comparecer ao local, também segundo a assessoria.


A situação de Mulholland à frente da UnB começou a se complicar no início de fevereiro, quando a relação entre a instituição e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à UnB, foi questionada pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDF).


O MPDF acusou a Finatec de ter financiado, com recursos públicos, a reforma de um apartamento funcional, até então usado por Mulholland, bem como a compra de móveis e utensílios domésticos para o imóvel. O valor do gasto: R$ 470 mil, segundo o MPDF - sendo R$ 1 mil só para uma lixeira. A UnB diz que o gasto não ultrapassou os R$ 350 mil.


O Ministério Público Federal (MPF) e o MPDFT entraram, nesta terça-feira (8), com uma ação de improbidade administrativa contra o reitor da UnB e o decano de administração da UnB, Erico Paulo Weidle, na 21ª Vara da Justiça Federal no DF. Eles são acusados de usar recursos destinados ao financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento institucional da UnB para decorar o apartamento funcional utilizado pelo reitor até o mês de fevereiro.


Multa
A respeito da multa a que está sujeito o movimento estudantil por conta da invasão - estimada, até as 16h desta quarta-feira (9), em R$ 700 mil, pela UnB -, Diogo disse que o DCE da UnB não tem verba para pagá-la.


Na sexta-feira (4), a juíza federal substituta Cristiane Pederzolli, da 17ª Vara do Distrito Federal, ordenou a desocupação do gabinete do reitor da UnB. Segundo a decisão, a cada hora de desobediência, o movimento tem de pagar R$ 5 mil de multa.


COMUNICADO À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Na data de hoje, venho a público comunicar que decidi me afastar, pelo período de 60 dias, do cargo de reitor da Universidade de Brasília.


Esta decisão foi tomada com o objetivo de assegurar os princípios constitucionais da eficiência, publicidade, moralidade, impessoalidade, legalidade e transparência na apuração dos fatos a mim imputados.


Assim, de acordo com a lei, neste período de afastamento, assumirá o exercício do cargo de reitor o vice-reitor da universidade de Brasília.


Brasília, 10 de abril de 2008


Timothy Martin Mulholland


Reitor da UnB




www.portalmaratimba.com/noticias/news.php?codnot=231522#



Envie um e-mail para mim!




Google
 

Videos Engraçados